Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

06/07/2007 - 10:00

Rodada de Doha viverá momento "vai ou racha" em meados de julho

Genebra- As negociações comerciais globais da Rodada de Doha enfrentam um teste definitivo neste mês, quando os mediadores fazem sugestões para um acordo em duas áreas importantes após quase seis anos de discussões.

Diplomatas disseram na quinta-feira que os textos serão apresentados em meados deste mês em Genebra, na sede da Organização Mundial do Comércio (OMC), e a reação ao conteúdo vai determinar se os 150 países da entidade podem superar suas profundas divisões.

Não está claro se os presidentes dos grupos de negociação agrícola e industrial vão propor cifras definitivas ou oferecer espectros dentro dos quais os membros podem encontrar o consenso a respeito de questões delicadas, inclusive o tamanho dos cortes necessários nos subsídios e tarifas agrícolas e nas tarifas de produtos industriais.

Crawford Falconer, embaixador neozelandês na OMC, preside as discussões agrícolas, enquanto seu homólogo canadense, Don Stephenson, comanda o processo em relação a bens industriais.

"É nossa intenção que todos os membros tenham uma oportunidade de reagir inicialmente a estes textos antes do fim de julho", disseram Falconer e Stephenson em uma declaração conjunta.

"Vamos suspender nossas reuniões nessa altura para que os membros tenham então todo o mês de agosto para refletir plenamente sobre os textos preliminares, e que estejam em posição de voltar ao processo de Genebra totalmente preparados para entrar numa negociação intensiva a partir de 3 de setembro", escreveram os diplomatas.

Eles acrescentaram que pretendem revisar os textos ao menos uma vez em resposta às reações.

A Rodada de Doha foi lançada no Qatar, em novembro de 2001, com o objetivo declarado de aumentar os fluxos comerciais e ajudar a tirar milhões de pessoas da pobreza. Desde o princípio houve discordâncias sobre a abertura de mercados ditos "sensíveis".

A esperança de um acordo sofreu um duro golpe no mês passado, quando um encontro entre os principais participantes da Rodada de Doha -- EUA, União Européia, Brasil e Índia -- terminou precipitadamente e com acusações mútuas.

Desde que os países aceitem os textos de meados de julho como base para um possível acordo, diplomatas dizem que os ministros de Comércio podem ser convocados a Genebra no último trimestre para mais uma tentativa de acordo.

Mas, se as principais potências comerciais rejeitarem de antemão as propostas, a Rodada de Doha então será arquivada durante anos, ou até que os países reúnam a vontade política para concluí-la.| Por: Laura MacInnis/Reuters.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira