Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

26/11/2010 - 09:55

Copersucar: entrada de novos sócios reforça modelo e estratégia de crescimento


Com a adesão de mais quatro usinas, do grupo Aralco, Copersucar prevê crescimento de 21% na safra 2011/12.

A Copersucar S.A. conquistou novo sócio, o grupo Aralco S.A. Indústria e Comércio, que controla as usinas Figueira, Generalco, Alcoazul e Aralco, todas no Estado de São Paulo.

A entrada de novos sócios é um dos pilares de crescimento da Copersucar, por meio da consolidação da oferta, e reforça o sucesso do modelo único da empresa, que alia a autonomia das usinas associadas aos ganhos de escala na logística, comercialização e gestão de riscos de mercado. A consolidação da oferta é proporcionada também pela expansão da produção das usinas associadas e pela comercialização de açúcar e etanol adquiridos de terceiros não associados.

Com as quatro usinas, a Copersucar passa a ter 43 unidades produtoras associadas, localizadas em São Paulo, Paraná e Minas Gerais. Desde a criação da Copersucar S.A, em outubro de 2008, 11 unidades se associaram à empresa, consolidando sua posição de maior comercializadora de açúcar e etanol do País.

Na atual safra 2010/11, a capacidade de moagem da Copersucar (usinas associadas e não associadas) corresponde ao equivalente a 114 milhões de toneladas de cana, aumento de 33% em relação à safra anterior.

A entrada de novos sócios vai agregar mais 20 milhões de toneladas à capacidade de moagem de cana-de-açúcar para a próxima safra. Com isso, a Copersucar terá um volume de açúcar e etanol equivalente a 138 milhões de toneladas de cana para comercializar na safra 2011/12, crescimento de 21% em relação à safra 2010/11.

Na safra 2011/12, a Copersucar comercializará 8 milhões de toneladas de açúcar, crescimento de 14%, e 5 bilhões de litros de etanol, mais 16%, em relação à safra anterior.

A entrada do grupo Aralco também reforça a atuação da Copersucar na região de Araçatuba, no noroeste do Estado de São Paulo, segundo maior polo de produção de cana-de-açúcar no País.

Além da consolidação da oferta, a estratégia de crescimento da Copersucar se baseia no desenvolvimento do mercado. A empresa investe em relações duradouras com foco do cliente, na negociação de contratos de longo prazo, no estabelecimento de alianças e participações societárias, na busca de maior presença no mercado global e de diferencial competitivo no etanol.

Aralco - A Aralco processará, na safra 2011/2012, 6,5 milhões de toneladas de cana-de-açúcar e produzirá 250 mil toneladas de açúcar e 387 milhões de litros de etanol nas usinas Aralco, em Santo Antônio do Aracanguá, Generalco, em General Salgado, Alcoazul, em Araçatuba, e Figueira, em Buritama. A empresa desenvolve projeto para a construção de outra usina, Paisagem, prevista para entrar em operação em 2014.

“O modelo da Copersucar é bastante atrativo para nosso grupo, pois permite a manutenção da autonomia operacional de nossas usinas e, ao mesmo tempo, possibilita a nossa participação em toda a cadeia do negócio, incluindo logística, comercialização e inteligência de mercado”, afirma o diretor industrial da Aralco, José Bilharmil Pelho Filho. “Além disso, nossos interesses e estratégias de crescimento convergem com os da Copersucar”, completa.

José Bilharmil ressalta que essa associação fortalece grupos independentes, como a Aralco, que não teriam condições de sustentar investimentos vultosos necessários em logística e na comercialização, e a própria indústria da cana-de-açúcar na região de Araçatuba.

Fundado em 1978, o grupo Aralco foi um dos pioneiros em produção de etanol na região de Araçatuba. Além das duas usinas próprias (Aralco e Figueira), adquiriu 100% da Generalco, em 1999, e 41% da Alcoazul, em 2004. Atualmente, tem cerca de 4.500 funcionários.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira