Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

30/11/2010 - 08:20

Linde renova contrato com Eka Chemicals e anuncia mais investimentos na ampliação de sua produção

Com o aporte de cerca de R$ 9 milhões, a unidade de Jundiaí terá sua capacidade de produção de hidrogênio duplicada.

A Linde Gases continua investindo na expansão de seu negócio. Desta vez, a empresa renova a parceria com a Eka Chemicals por mais dez anos e promove, simultaneamente, a ampliação do fornecimento de hidrogênio bruto por parte desta parceira e a duplicação da capacidade de produção de sua unidade em Jundiaí/SP. Estes projetos valem para a Linde o investimento de aproximadamente R$ 9 milhões e devem ser finalizados em junho de 2011. Parceiras há mais de 15 anos, a Eka Chemicals pertence ao grupo holandês Akzo Nobel e é líder mundial e no Brasil no fornecimento de clorato de sódio, e a Linde Gases é uma das líderes mundiais do setor de gases industriais e medicinais e segunda maior no Brasil.

O novo acordo entre as empresas, válido por um prazo mínimo de 10 anos, prevê a duplicação no fornecimento de hidrogênio bruto pela Eka Chemicals para a Linde e, consequentemente, a duplicação da capacidade de produção da unidade de Jundiaí, em São Paulo. "A renovação deste contrato é um marco muito importante nesta relação e, certamente, contribuirá para o bom desempenho dos negócios da Eka e da Linde na próxima década", considera Julio Cabrales, diretor Comercial da Eka Chemicals.

A Linde ressalta que a motivação no desenvolvimento de projetos que visam aumentar a capacidade produtiva está diretamente ligada à meta de garantir altos níveis de satisfação dos clientes. "Estamos sempre preparados para as novas oportunidades e para atender satisfatoriamente às crescentes demandas do mercado", informa José Fernando Rodrigues, chairman e diretor de Negócios da Linde Gases Industriais. "Com este projeto, prevemos um aumento considerável do consumo de hidrogênio por parte das indústrias de alimentos, químicas e metalúrgicas e, sobretudo, permitirá a atualização tecnológica com uma unidade nova, melhoria na qualidade do produto com pureza superior e maior velocidade de enchimento das carretas para atender às demandas dos clientes", adianta o executivo.

A unidade da Linde em Jundiaí foi fundada em 1981 com a purificação e compressão de hidrogênio. Mais tarde, a unidade recebeu as outras plantas de gases. A parceria com a Eka Chemicals teve início em 1994. A Eka Chemicals é vizinha da unidade de Jundiaí e fornece hidrogênio bruto à Linde para a produção de hidrogênio em carretas e cestas.

Eka Chemicals - A Eka é líder mundial e no Brasil no fornecimento de clorato de sódio, matéria prima para o dióxido de cloro, além de ocupar uma posição destacada no fornecimento de uma ampla família de especialidades químicas para fabricação de papel e cartão. Nos últimos 15 anos, a Eka implantou no Brasil todas as novas plantas de dióxido de cloro nas fábricas de celulose, algumas no estilo "over-the-fence", como a planta construída e operada pela Eka em Jacareí/SP.

No entanto, a inovação maior foi em Eunápolis/BA, onde a Eka construiu e opera uma Ilha Química desde 2005, localizada junto a uma grande planta de celulose, incluindo o fornecimento de dióxido de cloro, hidrogênio, oxigênio e serviços de estocagem e manuseio para soda cáustica, peróxido de hidrogênio, ácido sulfúrico, metanol e demais químicos. A Ilha Química inclui uma fábrica de clorato de sódio para atender às necessidades daquele cliente e das outras fábricas de celulose na região, dentre os quais destaca-se outra grande unidade produtora de celulose em Mucuri/BA, que também conta com uma planta de ClO2 da Eka, em operação desde outubro/2004.

No início de 2009, a Eka colocou em operação outra ilha química de dimensões semelhantes, junto a uma nova planta de celulose greenfield construída em Três Lagoas/MS.

Linde no Brasil - A Linde, com sede na Alemanha, é uma das líderes mundiais em tecnologia do setor de gases industriais e medicinais com cerca de 48 mil funcionários e operações em mais de 100 países da Europa, Ásia, África, Oceania e Américas e vendas de 11,2 bilhões de euros no ano de 2009. Focada na expansão de seus negócios internacionais com produtos e serviços de vanguarda, a estratégia da Linde é obter resultados baseados no crescimento sustentável. Por esta razão, a empresa está comprometida com tecnologias e produtos que unam as necessidades do cliente com o desenvolvimento sustentável.

No Brasil desde 1915, a Linde (antiga marca AGA) opera com duas divisões: Gases Industriais (responsável pelo fornecimento de grande diversidade de gases para a indústria) e Gases Medicinais (fornecedora dos gases medicinais para hospitais e gases e equipamentos para suporte respiratório domiciliar). Além das operações no Brasil, a Linde atua também nos seguintes países da América do Sul: Argentina, Chile, Colômbia, Equador, Peru, Uruguai e Venezuela, além de Aruba e Curaçao.

A Divisão Gases Industriais da Linde no Brasil possui uma estrutura especializada para atender as diferentes demandas dos processos de diversas atividades industriais: Alimentos e Bebidas, Metalurgia, Química, Soldagem e Corte e Gases Especiais. Possui cerca de dez mil clientes atendidos por 23 unidades comerciais estrategicamente posicionadas nos principais centros consumidores do País, além de vasta rede de distribuidores autorizados.

Suas unidades comerciais estão localizadas nas seguintes cidades: Simões Filho/BA, Fortaleza/CE, Vitória/ES, Goiânia/GO, Contagem/MG, Juiz de Fora/MG, Timóteo/MG, Uberaba/MG, Cuiabá/MT, Belém/PA, Jaboatão dos Guararapes/PE, Curitiba/PR, Cambé/PR, Rio de Janeiro/RJ, Macaé/RJ, Canoas/RS, Blumenau/SC, Chapecó/SC, São Paulo/SP, Bauru/SP, Jundiaí/SP, São José dos Campos/SP e Sertãozinho/SP.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira