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30/11/2010 - 09:32

18ª Edição do Millésime Bio


Dias 24, 25 e 26 de janeiro de 2011 – Montpellier, França.

Situada na costa mediterrânea, a região Languedoc-Roussillon será palco da 18ª edição do Millésime Bio. Focado exclusivamente nos vinhos produzidos a partir de uvas orgânicas, este salão especializado tornou-se, com o passar dos anos, o principal evento da área. Nos dias 24, 25 e 26 de janeiro de 2011, cerca de 550 expositores do mundo todo e mais de três visitantes profissionais são aguardados no Parque de Exposições de Montpellier.

Durante três dias, este evento, cujos stands são padronizados, contará com a premiação do concurso Challenge Millésime Bio, espaços para degustação, inclusive dos vinhos premiados, conferências-país sobre o mercado do vinho orgânico para profissionais da imprensa e compradores de vinhos. A Soirée des Vignerons, ponto alto do salão, terá um jantar orgânico com acompanhamento e degustação dos vinhos premiados, bem como de outros vinhos expostos no salão, selecionados pelos próprios expositores.

O salão Millésime Bio é um conceito inédito no mundo. Criado em 1993 por um pequeno grupo de viticultores da região Languedoc-Roussillon, seu objetivo é incrementar o conhecimento, os intercâmbios e a convivialidade em torno de um tema único : o vinho orgânico.

A edição de 2010 recebeu: . 491 expositores produtores e negociantes (+ 38% em relação à edição de 2009), vindos da África do Sul, de vários países europeus, dos Estados Unidos, da Argentina, do Egito. 2.700 visitantes profissionais de 25 países (além da França), vindos sobretudo da Europa, representando 700 empresas ligadas ao comércio de vinhos (+ 58% em relação à edição de 2009).

Alguns dados sobre o mercado do vinho orgânico:Com 39.000 ha no sistema de produção orgânica em 2009 (contra 28.000 ha em 2008), o vinhedo orgânico francês registra uma progressão de 39%.

O número de propriedades vitícolas aumentou 31% de 2008 a 2009 (respectivamente 2.301 e 3.024). Na liderança, três regiões francesas ocupam 2/3 da área dos vinhedos certificados: Languedoc-Roussillon (12.661 ha, + 52% em um ano), seguida das regiões Provence-Côte d’Azur (8.981 ha, + 35% em um ano) e Aquitaine (5.463 ha, + 45% em um ano).

Em termos mundiais, a França posiciona-se em segundo lugar, atrás apenas da Itália.

Em relação ao consumo, entre 2008 e 2009, o faturamento dos produtos orgânicos cresceu 30% em hipermercados e supermercados e o dos vinhos orgânicos tranquilos 65 %.

46% dos franceses declararam ter consumido pelo menos um produto orgânico por mês em 2009. Site:[ www.millesime-bio.com]

Languedoc-Roussillon: principal região francesa em termos de viticultura orgânica - Compromisso da região Languedoc-Roussillon em prol da agricultura orgânica - A ambição da Região Languedoc-Roussillon é incentivar práticas agrícolas que respeitem o meio ambiente e a biodiversidade, que sejam bem aceitas pelos consumidores e que agreguem maior valor aos produtores e empresas locais.

Languedoc-Roussillon pode orgulhar-se em ser a principal região francesa em termos de viticultura orgânica. A dinâmica de conversão prossegue, após a fase de aceleração em 2009: 200 viticultores participantes, o dobro das áreas de conversão, ou seja, 798 propriedades orgânicas ou em conversão que cobrem 5% das áreas vitícolas (12.661 ha).

Esta dinâmica de crescimento deve-se inclusive às iniciativas de empresas regionais e do comércio que conquistam mercados na França e no exterior e valorizam uma ampla gama de vinhos orgânicos provenientes dos terroirs da região Languedoc-Roussillon. Mercado lucrativo, os vinhos orgânicos são particularmente apreciados pelos consumidores preocupados com a qualidade de sua alimentação e do meio ambiente.

Para a Região, a agricultura orgânica é um investimento em prol do desenvolvimento sustentável. Neste sentido, o programa regional de desenvolvimento da agricultura orgânica investiu 6,5 milhões de euros no período 2005-2009.

Na nova legislatura, a Região renova seu apoio aos projetos «orgânicos», contribuindo para a conquista de mercados e a intensificação dos fluxos entre produtores e empresas da região Languedoc-Roussillon. A estratégia de valorização «Sud de France» tem como objetivo facilitar o acesso aos produtos orgânicos do Languedoc-Roussillon.

A Região também apóia programas de experimentação como a luta contra o oídio e ações inovadoras, como a convenção Bi-Eau.

Desde 2007, a região destinou 15 milhões de euros ao «Plano Vitícola» - No topo da produção agrícola na região Languedoc-Roussillon, a viticultura é uma das principais marcas da identidade da região e desempenha um papel fundamental na sua organização. Trata-se da primeira região vitícola do mundo com 12,7 milhões de hectolitros produzidos em 2009, cerca de 256.000 hectares de vinhedos, 25.000 viticultores, 4.000 produtores independentes e cooperativas.

Com um programa completo de estruturação da cadeia produtiva chamado «Plano Vitícola», adotado pelo Conselho Regional em julho de 2007, a Região tem como objetivo acompanhar este setor chave, em profunda mutação.

A campanha de promoção dos vinhos «Sud de France» é um dos principais desafios, em torno do qual este programa foi elaborado. Ele tem como objetivo operacional divulgar e incrementar a venda dos vinhos regionais em mercados locais, nacionais e, principalmente, internacionais graças a uma marca única e forte. Esta marca «Sud de France» também se aplica a todos os produtos agrícolas e alimentícios de qualidade da região Languedoc-Roussillon, bem como ao turismo.

Em 2011, a região Languedoc-Roussillon receberá três eventos de peso: Encontros Mediterrâneos do Moscatel, nos dias 22, 23, 24 de janeiro em Perpignan (CIVR), Millésime Bio de 24 a 26 de janeiro (AIVB-LR) e Fórum Internacional de Negócios (Sud de France Export) nos dias 28 e 29 de janeiro no Parque de Exposições de Montpellier. Estes três eventos complementares, patrocinados pela Região, representam uma ocasião única para divulgar e promover os vinhos Sud de France.

18ª Edição do Millésime Bio, com abertura aos visitantes, na segunda-feira, 24 de janeiro de 2011: 10h00 – 19h00 | Terça-feira, 25 de janeiro de 2011: 9h00 – 19h00 | Quarta-feira, 26 de janeiro de 2011: 9h00 – 17h00, no Parque de Exposições Montpellier, entrada Sul, Hall 12 | Transporte gratuito: Aeroporto de Montpellier Méditerranée – Estação SNCF – Parque de Exposições | Hospedagem: novo serviço de reserva on-line: [www.millesime-bio.com ] | Trem: desconto de até 20% nos percursos de trem da SNCF na França [www.voyages-sncf.com | www.tgv.com | www.idtgv.com]. Tempo de viagem de Paris à Montpellier: 3h30 \ Contato: AIVB-LR | Avião: tarifas preferenciais - Air France e KLM Global meetings [ www.airfranceklm-globalmeetings.com] Código de identificação a ser informado por ocasião da reserva: 06957AF | Validade: 19/01/2011 a 31/01/2011.

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