Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

30/11/2010 - 09:23

Rio sedia 9ª Expo Brasil Desenvolvimento Local

Programação tem como eixo a atuação dos territórios em rede. Debates, apresentações e oficinas abordam temas como inovação, inclusão produtiva, economia solidária e sustentabilidade.

Uma teia nacional de experiências produtivas com bases territoriais vai ser construída no Rio de Janeiro, entre 1º e 3 de dezembro (quarta a sextaf-eira), durante a 9ª Expo Brasil, o maior encontro de desenvolvimento local do País. Este ano, o foco do evento, a ser realizado no Centro de Convenções SulAmérica, Av. Paulo de Frontin, nº. 01, esquina com Av. Presidente Vargas, Cidade Nova, Rio de Janeiro, é a formação de redes constituídas por iniciativas em curso em comunidades, bairros, cidades e microrregiões, fundamentadas na tríade inclusão produtiva, inovação e sustentabilidade.

Com um público esperado de mais de duas mil pessoas, com participantes de todas as regiões do Brasil, a Expo Brasil vai promover um diálogo por meio de palestras, debates, feira de projetos, oficinas e minicursos, que giram em torno de temas variados como economia verde, tecnologias sociais, fomento à economia solidária e às micro e pequenas empresas, juventude e periferia. *As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site www.expobrasil.org

Há espaço também para uma programação cultural que dá mostras de uma efervescência cultural carioca sintonizada no conceito cidade criativa. Leia-se aí, por exemplo, a oficina "Guias Afetivos" e a liquidação de performances, coordenadas pelo escritor Marcus Vinicius Faustini, a apresentação da Orquestra da Maré do Amanhã e um sarau com grupos como Corujão da Poesia e Organismo.

No evento, a periferia carioca vai ganhar um espaço de destaque, por meio de alternativas de desenvolvimento, como as ações de produção audiovisual e organização de museus populares, os projetos da cadeia têxtil e as narrativas urbanas, tudo isso somado às oportunidades esperadas com a Copa de 2014 e as Olimpíadas de 2016. Serão debatidas ainda políticas públicas e impactos territoriais nas favelas, envolvendo iniciativas como o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e a UPP Social.

Coordenador da ExpoBrasil, o sociólogo Caio Silveira explica que o evento tem como principais objetivos dar visibilidade a projetos locais, propiciando uma aprendizagem compartilhada e facilitando novas articulações entre os diversos atores envolvidos no desenvolvimento local, sejam eles líderes comunitários, gestores de políticas públicas e especialistas no assunto.

"A Expo Brasil conta com a participação de agências nacionais e regionais, ministérios, governos estaduais, prefeituras e centenas de entidades da sociedade civil, além de organismos internacionais, fundações, universidades e redes e fóruns de todo o país. Mas a sua principal força está na participação ativa de agentes locais, atores da base da sociedade que promovem, em seus territórios, o cotidiano das iniciativas de desenvolvimento socialmente includentes e ambientalmente sustentáveis", diz.

As sete primeiras edições da Expo Brasil Desenvolvimento Local, realizadas em 2002 (Brasília/DF), 2003 (Belo Horizonte/MG), 2004 (Olinda/PE), 2005 (Fortaleza/CE), 2006 (Salvador/BA), 2007 (Natal/RN), 2008 (Cuiabá/MT) e 2009 (São Paulo/SP), reuniram 700 diferentes instituições e mais de 2 mil pessoas em cada edição. Tendo como patrocinadores master o Sebrae e a Petrobras, e também o patrocínio do Instituto Invepar, Banco do Nordeste e Fundação Banco do Brasil, o evento conta com parceiros como o Canal Futura, Ibase e Instituto Pólis.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira