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07/07/2007 - 09:33

Jovens e mercado de trabalho na ótica de uma grande empresa

Palestra do diretor de RH da Coca-Cola, em evento do Business Institute, aborda erros e acertos de jovens que buscam primeiro emprego.

Jovens no mercado de trabalho sob uma visão diferente: em vez de abordar o que fazer para entrar no concorrido mundo corporativo, o foco será o que uma empresa espera de um profissional que entra na concorrência por um emprego. Esse será o tema da palestra do diretor de RH da Coca-Cola, Wellington Maciel, durante o evento que integra ciclo de palestras promovido pelo Business Institute, maior conveniado da Fundação Getúlio Vargas no Brasil.

O evento acontece no próximo dia 10 de julho, às 19h, em Belo Horizonte, na sede do Business, e contará também com a presença do professor da FGV Marco Túlio Rodrigues Costa, que falará sobre a importância da educação para o jovem executivo.

Para Maciel, os jovens profissionais incorrem em alguns erros no momento da procura por um emprego: a falta de visão da organização e também a ausência de objetivos futuros nessa instituição. “Todas as organizações vencedoras, as que lideram um maior crescimento em seus setores, têm a gestão de pessoas como foco”, analisa. Mas o que qualquer profissional tem de estar atento, afirma o diretor, é que a gestão de pessoas completa uma política maior, em que estão embutidos o modelo de gestão da empresa, o seu objetivo e planejamento estratégico.

Para Maciel, para que um profissional esteja atento a todos os pormenores da empresa que deseja integrar, é preciso que haja mudanças nas instituições de ensino. “É preciso que jovens tenham mais noções práticas em seu ensino para que ele possa aplicar esses conhecimentos nas empresas. Ele também precisa fazer visitas a essas empresas, estágios e ser uma pessoa bem informada”, destaca.

Nesse ponto, Maciel é enfático quanto à necessidade dos jovens profissionais estarem atentos a tudo o que acontece à sua volta. “O grande diferencial de um profissional é essa bagagem, fruto da informação. Qualquer grande empresa, quando está em processo de contratação de jovens, se interessa muito mais se ele tem informações, participa de uma organização não-governamental, de grupos de estudos, do que se domina a técnica. O treinamento, ele pode aprender dentro da empresa. O grande diferencial é a visão de mundo”, explica.

Currículo - Wellington Maciel é formado em psicologia pela Universidade Federal de Pernambuco, especialista em Gestão de Negócios pela PUC-RJ e mestre em Planejamento e Gestão pela Universidade de Madri, Espanha.

Professor da área de Gestão de Pessoas do MBA da Faculdade Marista Recife, publicou três livros e exerce cargos de lideranças em RH há 25 anos. Atuou em empresas como a Unilever/Kibon, Bompreço/Wal Mart e Ambev. É vencedor do troféu “Ser Humano”, da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH) nas categorias: individual acadêmica, estadual empresas e nacionais empresas.

Palestra “Jovens no Mercado de Trabalho”,dia 10 de julho, às 19h,Av. Prudente de Morais, 444, Cidade Jardim, Belo Horizonte (MG). Palestra gratuita, com vagas limitadas | Telefone: (31) 2122-3203

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