Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

27/11/2010 - 09:33

Cimenteira Cimpor vai investir mais 240 milhões de euros no Brasil

Entre os novos investimentos, o grupo cimenteiro destaca a construção de mais uma linha na fábrica de Cezarina, no estado de Goiás.

Brasília - O grupo cimenteiro Cimpor anunciou no dia 25 de novembro (quinta-feira), em Lisboa, sede da empresa, que vai aumentar em 35% da capacidade de produção no Brasil, visando a satisfação da crescente procura de cimento neste mercado. Os investimentos previstos somam 240 milhões de euros.

De acordo com comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a Cimpor destaca que tem aumentado a sua participação neste mercado para além do forte aumento de consumo (estimado em cerca de 13% para 2010), aproximando-se da utilização integral da sua capacidade de produção.

"A expectativa de continuação do já muito encorajador contexto econômico brasileiro e as previsões de crescimento do consumo de cimento neste mercado, levaram a Cimpor a aprovar um programa de novos investimentos na ordem dos 240 milhões de euros para os próximos três anos (a que se somam os 10 milhões de euros ainda não investidos em projectos já em curso), visando um aumento de 2,3 milhões de toneladas da sua capacidade local de produção de cimento", lê-se no comunicado.

Entre os novos investimentos, o grupo cimenteiro destaca a construção de mais uma linha na fábrica de Cezarina, no estado de Goiás, e a construção de uma unidade de produção em Caxitu, na Paraíba.

A construção da terceira linha de Cezarina, atualmente em plena utilização da sua capacidade, dotará esta fábrica de uma capacidade adicional de produção 0,65 milhões de toneladas de cimento por ano.

O projeto da “Linha Três” arrancará no início de 2011, e irá requerer, até à sua conclusão - nos próximos três anos - um investimento de cerca de 80 milhões de euros.

Em conjunto, a modernização atualmente em curso da “Linha Um” e a conclusão da “Linha Três”, elevarão a capacidade de produção da fábrica de Cezarina em 2013 para um total de cerca de 2,1 milhões de tons de cimento por ano.

A construção de uma unidade de produção de cimento e clínquer em Caxitu, apenas a 15 km da fábrica de João Pessoa, no estado da Paraíba, tornará possível o acompanhamento do crescimento da procura de cimento no Nordeste Brasileiro, complementando a atividade das três fábricas existentes - João Pessoa, São Miguel dos Campos e Campo Formoso – e já em plena utilização da sua atual capacidade de produção de 3,0 milhões de toneladas por ano.

Segundo a análise da Cimpor, "não obstante o acentuado crescimento do consumo de cimento no Nordeste Brasileiro nos últimos 4 anos (14% p.a. em média), o ainda reduzido consumo per capita (~190kg vs 270kg no Brasil), em conjunto com as perspectivas de evolução do sector da construção, suportam a atratividade do potencial de crescimento da procura nesta região".

A linha de produção a construir em Caxitu será dotada de uma capacidade de produção anual de 1,45 milhões de toneladas de cimento, requerendo um investimento de cerca de 160 milhões de euros. Prevê-se que a sua construção inicie em 2011 e termine em 2013.

Estas duas novas linhas de produção vêm reforçar a presença da Cimpor no Brasil – o país que mais contribui atualmente para o seu Volume de Negócios e Cash Flow Operacional (Ebitda) -, aumentando a sua capacidade de produção para aproximadamente 8,8 milhões de toneladas em 7 fábricas e reforçando as condições para defender a sua participação de aproximadamente 10% no mercado Brasileiro.| Portugal Digital.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira