Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

24/11/2010 - 09:39

Jovens empreendedores mineiros investem em negócios promissores e novos nichos de mercado


Segundo a pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM), o Brasil figura entre os países mais empreendedores do mundo. A taxa média de empreendedorismo no país, nos últimos dez anos foi de 13%. Em 2009, esse percentual subiu para 15%. Isso significa que, de cada 100 brasileiros que fazem parte da população economicamente ativa, 15 estão empreendendo. A maioria dos novos empreendedores brasileiros é formada por jovens entre 25 a 34 anos. Eles são 31,7% do total dos que empreendem.

A pesquisa mostra, também, que as mulheres estão empreendendo mais do que os homens, além de serem as mais empreendedoras do mundo. De cada 100 novas empresas, 53 são lideradas por mulheres. A opção das mulheres por empreender está relacionada a um novo estilo de vida. Elas desejam independência financeira, horários de trabalho mais flexíveis e melhor qualidade de vida e um modelo corporativo mais dinâmico.

Caminho certo - Estes foram os objetivos que levaram a designer Jeanine Mendonça, 28 anos, a buscar no SEBRAE-MG a orientação e o direcionamento necessários para se tornar uma empresária. Após participar dos cursos da instituição para aprender como abrir e administrar um negócio com eficiência, na última semana ela inaugurou a Obj’teria, no Shopping Plaza Anchieta, localizado no bairro Anchieta, região Centro-Sul de Belo Horizonte (MG). A loja comercializa objetos com arte, incluindo presentes diferenciados, peças de design inovador, objetos decorativos, artigos infantis, pequenos mimos e várias novidades.

Abrir uma loja sempre esteve nos meus planos profissionais, por isto cursei Design de Produto na Universidade FUMEC. Conhecer as principais etapas de desenvolvimento dos objetos e a melhor forma de apresentá-los para comercialização foi o início do processo de decisão pela loja. Queria ter meu próprio negócio, o perfil empreendedor sempre fez parte da minha vida. Seguindo as orientações corretas e buscando as ferramentas de gestão adequadas tenho certeza que o sucesso é uma questão de tempo”, garante Jeanine.

Ela conta com fornecedores especializados em várias partes do Brasil e está sempre em busca de novidades para apresentar aos clientes. A empresária participa de feiras, exposições e eventos especializados e busca atualização constante no varejo para se destacar cada vez mais na gestão de seu negócio. “Fizemos uma pesquisa detalhada na região e a Obj’teria é a única loja com este perfil inovador. A arquitetura diferenciada da loja e o design exclusivo dos produtos são nossos maiores trunfos para conquistar e fidelizar os clientes potenciais”, destaca.

DNA empreendedor - Com o passar dos anos, os empreendedores vão ficando mais inspirados e dispostos a inovar cada vez mais em seus segmentos de atuação. Eles buscam capacitação, conhecimentos específicos da área, aprendizado sobre técnicas diferenciadas, competências e redes para crescer de forma sustentável, com impacto positivo em suas vidas, suas famílias e comunidades.

Este é o perfil da administradora de empresas Maíra Teles, 26 anos, que herdou o DNA empreendedor da família Teles, fundadora da Rede Leitura há mais de quatro décadas. Ela é sócia-proprietária da Leitura Boulevard, mais nova loja da rede inaugurada no Boulevard Shopping, em Belo Horizonte, unidade que vai iniciar uma nova fase da marca no país.

Maíra faz parte da segunda geração da família Teles e trabalha há nove anos na Rede Leitura. “Como a maioria dos meus familiares envolvidos no segmento de livraria, passei por vários setores da empresa antes de chegar a sócia. Fui caixa de loja e trabalhei como assistente nos departamentos de Marketing, RH e Financeiro. Minha família administra o negócio, mas cada sócio cuida de sua unidade, por isto é fundamental conhecer a fundo cada área, somente assim é possível imprimir uma gestão empreendedora no negócio, melhorando cada vez mais os processos e a qualidade de vida na empresa”, completa Maíra, que é pós-graduada em Gestão de Varejo com Ênfase em Livraria.

A Leitura Boulevard é uma das megalojas do shopping e receberá investimentos da ordem de dois milhões e meio de reais, incluindo obra civil, projeto arquitetônico, mobiliário e estoque. São 800m2 de loja, entre piso e mezanino, com design inspirado nas grandes redes mundiais de livrarias. Ambientada no conceito de shopping cultural, a loja reúne no mesmo espaço entretenimento; ambientes para leitura, lançamentos e eventos culturais e ponto de encontro para um público altamente qualificado. O mix de produtos, que inclui livros nacionais e importados, material escolar e de escritório, CDs, DVDs, games, informática e presentes, compõem um estoque em torno de 50 mil itens. A cafeteria e a área para acesso á internet serão inauguradas em abril de 2011.

A loja vai inaugurar uma nova fase da rede Leitura em todo o Brasil. A Leitura Boulevard tem design totalmente revitalizado, seguindo as grandes tendências mundiais do segmento, com novo projeto arquitetônico, ambientação inovadora e muitas outras novidades para o público de todas as idades”, conclui Maíra Teles.

Atualmente, a Rede Leitura é formada por 27 lojas localizadas em seis Estados brasileiros. São 16 lojas em Minas Gerais, sete no Distrito Federal, e uma loja em Vitória (ES), Campo Grande (MS), Goiânia (GO) e João Pessoa (PB). Em novembro, serão inauguradas duas lojas em São Paulo, iniciando a trajetória da marca em terras paulistas. O grupo ainda é formado pela Leitura Web, Editora Leitura, Distribuidora Leitura e PLM Atacado de Papelaria. A rede emprega atualmente cerca de 1.000 colaboradores em todo o Brasil.

Passo a passo - Mas, afinal de contas o que é empreendedorismo e porque tantas pessoas estão despertando para esta área no mundo contemporâneo? Para alguns especialistas, ter uma atitude empreendedora é ‘pensar fora da caixa’, ser proativo, ter um sonho grande e fazer de tudo para realizá-lo. O empreendedorismo não é um modismo, é uma corrente de boas práticas, um movimento crescente que impulsiona as pessoas a gerar novas ideias e buscar as melhores formas de fazer as coisas.

Foi seguindo este pensamento que o administrador de empresas, Renato Tomasi, 23 anos, mudou o rumo da carreira profissional em 2010. Impulsionado pela certeza de que seu projeto editorial inovador tinha futuro e poderia criar um novo nicho em Minas Gerais, ele apostou alto no seu sonho. Assim nasceu o Projeto Tendência, composto pelo Livro Tendência, publicação de alto luxo com foco em arte na arquitetura, decoração e paisagismo e participação de 49 escritórios mineiros; e Guia Tendência, roteiro de serviços com mais de 400 fornecedores catalogados, entre autônomos e empresas de destaque nos segmentos. A primeira edição tem periodicidade 2010/2011. O sucesso da iniciativa já está rendendo frutos, Renato já tem engatilhado mais dois guias temáticos e um anuário para 2011.

Para empreender você precisa ter paixão pelo que faz. Não precisa necessariamente dominar 100% do assunto, mas tem que se cercar dos melhores profissionais para investir no que acredita. Pesquisa constante de mercado e intuição são dois pilares em direção ao sucesso. Ideia todo mundo tem, o diferencial é colocar em prática, inovar, desenvolver um trabalho bem feito para concretizar as ideias e não desistir até realizar o sonho”, conclui Renato.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira