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27/11/2010 - 09:44

ThyssenKrupp Elevadores modernizará os elevadores do Foro Central de Porto Alegre

Construído na década de 90, o Foro Central de Porto Alegre/RS vai substituir os elevadores atuais por equipamentos mais modernos e dotados de tecnologias mais eficientes no transporte de passageiros.

A ThyssenKrupp Elevadores foi a empresa escolhida para a realização da modernização dos 16 equipamentos, sendo 12 para uso do público, dois para os magistrados e outros dois para o transporte de presos durante audiências no Foro. O contrato firmado com o Tribunal de Justiça estabelece que os elevadores vão passar por uma modernização total a partir de dezembro e que inclui a parte mecânica e estética.

Com 20 anos de uso e responsáveis pelo transporte diário de cerca de 15 mil pessoas, os elevadores já estão obsoletos e, por isso, o Foro optou pela modernização. “O acabamento das cabinas está danificado, devido ao uso; os quadros de comando funcionam à relé, totalmente ultrapassados; assim como o sistema de monitoramento de tráfego. Além disso, todos os equipamentos encontram-se em desacordo com as normas técnicas vigentes”, afirma o engenheiro Daniel Santini Machado, do Departamento de Engenharia, Arquitetura e Manutenção do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul.

Para atualizar os elevadores com o que há de mais moderno no mercado, a ThyssenKrupp Elevadores vai substituir os comandos à relé por modelos microprocessados com a tecnologia VVVF, que garante viagens suaves e paradas precisas. Além de melhorar a desempenho, os novos quadros também reduzem o consumo de energia elétrica que pode chegar a 40%. Os elevadores terão também um sistema de monitoramento de tráfego, o TKVison. Com ele, será possível programar o funcionamento dos 12 elevadores que atendem o público, com o objetivo de melhorar o tráfego. A velocidade dos elevadores também será ampliada com a modernização. Para os quatro elevadores de uso exclusivo a velocidade será de 1,75 metro por segundo e dos demais, dois metros por segundo.

Os equipamentos também serão adequados à NM 313, norma técnica que dispõe sobre a acessibilidade, com ênfase aos portadores de necessidades especiais. Itens como dimensões da cabina, tempo de abertura e fechamento das portas, corrimão, espelho ao fundo (para o usuário de cadeiras de rodas poder se movimentar), dispositivos de alarme e emergência com sinais audíveis (sistema Digivox que indica o andar que o elevador se encontra) e visíveis (braile nas botoeiras), entre outros, serão contemplados. Esses itens integram o projeto da cabina Export, modelo que será instalado no Foro e que se destaca também por outras características. Com design exclusivo e revestimento em aço inoxidável polido, a Export possui acessórios que valorizam a decoração da cabina e o conforto das pessoas, como altura de 2,20 metros e iluminação com LED. Neste caso, o aspecto econômico também é valorizado, pois há significativa economia de energia com esse modelo, além das qualidades em prol do meio ambiente, pois o LED não usa mercúrio, cujo descarte pode contaminar a natureza. [www.thyssenkruppelevadores.com.br].

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