Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

25/11/2010 - 10:07

Hobart do Brasil desenvolve produtos mais seguros

Segurança no trabalho tem sido um tema recorrente nas empresas. Em supermercados, padarias, mercearias e açougues não é diferente. Para orientar a fiscalização, os fabricantes e os usuários de equipamentos desses setores, o Departamento de Segurança e Saúde no Trabalho da Secretaria de Inspeção do Trabalho (DSST/SIT) instituiu a Nota Técnica 94/2009 (NT 94), que esclarece quais dispositivos as máquinas devem apresentar para serem consideradas seguras.

A Hobart do Brasil, referência na manufatura de equipamentos para supermercados e alimentação fora do lar, tem em seu portfólio produtos que atendem todas as exigências da NT 94.

A Serra Fita para Carnes HSF3200, desenvolvida e fabricada no País, foi projetada para proporcionar ainda mais segurança do operador, com regulador de altura da serra, empurrador de carne articulável, apoiadores para mãos esquerda e direita, botão de emergência, e, por ser mais robusta, não se movimenta durante a utilização. Para os produtos importados de outras fábricas da Hobart, a empresa adequa os equipamentos. Caso dos cortadores de frios EDGE Automático e 2712. “Neles, colocamos sensores de segurança nas partes móveis que protegem a lâmina, que, quando retirados, desabilitam a operação”, afirma Vladimir do Prado, gerente de engenharia e produção da Hobart do Brasil.

O Moedor de Carne 4B22, o Amaciador 403 e o Homogeneizador 4246HB, por exemplo, contam com dispositivos que interrompem a operação se as tampas e bandejas de proteção aos membros superiores forem retiradas.

“Com a Nota, temos informações técnicas detalhadas para tornar as máquinas mais seguras. Incluímos todos os componentes solicitados para eliminação de riscos, o que levou nossos produtos a estarem em conformidade com a categoria de risco 4 (a maior categoria de proteção)”, completa o gerente de engenharia e produção.

A previsão é que o conteúdo da nota seja absorvido na próxima revisão da NR-12 (norma regulamentadora que estabelece procedimentos obrigatórios para máquinas e equipamentos).

“Estamos adaptando à NT 94 mais dois produtos para solicitar aprovação do DSST/SIT, que são o Cortador EDGE semi-automático e a Batedeira A200C”, conclui Prado.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira