Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

25/11/2010 - 08:55

Abrasta lança campanha em comemoração ao Dia Nacional de Doação de Sangue


Principal objetivo é incentivar a doação voluntária em todo o País.

O dia 25 de novembro (quinta-feira) é o Dia Nacional de Doação de Sangue, e a Abrasta (Associação Brasileira de Talassemia) está lançando uma campanha de incentivo à doação.

De acordo com a Fundação Pró-Sangue, são coletadas em média 12 mil bolsas de sangue mensalmente, o que corresponde a 32% do sangue consumido na região metropolitana de São Paulo, 16% do que é consumido no Estado e 4% no Brasil.

Ainda de acordo com a Fundação, a cada dois segundos algum paciente necessita de transfusão de sangue no País, cerca de uma a cada cinco pessoas que são internadas em hospitais necessitarão de transfusão de sangue durante o período em que permanecerem internadas e de cada dez candidatos à doação de sangue, oito estão aptos para doar e dois estão temporária ou definitivamente inaptos para a doação.

Em períodos de férias ou festas como Natal, Ano Novo e Carnaval, o número de doações de sangue cai drasticamente e pacientes que necessitam de reposição encontram dificuldades em recebê-la, correndo risco de vida.

É o caso dos portadores da talassemia major, tipo de anemia hereditária rara, causada pelo mau funcionamento da medula óssea, o tecido que produz as células do sangue. A medula do talassêmico produz os glóbulos vermelhos menores e com menos hemoglobina (componente dos glóbulos vermelhos responsável pelo transporte de oxigênio no nosso corpo), o que causa a anemia.

Seu tratamento corresponde à transfusões de sangue contínuas, que devem ocorrer de 2 a 4 semanas, a fim de corrigir a anemia e garantir que os tecidos recebam uma quantidade normal de oxigênio.

Há muitos tipos de talassemia, o mais comum no Brasil e no mundo é a beta-talassemia. Atualmente a doença se alastrou por diversos países e números relevantes de portadores da doença são registrados no Canadá, Estados Unidos, Brasil e Argentina, bem como na Índia e Austrália.

“Doar sangue é simples, indolor e pode salvar milhares de vidas. Em nosso País, infelizmente, ainda não conseguimos implantar a cultura da doação voluntária, mas é por meio de campanhas como estas que a equipe ABRASTA trabalha para que esta situação mude”, declarou Merula Steagall, presidente da Associação.

Fundada em 1982, a Abrasta é uma entidade beneficente sem fins lucrativos que tem como missão melhorar as condições de tratamento e a qualidade de vida dos portadores de talassemia no Brasil. A Associação é membro participante da TIF (Federação Internacional de Talassemia).[www.abrasta.org.br].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira