Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

25/11/2010 - 08:49

CeBIT 2011 terá como tema “Viver e trabalhar na nuvem”

E estréea no Brasil, em maio, da BITS - Business IT South America.

Tendo como tema principal cloud computing (computação em nuvem), a CeBIT 2011 - mais importante evento mundial dos negócios digitais - que acontecerá de 1 a 5 de março, em Hannover, na Alemanha - foi lançada no dia 18 de novembro, em São Paulo. Reinhold Umminger, vice-presidente da CeBIT e Brena Bäumle, diretora da Hannover Fairs do Brasil receberam empresários e profissionais do mercado de TIC, que também tiveram acesso, em primeira mão, às novidades e aos nomes das empresas já confirmadas para a BITS 2011 - evento sulamericano com a chancela da CeBIT, que fará sua estréia no Brasil em maio.

Negócios na nuvem - Segundo indicativos da Gartner, o volume de vendas e faturamento mundial com os serviços em nuvem alcançarão, somente este ano, US$ 68,3 milhões, representando um aumento de 16,6% em relação ao ano passado. A Gartner estima que até 2014, o faturamento alcançará aproximadamente US$ 148,8 milhões. De acordo com Umminger, esse cenário incentiva os fornecedores de soluções e serviços de TI a reestruturar seus modelos de negócios, a fim de utilizar o enorme potencial da comunicação em nuvem. “A CeBIT 2011 adota o tema - Viver e trabalhar na nuvem - oferecendo a plataforma ideal para exibição dos conceitos de cloud computing e informações sobre suas possibilidades de aplicação nos âmbitos profissional e particular. Os profissionais visitantes terão uma visão global das aplicações e serviços em nuvem existentes no mercado. A feira irá orientar e exemplificar as melhores práticas através de exposição nos estandes, bem como nos inúmeros fóruns técnicos durante o evento”, explicou.

Quatro plataformas de exposição - Buscando acompanhar o crescimento de negócios do setor de TIC, a CeBIT 2011 terá quatro novas plataformas de exposição: a “CeBIT pro” será direcionada para profissionais da tecnologia da informação e comunicação, a “CeBIT gov” será voltada para o governo e instituições públicas, a “CeBIT lab” será ponto de encontro dos institutos de pesquisa internacionais e universidades, enquanto a “CeBIT life” será a nova plataforma dos consumidores de high-tech. “Com a segmentação, os visitantes já saberão que área da feira deverão visitar conforme seus objetivos", comentou Brena Bäumle.

Global Conferences e a Turquia como país parceiro - Parte essencial do conceito CeBIT, as Global Conferences (Conferências Globais - congresso de maior relevância do setor internacional de TIC) irão abordar em 2011 o tema “O poder da Criatividade e da Inovação”. Os tópicos serão voltados à computação na nuvem, às redes inteligentes, aos negócios em tempo real, realidade aumentada e aplicativos móveis.

O país parceiro da próxima edição da CeBIT será a Turquia. De acordo com Umminger, “a Turquia tem um mercado de TI de 18 bilhões de euros e é interessante pela penetração que tem na Ásia, oferecendo um grande potencial.”

Participação Brasileira - O Brasil será o maior representante da América Latina na CeBIT 2011, com 45 expositores e, por sua representatividade, pode vir a ser o parceiro do evento em 2012 ou 2013, conforme anunciou ontem o vice-presidente da feira.

Tatiane Mizetti, gerente de comunicação da SOFTSUL - Associação Sul-Riograndense de Apoio ao Desenvolvimento de Software, destacou a realização, em 2011, da 12ª edição do Projeto Participação Brasileira na CEBIT. A iniciativa ocorre no âmbito do Programa Setorial Integrado para o Setor de Software e Serviços Correlatos - PSI-SW, desenvolvido pela SOFTEX com apoio técnico e financeiro da APEX Brasil – Agência Brasileira de Promoção das Exportações e Investimentos. Em 2011, a adesão à missão poderá ocorrer em três modalidades: Expositor no Estande Coletivo do Brasil; Participante nos Encontros de Negócios e Prospector.

André Limp, gestor de Projetos de Tecnologia da Apex Brasil disse que a CeBIT é uma das peças do mosaico que está sendo montado pela agência no caminho da internacionalização das empresas brasileiras. “Enxergamos a feira como uma das mais abrangentes e bem estruturadas para nossas empresas exporem seus produtos e realizar negócios”.

Evento CeBIT no Brasil em maio - A importância do Brasil como região de destaque no setor de TIC comprova-se com a realização da BITS 2011 - Business IT South America, primeiro evento da Cebit na América Latina que acontecerá em maio, em Porto Alegre - RS. De acordo com Brena Bäumle, a feira está sendo estruturada para ser a mais importante plataforma para a indústria de TI e telecomunicações em toda a América do Sul. Segundo ela, já há a confirmação de expositores nacionais, como Alfamídia, Neogrid, Human Mobile e Advanced IT, e globais, como Cisco, Dell, Altitude e Fujitsu. Também já está confirmada na BITS a participação oficial de empresas alemãs, através do German Pavilion, com apoio da BITKOM (Associação Alemã das Empresas de Informação, Telecomunicação e Novas Mídias).

A exemplo da CeBIT, o evento contará ainda com rodadas de negócios e conferências com o mais alto escalão das empresas brasileiras e estrangeiras de TIC. Claudiney Santos, diretor da Converge Comunicações, parceira da BITS, estima que a primeira edição da feira receberá 10 mil visitantes profissionais. Além de brasileiros, espera-se público dos demais países do Cone Sul. A Deutsche Messe, por sua vez, está promovendo a BITS através dos seus 76 escritórios internacionais. A feira conta ainda com o apoio do Ministério Federal Alemão de Economia e Tecnologia (BMWi); da Câmara Brasil-Alemanha de Porto Alegre, na divulgação junto a empresas e associações de classe do setor de TIC na Alemanha, bem como na Rede Mundial das Câmaras Alemãs em 80 países; da Câmara de Comércio Argentino Brasileira e da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-China para divulgação do evento junto aos seus associados.

De acordo com Santos, já está vendida quase a metade dos 5 mil metros quadrados reservados para a feira e estuda-se a ampliação da área de exposição para 7,5 mil metros quadrados.[ www.hanover.com.br | www.bitsouthamerica.com.br].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira