Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

25/11/2010 - 10:32

Escapamento barulhento pode ser reprovado na inspeção veicular

A partir de 2011 veículos com excesso de ruído serão reprovados na inspeção veicular.

A partir do ano que vem, a Prefeitura de São Paulo vai incluir na inspeção veicular a análise dos níveis de ruídos emitidos pelos carros. O teste será feito junto com o ambiental, que mede a emissão de poluentes e é realizado desde 2008. O dono do veículo precisará de ambos para obter o selo de aprovação e, assim, poder fazer o licenciamento.

A Secretaria do Verde orienta os motoristas a identificar a causa dos ruídos fora do normal e fazer o conserto antes da inspeção ambiental. Se o veículo for reprovado, o proprietário tem um mês para resolver o problema e agendar novo teste. Se não cumprir o prazo, paga novamente a taxa para inspeção.

O Departamento de Engenharia e Qualidade da Mastra Escapamentos e Catalisadores, líder em tecnologia da fabricação de escapamentos e catalisadores, realiza testes de ruído em toda sua linha de escapamentos, conforme prescrito nas normas ABNT para ruído de passagem e ruído de ponteira, uma segurança ao motorista na hora da inspeção veicular realizada na capital paulista.

Assim como já acontece na análise de emissões, se o nível de ruído ultrapassar o limite estipulado o carro é reprovado. A expectativa é de que, no total, 4,5 milhões sejam testados em 2010. A frota da cidade supera os 7 milhões de veículos.

Radares - Os radares da cidade de São Paulo começam a multar neste mês os veículos que não passaram pela inspeção veicular ambiental. São 177 equipamentos que têm o sistema de Leitura Automática de Placas (LAP) e que poderão fiscalizar a regra, de modo semelhante como acontece com o rodízio.

O valor da multa é de R$ 550. A data exata para o início das autuações depende de uma portaria conjunta das Secretarias do Verde e do Meio Ambiente e dos Transportes regulamentando a fiscalização.

Os veículos serão flagrados sempre que passarem por um dos radares habilitados - o equipamento consegue identificar quem deixou de fazer a inspeção veicular ao cruzar a placa com a base de dados da Controlar, concessionária responsável pelo teste ambiental nos veículos.

Mastra - Fundada em 1967, a Mastra é uma das mais importantes fábricas de sistemas de exaustão da América Latina. Líder em tecnologia está localizada no município de Limeira, a 154 km de São Paulo, na região central do Estado.

A Mastra detém a mais completa linha e estoque de escapamentos e catalisadores para o mercado de reposição. Seus diferenciais estão presentes nas tecnologias aplicadas aos projetos, nos processos de fabricação, comercialização e na logística dos produtos da linha de automóveis, caminhões e acessórios.

Hoje, são produzidos mais de 1.600 itens de escapamentos para automóveis, caminhões, ônibus e tratores além de conversores catalíticos, flexíveis e acessórios para sistemas. Em seus depósitos - na fábrica em Limeira e na rede de parceiros - há um estoque de cerca de 400 mil unidades, um volume que garante entregas just-in-time em todo o território nacional. A rede de distribuidores e atacadistas é treinada para entregas rápidas, mesmo que o instalador necessite de apenas uma peça.

A empresa utiliza alta tecnologia em seus processos produtivos através do Sistema Mastra de Produção, que aplica os conceitos de manufatura enxuta, objetivando melhoria contínua, conforme a necessidade do cliente. Promove também junto aos responsáveis por centros automotivos o programa Esclareça e Venda, uma aula sobre qualidade de serviços e funcionamento dos equipamentos que disponibiliza no mercado.

O compromisso da Mastra se baseia no desenvolvimento de tecnologias e ações que visam o cuidado com a saúde e a qualidade de vida do consumidor. [www.mastra.com.br].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira