Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

27/11/2010 - 08:35

Prêmio IEL de Estágio destaca projetos de engenharia e meio ambiente

Brasília - A parceria entre o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), de São José dos Campos (SP), referência em pesquisa aplicada, e a Tupy, empresa de fundição de Joinville (SC), garantiu ao estudante de engenharia elétrica Diego Alexsander Mamede o primeiro lugar no Prêmio IEL de Estágio, na categoria grande empresa. A premiação, patrocinada pelo Instituto Euvaldo Lodi (IEL), foi concedida pela criação de um programa sobre plantas industriais.

Os vencedores foram conhecidos na noite do dia 25 de novembro (quinta-feira), em cerimônia na Confederação Nacional da Indústria (CNI), em Brasília. “Vi o estágio como uma oportunidade de crescimento. A empresa acreditou no meu potencial técnico e a universidade me proporcionou os melhores professores e equipamentos”, resumiu Mamede.

Ele se valeu dos conhecimentos acadêmicos para propor a adoção de um programa que permite simular mudanças de layout em plantas industriais. Com amplas ferramentas de análise, como estatísticas e gráficos, o Plant Simulation avalia diferentes cenários de manufatura já nas primeiras etapas do planejamento de produção. O trabalho permitiu ganhos em qualidade, segurança e ergonomia, trazendo maior eficácia ao processo de fundição.

“Vemos a empresa como um grande laboratório, e o estagiário é ponte fundamental para a transferência de conhecimentos”, depôs o gerente de recursos humanos da Tupy, João Paulo Schmalz.

A Tupy é reconhecida por efetivar seus estagiários. Cerca de 80% dos aprendizes que passam pela empresa acabam contratados. Quando se desligam do estágio por vontade própria, a Tupy faz entrevista para identificar as causas da decisão e orienta profissionalmente o ex-estagiário para o mercado.

“Auxiliar os alunos de graduação na aplicação de conhecimentos científicos nas indústrias é um caminho rápido para ganhos de eficiência. Em seis meses é possível inovar processos ou mesmo desenvolver soluções integradas”, assinalou o orientador do aluno premiado, Victor Gomes, pesquisador do ITA e doutorando em engenharia mecatrônica.

Meio Ambiente – Projetos ambientais desenvolvidos por universitários também premiaram empresas que apostam em melhores práticas de gestão no estágio. Na categoria média empresa, a vencedora foi a Rigesa Celulose, Papel e Embalagens, de Santa Catarina. O estudante de engenharia química Vilson Locatelli Júnior desenvolveu projeto na Rigesa para melhorar o processo de lavagem de gases e reduzir as emissões atmosféricas.

Na categoria pequena empresa, a vencedora foi a Lacerta Consultoria, da Bahia, na qual o estudante de biologia Tércio da Silva Melo desenvolve projeto de gestão de resíduos.

O Serviço Social da Indústria (SESI) do Paraná, com o aluno Thiago Pauluk, estudante de Artes, obteve o primeiro lugar na categoria Sistema Indústria (SESI, SENAI - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – e federações estaduais de indústria). Pauluk foi premiado por projeto de desenvolvimento local no bairro de Campo Comprido, em Curitiba, que melhorou as condições de vida da população local de baixa renda..

Os quatro projetos de estagiários foram premiados entre 218 trabalhos inscritos por 17 estados. “As empresas devem aproveitar o talento dos estagiários para obter ganhos de competitividade, porque os estagiários estão normalmente atentos às mudanças”, declarou o diretor-geral do IEL Nacional, Paulo Afonso Ferreira.

Esta foi a quarta edição do Prêmio IEL de Estágio. Realizado anualmente, o concurso premia as melhores práticas de estágio de nível técnico e superior, com o objetivo de identificar os profissionais do futuro, incentivar a responsabilidade social e divulgar o empreendedorismo e a inovação.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira