Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

06/07/2007 - 10:07

Inteligência de negócios para a média empresa

O acesso à informação correta com rapidez, a fim de direcionar melhores decisões de negócio, é cada vez mais exigido pelo mundo corporativo como algo essencial à sobrevivência das empresas.

Se nas grandes companhias essa percepção do valor da informação já está incorporada à sua estratégia de negócios, nas empresas de médio porte também começa a se notar um movimento no sentido de como lidar com o crescente volume de dados de uma maneira mais inteligente. O fato é que qualquer companhia, independente do tamanho, precisa tirar proveito das informações que possui, sejam dados históricos ou dados que sinalizem tendências futuras.

Nesse cenário, cria-se uma grande janela de oportunidades para a oferta de soluções de Business Intelligence para o segmento SMB (Small and Middle Business, ou ainda Pequenas e Médias Empresas). Resumidamente, soluções de BI servem para que as empresas possam medir, monitorar e distribuir informações de processos de negócios, apoiando a tomada de decisão em qualquer etapa da cadeia de valor, independente dos sistemas ou plataformas tecnológicas. Isso permite ter uma ação pró-ativa e alinhada à estratégia corporativa, prevenindo possíveis problemas ou capitalizando oportunidades.

Dessa forma, a necessidade por maior visibilidade quanto às suas operações e mercado de atuação, com acesso à informação em tempo hábil, é o que torna o BI um diferencial competitivo para empresas de médio porte, possibilitando a elas tomar decisões rápidas e agregar maior valor ao seu negócio, pontos cruciais no mundo dos negócios.

A decisão por implementar soluções de BI é, no entanto, algo cultural e que depende da necessidade das empresas por informações estratégicas e operacionais com agilidade. O desafio para os fornecedores da tecnologia é mostrar que, ao adotar ferramentas de Business Intelligence, as empresas podem reduzir custos, economizar tempo, disponibilizar serviços ágeis e eficientes e ainda ter uma visualização completa sobre seu negócio.

Especialmente no que se refere às empresas de médio porte, é essencial que a solução de BI adotada tenha como características básicas flexibilidade e facilidade de utilização, permitindo a entrega da informação certa ao usuário certo, com simplicidade e rapidez, gerando, consequentemente, melhores decisões operacionais em tempo real. É também indispensável que a ferramenta seja acessível, pois sem uma boa relação custo/benefício o BI não vai atingir o mercado composto por empresas de médio porte em larga escala.

Recentemente, a Information Builders fechou um acordo com a IBM que prevê a incorporação de seu componente de BI a uma plataforma da IBM amplamente adotada pelo segmento SMB, numa clara sinalização de que esse mercado é um alvo fortíssimo para a oferta de soluções de Business Intelligence. A necessidade por BI entre as médias empresas existe e os fornecedores da tecnologia já despertaram para ela.

Há no mercado uma ampla gama de fornecedores de BI. Ao escolher a sua ferramenta, leve em conta a capacidade da solução de não só monitorar e disponibilizar a informação, mas também de antever a necessidade de tomada de decisão, fornecendo a informação correta e precisa com agilidade. Você vai perceber então o que é uma empresa realmente "inteligente".

. Por: Ricardo Amaral, gerente de canais da InfoBuild Brasil | Site: www.infobuild.com.br.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira