Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

07/07/2007 - 09:26

Vita Care pesquisa lesões em jogadores de futebol com auxílio de Laboratório de Análise de Movimento

A ONGVita Care, com auxílio do Laboratório de Análise do Movimento do Instituto Vita, iniciou uma pesquisa sobre a contusão mais comum em jogadores de futebol: a lesão do Ligamento Cruzado Anterior (LCA).

A pesquisa, que está sendo realizada por médicos do Vita Care, ONG fundada pelo médico da seleção brasileira de judô Wagner Castropil, pretende analisar qual o impacto real da cirurgia nos atletas.

Segundo o coordenador do laboratório, o ortopedista Mauro Dinato, os estudos são focados na recuperação pós-cirúrgica do atleta. "Há uma discussão em torno da recuperação do atleta. O  Instituto Vita faz a medição das possíveis restrições e quais as possibilidades de amenizar o impacto da cirurgia", explica. A lesão atinge uma escala de 1/3000 pessoas por ano, a maioria atletas, devido ao excesso de atividades esportivas que envolvem saltos, giros, mudanças bruscas de direção e velocidade, levando grande estresse ao joelho e debilitando o LCA. O período médio de recuperação é de sete meses.

Outra pesquisa tem como foco as travas das chuteiras e a influência nas contusões dos jogadores de futebol. Mais modernas e com design avançado, as travas são mais leves, mais macias, impermeáveis e oferecem maior aderência com o gramado, evitando escorregões. E é nesse quesito que, de acordo com os especialistas, está a gravidade do problema.

A aderência maior acaba forçando a estrutura do joelho quando o atleta muda repentinamente a direção do movimento, algo normal no esporte. Isso, com o passar do tempo, fragiliza a resistência de ligamentos, meniscos e tendões. Somado a fatores como o excesso de jogos e treinamentos, além do tipo de futebol praticado, com mais contato e força física, ampliou-se a ocorrência das lesões de LCA.

De acordo com os pesquisadores do Vita, os estudos sobre as travas ainda estão em fase embrionária, embora já se possa relacionar o uso indevido dos calçados com as lesões. "Além dos diferentes tipos de travas, nós também temos diferentes tamanhos. Às vezes, os jogadores escolhem a trava errada para o campo em que vão atuar. O que causa as lesões nos jogadores, dificuldades em fazer giro e contusões", defende o coordenador Mauro Dinato.

Ainda nessa linha, está sendo realizada uma pesquisa sobre os diferentes tipos de calçados esportivos. "Analisar os calçados e a maneira como os atletas pisam pode ser decisivo na precaução de contusões e no rendimento final do esportivo", disse ele.

Um dos poucos espaços do Brasil destinados aos estudos de Ortopedia e Traumatologia, o Laboratório de Análise do Movimento do Instituto Vita conta com equipamentos sofisticados e alta tecnologia a favor da medicina esportiva. Vários atletas brasileiros têm recebido benefícios específicos com os tratamentos oferecidos a partir das análises do Laboratório.

O Laboratório conta com câmeras digitais e de infra-vermelho de alta velocidade, plataforma de força, baropodometria e aparelho de avaliação isocinética que estão interligados por computadores. Através de softwares de última geração, é possível avaliar diferentes partes do corpo em movimento.

Como resultado, as informações geradas no Laboratório sobre o comportamento das articulações e sobre o padrão do movimento são muito precisas e podem ser utilizadas no tratamento individual do esportista, melhorando a sua performance.

Perfil do Vita Care - O Vita Care é uma entidade de caráter privado, sem fins lucrativos, idealizada em 2002 por médicos e fisioterapeutas, cujo  objetivo é prestar atendimento especializado, aplicado ao esporte, aliado ao desenvolvimento e à geração de conhecimento  por meio de atividades de ensino e pesquisa.

O Vita Care ainda oferece atendimento especializado gratuito para atletas competidores de modalidades esportivas diversas, filiados a federações estaduais ou nacionais. O atendimento multidisciplinar é realizado no Instituto Vita, enquanto métodos, diagnósticos complementares e procedimentos cirúrgicos são proporcionados por instituições e hospitais parceiros.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira