Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

24/11/2010 - 10:07

Estudo mostra que o implante de ressincronizador associado ao desfibrilador reduz a mortalidade em 29%

No mundo mais de 22 milhões de pessoas sofrem com insuficiência cardíaca, problema que está intimamente ligado à hipertensão, obesidade e doença aterosclerótica. No Brasil, estima-se que 6,4 milhões de brasileiros sofram com a doença.

São Paulo – Um estudo apresentado durante o congresso anual da American Heart Association, em Chicago, e publicado no portal do New England Journal of Medicine mostra boas perspectivas para pacientes com insuficiência cardíaca de leve a moderada. De acordo com o estudo chamado RAFT (Ensaio de Ressincronização/Desfibrilação para Insuficiência Cardíaca Ambulatorial), os ressincronizadores com desfibriladores em um único aparelho (CRT-D) reduziram a mortalidade em pacientes com insuficiência cardíaca levemente sintomática em 29%, quando comparado com pacientes tratados com desfibriladores implantáveis (CDIs) e tratamento médico. O estudo apontou também uma redução de 27% no conjunto de mortalidade e hospitalizações por insuficiência cardíaca para esta população.

O estudo foi conduzido pelo Instituto do Coração da Universidade de Ottawa e apoiado por verbas do Canadian Institutes of Health Research (CIHR) e da Medtronic do Canadá. Participaram do estudo 1.798 pacientes com insuficiência cardíaca leve a moderada. O tempo médio de acompanhamento dos pacientes foi de 40 meses, o que torna este o mais longo estudo já desenvolvido com a terapia de ressincroniação cardíaca (CRT) e com o maior número de pacientes.

“Esses resultados demonstram que o implante precoce do CRT-D, adicional as diretrizes médicas recomendadas para CDIs, salva vidas nesta população de pacientes,” afirmou o Dr. Anthony Tang, principal investigador do RAFT e Professor de Medicina da Universidade British Columbia e do Instituto do Coração da Universidade de Ottawa, no Canadá.

A terapia de ressincronização cardíaca (uso de um tipo especifico de marcapasso) reduz os sintomas de insuficiência cardíaca, assim como as internações e a mortalidade para alguns pacientes com insuficiência cardíaca moderada a grave. Os dados do estudo RAFT comprovam que os portadores de insuficiência cardíaca leve a moderada podem se beneficiar do ressincronizador junto com desfibrilador num mesmo aparelho e tratamento médico. Tanto a mortalidade isolada quanto o conjunto mortalidade e hospitalização por insuficiência cardíaca para todos os pacientes no estudo foram reduzidos em 25%.

“Mesmo pacientes sem maiores restrições devido à sua doença, o CRT-D mostrou retardar a progressão da doença, reduzindo as internações por insuficiência cardíaca”, explica Dr. Tang.

Mais de 22 milhões de pessoas em todo o mundo apresentam insuficiência cardíaca. A mortalidade por doenças cardiovasculares tem diminuído ao longo das últimas três décadas; entretanto, a taxa de mortalidade por insuficiência cardíaca está em alta.

“Esta pesquisa patrocinada pela Medtronic é a primeira a mostrar valor significante de preservação da vida com o uso do CRT-D no caso de pacientes com insuficiência cardíaca levemente sintomática e se baseia no crescente corpo de evidências que clama por mudanças nas diretrizes,” afirmou Pat Mackin, presidente da unidade de negócios de Controle de Doenças de Ritmo Cardíaco e vice-presidente da Medtronic.

A Medtronic é líder mundial em tecnologia médica, oferecendo há mais de 60 anos, soluções para toda a vida a pacientes que sofrem de inúmeras doenças crônicas. Pesquisa, produz e comercializa produtos, terapias e serviços que contribuem para a melhoria e o prolongamento da vida das pessoas. Todos os anos milhões de pacientes se beneficiam da tecnologia Medtronic para aliviar a dor, restabelecer a saúde e prolongar a vida. A divisão Diabetes tem o compromisso de trazer avanços para o gerenciamento da doença através de pesquisas de novos produtos que possam melhorar ainda mais o controle glicêmico e a qualidade de vida das pessoas com diabetes e seus familiares.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira