Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

25/11/2010 - 10:40

PecForum aponta tendências do mercado pecuário na próxima década


Os novos rumos para a produção pecuária brasileira, com foco no aumento da produtividade e sustentabilidade da atividade, estiveram no centro das discussões do PecForum – Fórum Internacional de Pecuaristas, em Uberlândia (MG), evento que em sua 1ª edição consolida-se como um dos principais palcos de discussões do setor agropecuário nacional. Realizado nos dias 17 e 18 de novembro, o PecForum contou com a presença de 500 pecuaristas e profissionais da cadeia da carne bovina.

“Sem dúvida, foi um evento importante que reuniu diversos especialistas e lideranças do agronegócio. A conclusão que tiramos do evento é de que o Brasil tem uma grande oportunidade para se consolidar como o maior ‘player’ mundial na produção de proteínas animais”, pontifica Silmar Müller, diretor da ProBiz, empresa organizadora do encontro. Maior exportador e segundo maior produtor o País já é o quarto maior consumidor per capita de carne bovina, com mais de 37 quilos por pessoa/ano, atrás dos Estados Unidos, Argentina e Uruguai.

“Apesar dos números serem bastante favoráveis à pecuária brasileira, o setor ainda apresenta índices de produtividade abaixo de sua capacidade real quando comparado com países como Austrália, Argentina e EUA. Somente com o avanço da genética, da gestão e emprego de novas tecnologias no campo poderemos aumentar a produção de carne bovina em 2 milhões de toneladas até o fim da próxima década, oferta que de acordo com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, atenderá às novas demandas internas e externas”, acrescenta Müller.

Abertura - Outro tema de bastante destaque no PecForum foi a discussão sobre a importância da comunicação como ferramenta para o desenvolvimento do agronegócio brasileiro. Na ocasião, o presidente do Grupo Bandeirantes de Comunicação, João Carlos Saad, comentou sobre os benefícios da criação de canais de comunicação dos produtores rurais com a sociedade urbana como parte fundamental para o fortalecimento da cadeia produtiva.

Participaram também do debate Cesário Ramalho, presidente da Sociedade Rural Brasileira (SRB); Jovelino Carvalho Mineiro Filho, vice-presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ); e Antenor Nogueira Amorim, presidente do Fórum Nacional Permanente de Pecuária de Corte da Confederação de Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), que anunciaram uma grande campanha institucional de comunicação em jornais, revistas, internet e emissoras de TV e rádios, prevista para iniciar nos primeiros meses de 2011.

Código florestal – O deputado Aldo Rebelo também esteve presente no PecForum para discutir as mudanças da legislação ambiental brasileira a partir de 2011. Relator da reforma do texto na Câmara dos Deputados, em Brasília (DF), o parlamentar reafirmou que a intenção do projeto é corrigir um grande erro com o produtor rural já que em décadas passadas a União incentivou o desmatamento a favor da produção agrícola.

“Não podemos penalizar com multas e colocar na ilegalidade produtores que tiveram o apoio do Governo Federal para desmatar em épocas passadas. Adaptaremos a legislação ambiental fazendo uma consolidação das áreas que já estão em uso e proibir o desmatamento nos cinco anos posteriores à promulgação da lei. Já as pequenas propriedades com até quatro módulos rurais estariam isentas de fazer a recomposição das áreas já derrubadas de sua reserva legal”, justifica.[www.probiz.com.br].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira