Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

23/11/2010 - 08:29

Alta da inflação foge da meta do Banco Central, diz professor da FGV

A previsão de inflação para 2010 subiu novamente passando de 5,48% para 5,58%, um patamar ainda mais distante do centro da meta de inflação para o ano, que é de 4,50%. Segundo o relatório Focus divulgado nesta segunda-feira, 22, pelo Banco Central.

De acordo com o professor de Finanças da FGV-EAESP (Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas), Fabio Gallo Garcia, esta alta da previsão da inflação vem ocorrendo nas últimas semanas devido particularmente aos preços dos alimentos.

“O mercado já havia percebido a manutenção da tendência de crescimento nos preços. No entanto, num primeiro momento, a expectativa dos analistas era que fosse algo sazonal, mas a persistência na subida de preços e com o final de ano se aproximando foi percebido que o movimento atual indica que a alta da inflação está fugindo da meta do Banco Central”.

Sobre a manutenção da taxa Selic, Gallo acredita que será mantida na próxima reunião do Copom. “Entretanto, com a persistência inflacionária e nada indicando que os gastos públicos serão controlados deveremos ter aumento da taxa básica de juros no ano de 2011. O mercado trabalha com a projeção de que a SELIC atinja 12,00% até o final do próximo ano”.

Com relação ao déficit nas contas públicas, Gallo diz que “O Brasil ainda tem reservas que permitem suportar esta situação, mas isto não é algo que pode ser mantido indefinidamente. O governo tem pela frente a administração da atual crise cambial dentro de um cenário internacional que não tem se mostrado dos mais animadores. Não adianta dizer que há instrumentos de política cambial para segurar essa situação, em algum momento teremos que buscar um nível de juros mais baixo para reduzir o interesse de investimento no Real. Por isso, o governo deverá usar o conjunto de políticas cambiais, monetárias e fiscais para buscar o equilíbrio de nossas contas.”

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira