Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

24/11/2010 - 09:39

Vai mudar de emprego neste final de ano?

Cuidados para não deixar o antigo patrão na mão.

Quando o mercado fica aquecido com as vagas de final de ano, cresce a euforia dos trabalhadores para engordar o salário. Com isso, também aumentam os pedidos de demissão daqueles que partem em busca de novas vantagens. É justamente no processo de desligamento da empresa que muitos brasileiros acabam deixando portas fechadas para trás. Mas como evitar demissões traumáticas? Leia abaixo as dicas de consultores da área de Gestão de Pessoas.

A primeira regra para quem pede demissão é tentar manter as portas abertas, destaca o Consultor de Treinamento Corporativo da Sampling Planejamento, Bráulio Candian Jr. Acostumado a lidar com trabalhadores que buscam qualificação profissional na área de petróleo e gás, ele explica que para não deixar o chefe na mão é preciso analisar a importância da função exercida. “Planejar para não criar perdas é fundamental para ter boas referências no currículo em caso de consulta por outros empregadores”, diz.

E como anunciar a saída para os colegas? Segundo o consultor da Sampling Planejamento, por princípio ético, isso só deve ser dito após a saída já ter sido combinada previamente com o gestor. “Pode ser via email, caso a empresa seja grande, ou, um a um, caso seja um escritório com poucas pessoas. Esse processo deve ser feito de maneira informal, breve e evitando detalhes. É interessante manter contato com os ex-colegas em almoços, ou happy hours, para que sua árvore de relacionamento se mantenha intacta”, salienta.

Casos mais delicados são daqueles que se mudam para a concorrência. Na verdade, não há pecados em mudar de emprego em busca de melhores condições de trabalho e oportunidade. O problema é sair atrás apenas dos salários, sem se preocupar com o tipo de serviço que vai executar. Com isso, perde-se uma oportunidade de crescimento profissional e na pressa se comunica mal com os chefes antigos. O ideal é anunciar a saída ao gestor com o máximo de antecedência, de preferência, um mês a duas semanas antes, pois é o tempo mínimo necessário para realizar uma nova contratação.

Marcar uma reunião com o chefe para fazer o anúncio e explicar seus objetivos com clareza, objetividade e sinceridade é fundamental. O empregado deve estar seguro da decisão que está tomando, pois seu chefe pode lhe valorizar mais do que esperava, fazendo uma contra-oferta. Ser sincero pode mudar o rumo da conversa, com o surgimento de uma nova e inesperada oportunidade. Esta é uma excelente e única oportunidade”, finaliza Bráulio Candian.

Principais erros de quem pede demissão: . Avisar em cima da hora, pegando o gestor de surpresa e não dando tempo para empresa repor outra pessoa, ou de transferir atribuições adequadamente |. Falar mal da empresa aos colegas |. Sair da empresa sem falar com ninguém . Deixar tarefas mal resolvidas com prazos vencidos |.Não comunicar fornecedores, clientes ou profissionais externos de relacionamento direto |. Falta de preparo para a conversa e precipitação |. Ficar dando detalhes sobre o novo emprego|. Começar a lavar roupa suja e falar mal da empresa e dos colegas porque está de saída. O momento de resolver questões pessoais com certeza já passou |. Fechar as portas. Nunca se sabe se o chefe que você está deixando para trás poderá ser seu chefe novamente em alguma outra empresa |. Ficar comentando sobre o novo salário que irá receber na nova empresa, deixando claro que pediu demissão pelo dinheiro.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira