Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

24/11/2010 - 11:19

CESP está preparada para o período chuvoso

Estruturas foram inspecionadas e serviço de atendimento 24 horas está ativo.

O período chuvoso nas bacias hidrográficas do Sudeste começou em novembro e, apesar da baixa ocorrência de chuvas até o momento, a CESP já está atenta e preparada. Ao longo de 2010 muitas ações foram desenvolvidas e executadas pela Empresa, como inspeções dos órgãos de descarga das usinas, verificação das condições das comportas, preparação do corpo técnico-operacional e participação na elaboração do plano anual de prevenção de cheias com o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). Neste ano, os reservatórios entram no período chuvoso com níveis próximos aos dos últimos anos.

O reservatório da Usina Ilha Solteira, no rio Paraná, que é o maior da CESP, opera em conjunto com o reservatório da Usina Três Irmãos, no rio Tietê. Esses reservatórios são interligados pelo Canal Pereira Barreto e estão com cerca de 68% da capacidade total de armazenamento. Os reservatórios das usinas Jaguari, no rio Jaguari, e Paraibuna, no rio Paraibuna, importantes para o abastecimento de água no Grande Rio, estão, respectivamente, com 92% e 65% da capacidade.

Serviços para a população - A CESP mantém vários serviços gratuitos de informação à população. Um deles é o Telecheia, que funciona 24 horas, todos os dias do ano, pelo telefone 0800-647-9001 e divulga dados dos reservatórios da Empresa. As informações também podem ser obtidas pelo site da CESP [www.cesp.com.br], em Operação dos Reservatórios.

Quando as vazões dos reservatórios tornam-se mais intensas, a CESP distribui aos municípios lindeiros e órgãos competentes o Boletim Interno de Vazões (BIV). Há ainda o email [email protected], exclusivo para assuntos do período chuvoso.

Sistema de previsão de enchentes - Neste período chuvoso, o Estado de São Paulo conta com um novo Sistema de Previsão e Alerta de Enchentes. O serviço tem o objetivo de permitir às autoridades prever possíveis transbordamentos de rios e córregos com até duas horas de antecedência.

E a CESP, junto com outras empresas do Estado, está abastecendo o sistema, coordenado pelo Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE) e pela Fundação Centro Tecnológico de Hidráulica (FCTH), com informações dos reservatórios das usinas Paraibuna e Jaguari, localizadas na bacia do rio Paraíba do Sul.

Entre os dados que são enviados para o sistema estão volume dos reservatórios, porcentagem do volume útil, valores de defluência, defluência prevista e afluência e, principalmente, chuvas observadas na região das usinas.

La Niña- A baixa ocorrência de chuvas está associada ao fenômeno La Ninã, que se caracteriza por temperaturas superficiais abaixo do normal no Oceano Pacífico. Com isso, a tendência para o Centro-Oeste e Sudeste do País é de ocorrência de chuvas entre o normal e abaixo do normal, com temperatura acima da normal climatológica para o período, que vai de novembro a abril.

Sistema de emergência -Em outubro, a CESP realizou reunião anual do seu Comitê de Operação em Emergência para discutir os trabalhos desses próximos meses. O comitê faz parte do Sistema de Operação em Situação de Emergência (SOSEm). O SOSEm é um conjunto de normas e procedimentos de operação e manutenção, que envolve aspectos técnicos, organizacionais e administrativos com o objetivo de garantir a segurança da operação hidráulica dos reservatórios da CESP.

Na reunião, entre os itens discutidos, estavam a situação de armazenamento dos reservatórios e as perspectivas para o período chuvoso; as medidas preparatórias; plano anual de prevenção e controle de cheias, e etapas de prevenção e monitoramento.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira