Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

24/11/2010 - 11:45

Eficiência energética é sinônimo de uma reforma inteligente

Para muitas pessoas, os próximos três meses representam momentos de reflexão e fechamento do balanço pessoal para 2010. E, além de identificar os pontos positivos e negativos do período, essa é uma das horas mais tradicionais para se traçar novas metas e definir os objetivos para 2011. Nesse sentido, a reforma da casa ou do apartamento ganha destaque entre os muitos desejos. Por isso, uma dica é ter em mente que, na hora de fechar a lista de compras das obras, é importante optar por soluções capazes de contribuir com a sustentabilidade do projeto.

Em outras palavras, não podemos esquecer que a iluminação adequada corresponde, em média, a até 19% da energia elétrica consumida em uma residência. Atualmente, com as tecnologias existentes já podemos economizar em média 80% destes gastos. Quer saber como? Simplesmente com a substituição das tradicionais incandescentes por alternativas mais inteligentes.

Para ambientes como a sala de estar e o quarto, por exemplo, há duas opções que fazem a diferença quando se fala em economia de energia. E o melhor: essas alternativas são capazes de fornecer luz com temperatura de cor similar a das incandescentes, economizando até 80% de energia. Em termos dos modernos LampLEDs podemos nos lembrar da PARATHOM® CLASSIC A 8W, solução retrofit que substitui uma incandescente de 40W com uma ótima reprodução de cores e durabilidade 25 vezes maior. Agora, se preferir trabalhar com lâmpadas fluorescentes compactas, a OSRAM leva ao mercado a DULUX® EL DIM, que substitui lâmpadas convencionais de potência entre 40W e 100W, com possibilidades de dimerização, adequando-se ao máximo às necessidades do ambiente.

Em locais como cozinhas amplas ou áreas em que a vitalidade é importante para o desempenho de certas atividades como leitura ou trabalhos manuais, as lâmpadas de cores frias são grandes aliadas da sustentabilidade. Esse é o caso da linha LUMILUX® T5 HE, capaz de iluminar grandes espaços com diversas opções de temperatura de cor, além de uma grande eficiência energética. Apenas para termos de comparação, esse modelo é cinco vezes mais econômico do que as opções tradicionais.

E não se preocupe se ao final das compras o valor inicial do investimento for maior do que se você tivesse escolhido opções mais comuns. Lembre-se que todos os produtos utilizados para a geração de luz são consumidores de energia e, ao longo do tempo, as alternativas economizadoras vão assegurar à obra os menores gasto possíveis, inclusive com manutenção.

Isso quer dizer que, o que para alguns pode parecer um custo desnecessário, quando calculado adequadamente representa uma vantagem. Itens como vida útil, potência e, principalmente, a qualidade da luz são imprescindíveis para o sucesso da sua obra e não apenas o preço inicial dos produtos. Por isso, fique atento, pois seu dinheiro pode valer muito mais com o passar do tempo, além de seu projeto contribuir diretamente com a preservação do meio ambiente.

. Por: Cláudia Capello Antonelli, formada em Arquitetura e Urbanismo com especialização em Marketing e é gerente de Produto da OSRAM

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira