Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

27/11/2010 - 09:18

A Nova Geração de Políticas para o Desenvolvimento Produtivo: Sustentabilidade Social e Ambiental

Durante o seminário o Brasil será apresentado como exemplo por ser o maior exportador mundial de carne, café, laranja e etanol, além de possuir forte conhecimento de base e um dos maiores recursos em biodiversidade do planeta.

Em uma iniciativa do Banco Interamericano de Desenvolvimento, (BID), do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e da Confederação Nacional da Indústria (CNI) o Seminário - A Nova Geração de Políticas para o Desenvolvimento Produtivo: Sustentabilidade Social e Ambiental acontecerá no Rio de Janeiro dos dias 29 a 1º de dezembro de 2010 (segunda a quarta-feira), no auditório do BNDES. Serão abordados temas estratégicos para a promoção de mudanças estruturais. O objetivo é descobrir e atuar em novas áreas da competitividade e do desenvolvimento dinâmico, e assim oferecer oportunidades de sustentabilidade, desenvolvimento social e ambiental.

Um dos principais assuntos a serem discutidos também será o aprofundamento do diálago sobre as políticas de desenvolvimento e planejamento do setor privado no Brasil e na América Latina.

O Brasil e sua economia tem atingido um desenvolvimento socioeconômico notável nos últimos anos, e o país tem o potencial para apresentar uma política de sucesso, principalmente no âmbito da agricultura. Com experiência e um bom exemplo para outros países emergentes o Brasil apresenta inovação e conhecimento, fatos fundamentais para a construção do desenvolvimento esperado. A intenção é aplicabilidade em ciência e tecnologia para atingir melhoras de produtividade na agricultura.

Os pesquisadores brasileiros, juntamente com os empresários locais têm permitido transformações significativas, fazendo do país uma potência do agronegócio. Crescer externamente se tornou uma parte essencial da sua estratégia de negócios. No entanto, o Brasil é muito mais do que sua própria história de commodities. Indústria e serviços também estão crescendo rapidamente e ampliando a presença internacional dos seus clusters de pequenas, médias e grandes empresas.

Em um mundo dinâmico, as empresas necessitam constantemente desenvolver novas áreas de competitividade. “A conferência é uma oportunidade interessante de aprendizado sobre os tipos de políticas existentes para esta finalidade. Políticas e valor, por exemplo, têm o potencial para catalisar o desenvolvimento de setores emergentes e dinâmicos, bem como induzir as mudanças estruturais nas áreas afetadas pela pobreza notável”, completou Khalid Nadvi, da Universidade de Manchester. Segundo Nadvi que será um dos palestrantes, essa tem sido a experiência na Índia e em outras economias emergentes.

Inovação e conhecimento são os pilares essenciais de desenvolvimento. O Brasil tem uma das maiores fontes de biodiversidade e uma sólida base de conhecimentos. Ignacy Sachs, da Universidade de Paris 1, que vai participar da conferência, sublinhou que muitas vezes um dos maiores desafios para esta década é a forma de explorar essa força para o desenvolvimento produtivo e sustentabilidade social e ambiental.| BID

.[ Seminário no dia 29 de novembro a 01 de dezembro de 2010 (segunda a quarta-feira), no Auditório do BNDES - Av. Chile, nº 100/1º subsolo - Rio de Janeiro].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira