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23/11/2010 - 09:02

Embraer entrega primeiro jato executivo Legacy 650

Aeronave certificada recentemente será operada pela Titan Airways Executive, do Reino Unido.

São José dos Campos – A Embraer entregou o dia 19 de novembro (sexta-feira) o primeiro jato executivo Legacy 650, da categoria large, para a Amsair Aircraft Limited, de propriedade do Lord Alan Sugar. A aeronave certificada recentemente terá como base o Aeroporto London Stansted (STN), no Reino Unido, e será operada pela Titan Airways Executive, uma empresa de fretamento VIP, e os serviços de suporte e manutenção serão realizados pela Inflite, um centro autorizado de serviços da Embraer no Reino Unido.

“É com muita alegria que entregamos o primeiro Legacy 650 à Amsair Aircraft Limited”, disse Colin Steven, Diretor de Marketing e Vendas da Embraer para a Europa, África e Oriente Médio – Aviação Executiva. “Os clientes da Titan Airways apreciarão a combinação única de desempenho e conforto da aeronave com o alcance de 3.900 milhas náuticas e três ambientes distintos de cabine, característica única nesta categoria de jatos executivos.”

Lançado há um ano, na NBAA 2009, o Legacy 650 pode voar até 7.223 km (3.900 milhas náuticas), sem escalas, com quatro passageiros, ou 7.112 km (3.840 milhas náuticas) com oito passageiros. O novo jato possui uma aconchegante cabine e uma ampla área para preparação de alimentos (galley), bem como o maior compartimento de bagagem acessível em voo da sua categoria.

“Estou muito satisfeito em receber este novo jato executivo Legacy 650”, disse Lord Alan Sugar, proprietário da Amsair Aircraft Limited. “Eu tive e operei um Legacy 600 nos últimos quatro anos e aguardava ansioso este novo e diferenciado produto da Embraer. Ele oferece maior alcance do que o Legacy 600, com o mesmo interior elegante, confortável e funcional.

Após avaliar vários aviões disponíveis no mercado, este foi o único que atendeu a todas as minhas expectativas. Tenho certeza que esta aeronave de última geração será um destaque na frota da Titan Airways Executive, tanto para uso a trabalho como a lazer.”

“Estamos muito empolgados em receber o primeiro Legacy 650 no mundo”, disse Alastair Kiernan, diretor comercial da Titan Airways Executive. “Concomitantemente com o lançamento da nossa nova marca, a Titan Airways Executive, esta aeronave espetacular nos possibilitará oferecer aos nossos clientes voos transatlânticos sem escalas com um alto nível de conforto.”

Titan Airways- Criada em 1988, a Titan Airways (www.titan-airways.com) tem sede no Aeroporto London Stansted (STN), no Reino Unido, e opera na Europa e África. A empresa oferece voos fretados VIP para indivíduos e grupos, gerenciamento de aeronaves e serviços de transporte de cargas e leasing. A Titan Airways conta com cerca de 220 empregados, a maioria em STN.

O Legacy 650 é o produto que a Embraer oferece na categoria de jatos large. A aeronave possui uma cabine refinada e espaçosa e tem alcance para voos transatlânticos: alcance máximo de 7.223 km (3.900 milhas náuticas) com quatro passageiros e 7.112 km (3.840 milhas náuticas) com oito passageiros, ambos incluindo reservas de combustível NBAA IFR. Este aumento significativo do alcance foi viabilizado por meio de diversas modificações, tais como asas e trens de pouso reforçados, um novo sistema de combustível totalmente automatizado e com maior capacidade e motores AE 3007A2, com alta eficiência e maior empuxo, da Rolls-Royce. Algumas rotas importantes que podem ser voadas sem escala pelo avião são Londres (Reino Unido) – Nova York (EUA); Dubai (Emirados Árabes Unidos – EAU) – Londres ou Singapura; São Paulo (Brasil) – Miami (EUA) e Singapura – Sydney (Austrália).

A certificação do jato marca a estreia dos aviônicos Primus Elite™ da Honeywell, que também equiparão o Legacy 600. Os leves e modernos monitores de LCD (Liquid Crystal Display) oferecem funções avançadas, tais como cartas e mapas integrados com o sistema online de previsão de tempo XM. Como um desenvolvimento pós-certificação, o sistema de navegação vertical (Vertical Navigation – VNAV) permitirá à aeronave seguir trajetórias verticais a partir do sistema de gerenciamento de voo (Flight Management System – FMS), o que é muito útil em descidas com diferentes restrições de altitude e velocidade, pois reduz a carga de trabalho da tripulação e otimiza o consumo do combustível.

Da mesma forma, o sistema de comunicação por meio de enlace de dados controlador-piloto, denominado FANS/CPDLC (Future Air Navigation System – Controller Pilot Datalink Communication), viabilizará a troca de informações da aeronave com as bases em solo, e permitirá aos pilotos responder às mensagens do controle de tráfego aéreo, solicitar autorizações e desvios no plano de voo, reportar informações, etc., evitando o sobrecarga nas transmissões de voz e possíveis dificuldades de compreensão relacionadas ao idioma. Com o requisito de desempenho RNP 0.3 (Required Navigation Performance) e outras funcionalidades, tais como o sistema de guiagem vertical para aproximação WAAS/LPV (Wide Area Augmentation System/Localizer Performance with Vertical Guidance) e os sistemas de alerta e avisos em pista denominados SmartRunway™ e SmartLanding™, as cabines de pilotagem do Legacy 650 e do Legacy 600 incorporarão as mais recentes tecnologias de alerta situacional e, ao mesmo tempo, garantirão excelente flexibilidade operacional em espaços aéreos congestionados, aeroportos em regiões de topografia irregular e condições atmosféricas adversas.

Todas as modificações citadas acima mantiveram o mesmo interior confortável e funcional do Legacy 600, com três ambientes distintos e uma ampla área para preparo de alimentos (galley), além do maior compartimento de bagagem acessível em voo da sua categoria. Ambos os jatos também utilizam novos materiais de isolamento acústico de última geração para melhor conforto sonoro e o sistema de banda-larga da Inmarsat (SwiftBroadband) para a Internet de alta-velocidade durante o voo. Com maior peso máximo de pouso (Maximum Landing Weight – MLW) – 20 mil kg (44.902 libras) –, o novo jato tem maior capacidade para realizar voos de ida e volta sem reabastecimento, o que contribui para melhorar a eficiência da missão em termos de custo e tempo. A maior capacidade de carga com tanque de combustível cheio é equivalente a nove passageiros de 91 kg (200 libras) cada. O Legacy 650 também apresenta outras características de desempenho melhoradas, tais como aumento da velocidade máxima de operação (maximum operating speed – VMO) abaixo de 8 mil pés (2.438 metros) para 300 KIAS (Knots Indicated Air Speed) e aumento da velocidade máxima para extensão do flap 45º (VFE) para 160 KIAS, números que representam uma grande vantagem operacional no congestionado espaço aéreo atual.

Assim como o Legacy 600, o Legacy 650 tem excelente desempenho em aeroportos situados a grande altitude e/ou com temperatura ambiente elevada, como Dubai (EAU), Aspen e Telluride (EUA) e Toluca (México). La Paz (Bolívia) também é um possível destino para oLegacy 650, pois a aeronaves possui a funcionalidade HALTO (High Altitude Landing andTakeoff) para pousos e decolagens em aeroportos a altitudes de até 13.800 pés (4.206 metros).O avião também é um dos maiores jatos executivos autorizados para operar nos aeroportosCannes-Mandelieu (França) e London City (Reino Unido).O Legacy 650 foi certificado pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e pelaAgência Européia para a Segurança da Aviação (European Aviation Safety Agency – EASA)em outubro de 2010.

Perfil- A Embraer S.A. (NYSE: ERJ; BM&FBovespa: EMBR3) é uma Empresa líder na fabricação dejatos comerciais de até 120 assentos e uma das maiores exportadoras brasileiras. Com sede em SãoJosé dos Campos, no Estado de São Paulo, a Empresa mantém escritórios, instalações industriais eoficinas de serviços ao cliente no Brasil, China, Estados Unidos, França, Portugal e Singapura. Fundada em 1969, a Embraer projeta, desenvolve, fabrica e vende aeronaves para os segmentos deaviação comercial, aviaçãoexecutiva e defesa. A Empresa também fornece suporte e serviços depós-vendas a clientes em todo o mundo. Em 30 de setembro de 2010, a Embraer contava com17.009 empregados – número que não inclui funcionários das subsidiárias não-integrais – e possuía uma carteira de pedidos firmes a entregar de US$ 15,3 bilhões.[www.embraer.com.br].

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