Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

25/11/2010 - 09:44

História de Alceu Penna foi escrita por Gonçalo Júnior


Em 352 páginas o jornalista Gonçalo Júnior, conseguiu compilar o que há de mais interessante para contar acerca da vida de Alceu Penna, primeiro e único brasileiro a publicar charges na badalada revista americana Esquire. Penna era no mínimo ousado: ensinou Carmen Miranda a fazer ondas com a mão enquanto dançava com sua saia e criou as roupas dos músicos do Bando da Lua, que a acompanhavam pelos Estados Unidos; vestiu Marta Rocha no concurso Miss Universo em 1954; fez os figurinos dos espetáculos dos cassinos e dos teatros cariocas; e levou a moda brasileira para todo o planeta com as peças que ele mesmo criou para os monumentais eventos da Rhodia na década de 1960.

E não parou por aí. Entre 1938 e 1964, quando a revista O Cruzeiro foi a mais importante publicação semanal do país, Alceu Penna escreveu e desenhou a coluna As Garotas, onde orientava as mulheres a viver de forma intensa os prazeres da vida e a se emancipar de uma sociedade patriarcal e machista. Ao mesmo tempo, a partir da Segunda Guerra Mundial, inspirado em grandes costureiros franceses – de quem era amigo –, passou a criar peças de alta costura em que adaptava as tendências europeias às características do Brasil.

O livro Alceu Penna e As Garotas do Brasil: moda e imprensa – 1933 a 1975 conta em detalhes os primórdios da moda no país e muito mais: como seu traço singular e a tipologia das letras que estabeleceu, influenciaram a imprensa, a publicidade, o design, a moda e o comportamento em todo país, e o transformaram no ícone de uma época de grande prosperidade e sonhos para os brasileiros. Júnior trata também de como Penna criou os vestidos de Carmen Miranda, como chegou a ser intérprete de Walt Disney e lançou Millôr Fernandes na imprensa. Uma obra ricamente ilustrada e um texto emocionante, cheio de nostalgia e glamour, do tempo em que os brasileiros sonhavam e viviam num país que queria se industrializar e se civilizar.

Autor: Gonçalo Junior é jornalista. Edita desde 2007 a revista de cultura Personnalité para o Banco Itaú. Foi coordenador de imprensa da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo e assessor do secretário João Batista de Andrade. Entre 1995 e 2003, foi repórter especial do jornal Gazeta Mercantil. Colaborou em jornais e revistas como Playboy, Folha de S. Paulo, Carta Capital, Bravo! e, Almanaque Abril. Escreveu mais de 15 livros, dentre eles, País da TV, A Guerra dos Gibis, Tentação à Italiana, O Homem-Abril, Enciclopédia dos monstros e Maria Erótica e O Clamor do sexo. Organizou o volume Dom Quixote – Gustave Doré/Miguel de Cervantes e participou de Glória in (TV) Excelsior, organizado por Álvaro de Moya.

.[Alceu Penna e As Garotas do Brasil: moda e imprensa – 1933 a 1975 | Autor: Gonçalo Júnior | 352 Páginas | Editora Manole/ Selo Editorial Amarilys | Preço sugerido: R$ 49,00 | Telefone.: (11) 4196-6000 | www.amarilyseditora.com.br].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira