Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

27/11/2010 - 09:44

O papel da comunicação nas associações de bairro

O mundo ao nosso redor vem mudando aceleradamente. Entre as transformações que vivenciamos, a que mais chama a atenção, é a velocidade espantosa com que evoluem os conhecimentos e os meios de informação e comunicação.

Manter interação com os outros é uma característica dos seres humanos e essa capacidade é essencial para todo e qualquer tipo de convívio. Os contatos podem ser profissionais, pessoais, por grupos, ou em massa, pelos meios de comunicação, como jornais, revistas, rádio, internet e televisão, que contribuem para difundir a troca de informações entre os indivíduos.

As associações e sociedades de amigos de bairro que, de maneira geral, são criadas com objetivo de cuidar da qualidade de vida dos moradores e para representá-los em suas reivindicações junto aos poderes públicos, não sobrevivem sem boa comunicação. Tanto a comunicação individual, de pessoa a pessoa, como a comunicação social, ambas são imprescindíveis para constituir uma associação de bairro, para fixar seus objetivos, conseguir adesões, aprofundar relações, obter contribuições, atrair voluntários, discutir prioridades, promover atividades, tomar iniciativas, incrementar ações e divulgar suas realizações.

Aqui na Zona Oeste da Capital Paulista, há três décadas, surgia a Associação dos Proprietários do Residencial Parque dos Príncipes (APRPP). Seus objetivos resumem-se em oferecer qualidade de vida aos seus proprietários, destacando-se: zelar pela segurança dos moradores; cuidar de suas áreas verdes, protegendo-as contra qualquer tipo de degradação; unir os moradores e representá-los perante o poder público para fazer valer seus direitos; obter melhorias de infraestrutura e saneamento; firmar parcerias, promover atividades e eventos sociais; fazer com que sejam respeitadas as restrições de ocupação do solo e impedidas as atividades incompatíveis com uma área estritamente residencial.

Consciente de que esta ampla gama de atividades não subsiste sem uma comunicação moderna e eficiente, a APRPP investe fortemente na área. Um grande passo para incrementá-la foi a construção de uma nova sede. No local, os moradores encontram atendimento para suas solicitações, tem acesso à diretoria, aos conselhos (fiscal e superior), manifestam sua opinião, fazem sugestões, participam de eventos sociais e de numerosas atividades de freqüência regular tais como dança de salão, artes marciais, ioga, clube do livro, brinquedoteca, entre outras.

Como parte de sua estratégia de comunicação social com seu público interno, a APRPP também mantém um portal na Internet (www.parquedosprincipes.com.br) dentro do qual lançará em breve uma newsletter eletrônica, e edita a Revista Folha do Parque. Já para o público externo, a opção foi de contar com auxílio de uma assessoria de imprensa, cuja função é zelar pela imagem da Associação perante a opinião pública. Para isso, a assessoria divulga na mídia os benefícios proporcionados pela Associação aos moradores e do seu entorno, colocando em destaque suas parcerias com o poder público.

Para que a transmissão de informações das associações de bairro tenha sucesso, é muito importante que seja conduzida com profissionalismo, apresente mensagens claras, objetivas, consistentes, visualmente agradáveis e com periodicidade regular. A comunicação moderna e eficiente busca sempre interagir com seu público, respeitar a diversidade e o pluralismo das opiniões, valorizar o trabalho dos funcionários e de todos os voluntários, diretores, conselheiros, líderes e membros das diversas comissões e a participação de todos e cada um dos moradores.

E não esquecer nunca: sem realizações que efetivamente melhorem a qualidade de vida dos associados, a comunicação de uma sociedade, por melhor que seja, acabará caindo no vazio, como o pintor que se vê dependurado na brocha. A essência da vida associativa são os trabalhos concluídos e as metas alcançadas e sua comunicação é um complemento indispensável para dinamizar as ações, mas é apenas um complemento. Fazer propaganda boa de um produto ruim só serviria para acabar com ele mais depressa.

. Por: Winfried Ludewig, jornalista e especialista em Marketing Estratégico. Atualmente é Diretor de Comunicação da Associação dos Proprietários do Residencial Parque dos Príncipes (APRPP)| www.parquedosprincipes.com.br.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira