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30/11/2010 - 08:43

Unimed-BH é destaque no Prêmio Aberj Brasil 2010

A Associação Brasileira de Comunicação Empresarial – Aberje - divulgou no dia 25 de novembro (quinta-feira), os vencedores do Prêmio Aberje Brasil 2010. A Unimed-BH ficou com o destaque nacional na categoria Comunicação de Marketing. A ação responsável pela vitória foi a campanha de junho de 2009: “Sua empresa não é pequena demais para ter Unimed”. Esta baseava-se na identificação do produto Solução Empresa PME com seu público-alvo, pequenos e microempresários. Mais de 500 pessoas estiveram na cerimônia, que reuniu os maiores comunicadores do país.

A campanha, desenvolvida pela agência Lápis Raro na linha do bom humor, reforçou a mensagem de que qualquer empresa, por menor que fosse, conseguiria oferecer Unimed para seus empregados. As peças gráficas trouxeram a mensagem “Sua empresa não é pequena demais para ter Unimed” escrita em placas simples, iguais às utilizadas em pequenos estabelecimentos e as fotos dos anúncios foram feitas na entrada de estabelecimentos comerciais reais, espalhados por Belo Horizonte. O objetivo era criar uma empatia imediata entre o pequeno e microempresário e as peças da campanha, uma vez que ele se reconhecia no cenário retratado.

O resultado da campanha foi expressivo. A Coopertativa vendeu 1.934 contratos coletivos em 2009 (58 mil vidas), das quais, 89% foram PME. A meta estabelecida para o ano, de 763 mil clientes, foi ultrapassada, se chegando a 830 mil clientes.

Ainda na etapa regional do Prêmio Aberje 2010, com várias etapas de avaliação, a Unimed-BH ganhou não só na categoria Comunicação de Marketing como em Comunicação de Marca. A ação de marca foi “Qual o seu motivo para ter Unimed?”, também desenvolvida pela Lápis Raro em 2009. A ideia era demonstrar que cada pessoa tem um motivo para viver mais e melhor. Pode ser o filho que acaba de nascer, as viagens que ainda não fez ou a pessoa que mais ama na vida. Todos são motivos importantes e únicos, assim como a Unimed-BH.

O sucesso da campanha é considerado como elemento importante na conquista de reconhecimento e admiração da marca entre os clientes. Em pesquisa realizada pelo Instituto Datafolha, a Cooperativa foi a mais lembrada entre as concorrentes: cerca de sete em cada dez clientes lembram-se da propaganda da Unimed-BH, principalmente na TV (74%). Outdoor é o segundo meio com maior taxa de retenção, sendo que entre os mais jovens e entre as classes A e B a lembrança é mais expressiva. Dos entrevistados, 88% avaliaram a propaganda da Unimed Belo Horizonte como ótima ou boa.

Unimed-BH - Formada por mais de 4,8 mil médicos cooperados, a Unimed-BH configura o maior sistema de saúde suplementar de Minas Gerais. Em 2009, atingiu receita operacional bruta de R$ 1,57 bilhão, com uma evolução de 13,3% frente a 2008. Nos dez primeiros meses de 2010, a cooperativa registrou expansão de 14% na carteira de clientes, ultrapassando os 955 mil clientes.

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