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25/11/2010 - 09:03

Destino Iguaçu é Top de Marketing na categoria Hotelaria, Turismo e Cultura

O case “Destino Iguaçu - A gestão integrada do turismo” foi escolhido pela Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil – Seção Paraná (ADVB-PR) para receber o prêmio Top de Marketing 2010 na categoria Hotelarias, Turismo e Cultura. A premiação acontece no dia 24 de novembro (quarta-feira), no auditório da FIEP, em Curitiba.

O trabalho do Destino Iguaçu é fruto do envolvimento de diversos participantes do trade turístico na região trinacional. O trabalho é liderado por Itaipu Binacional, Iguassu Convention & Visitours Bureau (ICVB), Secretaria Municipal de Turismo e Conselho Municipal de Turismo (Comtur) de Foz do Iguaçu.

Estas ações estabeleceram estratégias e soluções de comunicação que, em apenas três anos, transformaram Foz do Iguaçu em destino do mundo, como referência em turismo de qualidade para lazer e eventos.

Fundo Iguaçu - Embora a região seja reconhecida por seus atrativos turísticos, como Cataratas do Iguaçu e Itaipu Binacional, até 2007 o trade local encontrava-se desarticulado, realizando ações isoladas, com dificuldade para unir esforços e captar recursos na iniciativa privada. Além disso, era ainda necessário combater a imagem negativa construída pela ênfase em notícias que mostravam Foz do Iguaçu como destino de sacoleiros e área de contrabando e outras contravenções.

A região passou, então, a ser apresentada como um dos mais belos destinos ecológicos do mundo. Com a participação de diversos setores da iniciativa pública e privada, o novo modelo articulou diversas entidades já existentes: Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares (Sindihoteis), Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH), Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav), Sindicato das Empresas de Turismo (Sindetur), Sindicato dos Guias de Turismo (Singtur), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Instituto Polo Iguassu e Fundação Parque Tecnológico de Itaipu (FPTI), entre outras.

O resultado foi a criação do Fundo de Desenvolvimento e Promoção Turística do Iguaçu - Fundo Iguaçu, instituição jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, gerida por um comitê com representação de todas as entidades ligadas ao trade turístico local. O objetivo dessa entidade é desenvolver ações de divulgação, promoção, qualificação e de reestruturação da infraestrutura do destino para atrair mais turistas e eventos a Foz do Iguaçu e região.

Foz do Iguaçu – Destino do Mundo - Segundo Gilmar Piolla, superintendente de Comunicação Social da Itaipu e presidente do Fundo Iguaçu, o destino vive hoje o seu melhor momento. “Os números estão a nosso favor. O a cesso ao Parque Nacional do Iguaçu, referência sobre o fluxo turístico da região, vai superar 1 milhão e 300 mil visitantes este ano, um recorde histórico. E, em 2011, esperamos ultrapassar a barreira de 1,5 milhão e meio de visitantes. O movimento no Aeroporto Internacional Cataratas deve fechar este ano com crescimento acima de 60%, três vezes mais do que a média nacional. Estamos no caminho certo”, afirma.

Piolla enfatiza ainda que o trabalho é fruto da parceria entre iniciativa privada e poder público. “Estamos reconstruindo a imagem do Destino Iguaçu, zelando pela sua credibilidade e tornando-o, com ações planejadas e qualificadas, a lvo permanente de exposição na mídia e de atenção pública. Tudo com um único objetivo: fazer de Foz do Iguaçu um lugar cada vez melhor para os turistas e as pessoas que aqui vivem”, conclui.

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