Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

30/11/2010 - 08:37

Cirurgias de ombro e cotovelo transmitidas via satélite

Evento promovido pelo Into e Unifesp apresenta inovações na área e beneficiam mais de 200 ortopedistas com ensino e treinamento.

Pela primeira vez uma instituição pública como o Into (Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia), no Rio de Janeiro, faz uma transmissão via satélite de cirurgias para outro Estado, São Paulo. Cerca de 240 ortopedistas inscritos no Curso Avançado de Ombro e Cotovelo 2010, promovido pelo Into e pela Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), poderão assistir ao vivo procedimentos inovadores na área de traumatologia. A transmissão será no dia 3 de dezembro, contará com especialistas renomados das duas instituições e ainda um convidado internacional da Universidade de Harvard, em Boston (EUA). No dia seguinte (4/12), haverá palestras, debates e discussões de casos em São Paulo, no Caesar Business Hotel.

De acordo com o ortopedista e especialista em ombros, Marcus Vinicius Galvão Amaral, o evento é um grande passo para a área de ensino e treinamento em traumatologia e ortopedia. “Médicos de todo o Brasil poderão interagir com os cirurgiões de duas instituições federais através de perguntas, possibilitando a capacitação de um maior número de profissionais de maneira inovadora”, comemora Galvão. O Into realiza em média, 40 cirurgias por mês e cerca de 640 atendimentos ambulatoriais. Atualmente, há aproximadamente 1.700 pessoas aguardando por procedimentos cirúrgicos no setor e o tempo de espera pode chegar a dois anos.

Entre os procedimentos escolhidos para a transmissão estão a Artroplastia Reversa de Nova Geração, que representa uma nova evolução nas técnicas cirúrgicas. No Brasil, o Into é a única instituição vinculada ao SUS (Sistema Único de Saúde) que realiza rotineiramente este tipo de procedimento, mais comum em idosos que perderam a capacidade de movimentos do braço. Na maioria dos casos, sua necessidade decorre de seqüelas de fraturas, tumores e de lesões nos tendões. De acordo com o especialista Marcus Vinicius, a cirurgia tem um alto percentual de complicações, e por isso exige grande treinamento antes de ser realizada na prática ortopédica diária. “O curso apresenta um novo modelo de prótese reversa que otimiza os resultados desse tipo de procedimento, diminuindo os riscos”, ressalta. Para quem sofreu lesão no tendão com ruptura do mesmo, a técnica utilizada e mais recomendada é a cirurgia para reconstrução da Lesão do Manguito Rotador, utilizando técnica de videocirurgia, capaz de reconstruir, com total sucesso de cicatrização, os tendões atingidos. Ambas têm duração de cerca de duas horas.

Em outro módulo de cirurgias ao vivo, ainda no mesmo dia, as cirurgias transmitidas serão a Artroplastia de recobrimento e a Artroscopia do cotovelo. A artroplastia de recobrimento é uma técnica em que se utiliza uma prótese na cabeça do úmero (que é o osso mais longo do braço), com a vantagem sobre a prótese convencional de se preservar mais estoque ósseo do paciente, além de ser menor a perda sanguínea e de se ter um pós-operatório menos doloroso. Já a artroscopia de cotovelo é uma técnica cirúrgica menos invasiva, do que a cirurgia aberta clássica. “Através de instrumentos específicos e olhando a articulação através de uma determinada ótica se consegue a liberação de tecidos cicatriciais que podem deixar o cotovelo rígido após um trauma ou fratura”, esclarece Dr. Márcio Cohen, que também participa ativamente do evento.

O diretor do Into, Dr. Geraldo Motta, vai apresentar no módulo Novas Técnicas Cirúrgicas a Artroplastia Reversa do Ombro associada à Transferência Tendinosa. Essa é uma técnica complexa realizada no Into para restabelecer o movimento do ombro. Permite ainda o alívio da dor em pacientes com artrose do ombro, que não podem ser submetidos a uma prótese convencional devido à disfunção do manguito rotador (um grupo de músculos e seus tendões que age para oferecer estabilidade e movimentos ao ombro). Com o mesmo tema, Dr. Geraldo participa em fevereiro de 2011 de um dos maiores encontros anuais do mundo na área, o American Academy of Orthopaedic Surgeons - AAOS, em San Diego, nos Estados Unidos, onde apresentará a experiência do Instituto.

.[As inscrições podem ser feitas via internet pelo link www. stimuluz.com.br/cursoavancadodeombro2010. Neste site é possível ainda acompanhar a programação, currículo dos palestrantes e roteiro de hospedagem. O valor é R$200].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira