Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

26/11/2010 - 09:37

Hering inaugura exposição “Tempo ao Tempo”


Acervo resgata os 130 anos da empresa e a saga da família no Brasil. Espaço será aberto ao público em 30 de novembro, com visitação gratuita até fevereiro

Com a presença de diretores e representantes da família, autoridades e convidados, a Companhia Hering inaugurou na noite de segunda-feira, 22 de novembro, em Blumenau, a exposição “Tempo ao Tempo”. O acervo histórico e multimídia integra o projeto do Museu Hering, que retrata os 130 anos da empresa e a saga dos Hering desde que chegaram da Alemanha, em 1878.

O espaço cultural abrirá à visitação pública a partir de 30 de novembro, com atendimento de terça a sexta-feira, das 9 às 18 horas e aos sábados, domingos e feriados, das 10 às 16 horas. O acesso será gratuito nos três primeiros meses de visitação (até fevereiro de 2011). O endereço é à Rua Hermann Hering, 1790 – Bairro Bom Retiro – Blumenau/SC.

A solenidade de inauguração foi cercada de emoção e orgulho por parte dos familiares. Um momento marcante foi o descerramento da fita inaugural pelas descendentes do fundador Hermann Hering: a neta Annemarie Hering Prayon (100 anos) e a bisneta Isolde Tavares D’Amaral (93 anos), ambas acompanhadas de seus filhos, Hans Prayon (presidente do Conselho Consultivo) e Carlos Tavares D’Amaral (diretor administrativo).

O presidente da Companhia, Fábio Hering (tataraneto) e o presidente do Conselho de Administração, Ivo Hering (bisneto) também participaram da cerimônia, ao lado de outros descendentes.

Carlos Tavares D’Amaral destacou a inauguração como mais uma conquista no ano do 130º aniversario. Em 2010 a Hering recebeu premiações importantes e consolidou os resultados financeiros e a sua marca no cenário da moda e do varejo. “Essa inauguração vem fechar com chave de ouro um ano de grandes realizações, num projeto que cultiva e preserva a memória da família e a trajetória da empresa”, disse.

Para Ivo Hering, o evento cumpre um legado de seu pai, Ingo Hering, que nos anos 80, no centenário da Cia Hering, deixou registrado em uma carta o desejo de que a história da Hering fosse reunida em um museu. “Temos trabalhado no resgate do passado, reunindo e organizando o acervo, para concretizar esse desejo. A Hering, com esse projeto, valoriza seu passado e se fortalece ainda mais para pensar o futuro”, afirmou.

Tempo ao Tempo - A Exposição “Tempo ao Tempo” espelha a trajetória de vanguarda que a Hering sempre teve no cenário brasileiro da moda, da indústria, da economia e da responsabilidade socioambiental. O passado está representado em equipamentos, peças de roupas, tecidos e aviamentos, estampas e embalagens, documentos e fotografias.

Mas a proposta do Museu Hering é ser um espaço multiuso, interativo, criativo e crítico, moderno e atual, que associe a preservação das referências históricas com o conceito de inovação da marca dos dois peixinhos. Um lugar em que a visitação dê lugar à observação, à experimentação, ao conhecimento e ao questionamento sobre aspectos da história, empreendedorismo, criatividade e outros que permeiam a cronologia da Cia Hering.

Painéis expositivos mostram como a história da Hering fluiu paralelamente à evolução de Blumenau e de Santa Catarina. Equipamentos multimídia (terminais touchscreen) permitem ao visitante conhecer a memória da empresa e a opinião das pessoas que fizeram e fazem a história da Hering. Um expositor bastante criativo explora a evolução da moda íntima. No espaço de customização o visitante pode conhecer o processo de criação e o sistema hotstamp, criando suas próprias opções de estampa.

Dualidade - De acordo com a museóloga Marília Xavier Cury, da Universidade de São Paulo, convidada pela Hering para desenvolver o projeto, o acervo destinado ao Museu segue duas linhas de informação. Uma é a história da família Hering, com biografias, fotos, genealogia e documentos. A outra é voltada para a história da empresa e seus desafios, o empreendedorismo dos fundadores, maquinários e tecnologias empregadas para produzir peças que desde sempre estão presentes na vida dos consumidores.

Das primeiras peças produzidas até os dias atuais e o foco voltado para a construção de marcas e canais de distribuição, tudo está contemplado no Museu, que também se propõe a ser um ambiente cultural, de eventos e atividades que contribuam para a democratização da educação e do lazer. Informação, referências da moda e curiosidades estão presentes.

Equipe - Na coordenação da Exposição Tempo ao Tempo, há uma equipe técnica que terá como desafio, identificar oportunidades de fazer do espaço museológico, uma possibilidade de construção de cultura, lazer e entretenimento. Os profissionais têm formação em história, artes e técnico em estilismo. Uma das historiadoras tem mestrado na área e a pessoa que atuará na customização é tecnóloga de vestuário. Na equipe há pessoas com domínio de inglês e alemão.

Um dos monitores é o mecânico Sido Stribel, que trabalhou na Cia Hering por 41 anos – entre 1948 e 1989. Começou como aprendiz e saiu aposentado. Em 2010, aos 76 anos, foi chamado para uma missão: restaurar o tear circular manual de fabricação francesa, uma relíquia do patrimônio da Hering, importado em 1889. Esta peça está na exposição e os visitantes podem manuseá-la para perceber como era produzida a malha das primeiras camisetas Hering.

Sido lembra que, durante sua história na Hering, ajudou a fabricar 158 teares, numa época em que a importação era difícil e o Brasil não tinha tecnologia. “A companhia importava os cilindros e agulhas e a parte externa nós fabricávamos, com moldes que nós mesmos criávamos”, conta.

Restauro - Para abrigar a exposição, a Hering fez o restauro de uma casa enxaimel que integra o complexo da companhia, no Bairro Bom Retiro. O imóvel de 435 metros quadrados foi construído no final do século 19 e é patrimônio tombado pelo Estado. O projeto da Exposição “Tempo ao Tempo” foi aprovado pela Lei Rouanet de Incentivo à Cultura, com aporte integral da Cia Hering, no valor de R$ 1.089.898,00.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira