Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

25/11/2010 - 08:55

Feinox 2010 se consolida como maior evento do mercado de inox na América do Sul

O evento bienal promoveu a troca de experiências e a busca de novas aplicações entre empresas e profissionais do setor.

Toda a cadeia produtiva do aço inoxidável esteve presente entre os dias 16 e 18 de novembro na quarta edição da Feinox - Feira de Tecnologia de Transformação do Aço Inoxidável, que foi pautada nas excelentes perspectivas de crescimento do setor de inox no Brasil. De acordo com Frederico Ayres Lima, presidente do Conselho Deliberativo do Núcleo Inox e diretor comercial da ArcelorMittal Inox Brasil, a expectativa é que o consumo de inox aumente 25% neste ano. “Pelas nossas previsões, vamos fechar 2010 com um volume equivalente a 2008, que foi excelente”, destacou.

Segundo Arturo Chao Maceiras, diretor-executivo do Núcleo Inox, a Feinox 2010 se consolidou como uma importante ferramenta para atingir objetivos estratégicos. “Entre eles, o de servir como provedor de informações para os diferentes públicos presentes na feira e o de propiciar o desenvolvimento do mercado e o fortalecimento da cadeia produtiva do inox”, ressaltou.

Nesta edição, a feira foi realizada no Centro de Exposições Imigrantes, em São Paulo, o que possibilitou a expansão de sua área em 20% e uma visitação qualificada com um crescimento de mais de 140%. “Esta edição foi marcada pela expansão da feira em todos os aspectos e certamente acompanhará este setor que crescerá continuamente nos próximos anos”, salientou José Roberto Sevieri, presidente do Grupo CIPA.

Simultaneamente à feira, foi realizado o IV Coninox – Congresso do Aço Inoxidável, que contou em sua abertura com a presença de Paulo Magalhães, presidente da ArcelorMittal Brasil. Na oportunidade, ele ressaltou que o Brasil deve abrir os olhos para a necessidade de ser competitivo. “Essa questão envolve infraestrutura, tributação, entre outras questões. Temos que ficar atentos a esses fatores para podermos evoluir”, concluiu.

O IV Coninox se apresentou com temas mestres para cada dia, trazendo especialistas em três áreas da economia - Arquitetura, Óleo e Gás e Agronegócios -, que palestraram sobre os usos e tendências da aplicação do inox nestes setores. "Este novo formato, bastante definido, foi um ponto forte desta edição, resultando num número maior de profissionais, empresas e clientes finais da cadeia do aço inox interessados no desenvolvimento destes mercados”, afirmou Frederico Ayres Lima.

As aplicações de aço inoxidável em mobiliário urbano e acessibilidade, obras de infraestrutura, fachadas, coberturas, transportes, entre outros, foram apresentadas no dia dedicado à Arquitetura. “As palestras fizeram com que os participantes ampliassem sua visão sobre a aplicabilidade do inox. A primeira impressão sobre as aplicações são relacionadas ao uso do aço inox como guarda-corpo, corrimãos etc. Mas com a criatividade dos arquitetos, o uso desse produto está se espalhando e servindo para dar um toque de modernidade e beleza ao revestimento externo. A Estação Butantã, em São Paulo, é um exemplo disso. Lá é possível ver o azul do céu refletido na Estação”, destacou Frederico Ayres Lima.

Já no dia do setor de Óleo e Gás, os especialistas destacaram que a exploração e refino do petróleo do pré-sal devem ajudar a impulsionar negócios em diversas áreas nos próximos anos, entre elas o segmento de produtos de aço inox (tubos, conexões e válvulas, por exemplo, feitos com essa matéria-prima). “A importância de promover o encontro da cadeia acelera os desenvolvimentos. Além disso, o apoio e a presença da Petrobras facilitam o acesso da cadeia a este importante player mundial do segmento de óleo e gás”, enfatizou Lima.

No último dia, voltado ao mercado de agronegócios - responsável por 30% do PIB nacional -, a intenção foi abrir o leque e mostrar as oportunidades das aplicações do aço inox em toda a cadeia produtiva que segue da fazenda até o armazenamento e transformação na agroindústria, no segmento sucroalcooleiro, na produção de laticínios, grãos, pecuária de corte, vinhos, cerveja, armazéns, tanques de lavagem, reservatórios para ração, tonéis para armazenamento de bebidas, cozinhas profissionais, entre outros.

“Temos muitas oportunidades neste setor. Por essa razão, promoveremos nos próximos meses um encontro da cadeia, pois percebemos claras oportunidades de aumento da competitividade da mesma. Notamos, também, que há necessidade de uma maior normalização dos materiais que podem entrar em contato com alimentos. Por isso, vamos agora analisar como podemos unir forças em ações para o bem estar da sociedade e desenvolvimento da cadeia do aço inox e do país”, concluiu Frederico Ayres Lima.

Resultados satisfatórios - Na opinião de Francisco Martins, diretor da Votorantim Metais, "a freqüência de participantes nas palestras do Coninox foi muito boa e a iniciativa deve ter continuidade". “Estamos satisfeitos com a abrangência da visitação, pois recebemos profissionais de todo Brasil e de alguns países da América do Sul”, ressaltou Marcos Antonio Baptista, da Weld-Inox.

Já para Paulo José Diebe, da D&D Manufatureira, "foi muito importante a feira trazer para o pavilhão alunos do SENAI para terem contato e se motivarem a trabalhar no setor. Temos perspectivas positivas para as próximas feiras”, concluiu. Para Osmar Donizete José, da Villares Metals, a Feinox superou as expectativas da empresa, tanto qualitativas quanto quantitativas. “Recebemos nossos clientes e fizemos novos contatos que deverão render novos negócios”, finalizou.

.[ A próxima edição, que acontece entre 23 e 25 de outubro de 2012, e pelo site www.feinox.com.br ].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira