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30/11/2010 - 09:32

Grupo Pão de Açúcar e dunnhumby fazem parceria

J&V prevê exclusividade da operação no Brasil e tem inicio com programa Mais.

São Paulo - O Grupo Pão de Açúcar e a dunnhumby firmaram um acordo de associação (joint-venture). A partir desse acordo, a dunnhumby, empresa reconhecida como fornecedora de soluções de marketing relacionado a bens de consumo nos principais mercados varejistas globais, passa a atuar no Brasil, com exclusividade para o Grupo, trazendo o que há de mais moderno em conceito de inteligência de gestão de varejo mundial.

O projeto, que tem início no Programa de Relacionamento Mais da rede Pão de Açúcar, tem o objetivo de promover análises relacionadas ao conhecimento do consumidor e desenvolver ações e projetos em parceria com fornecedores, que tragam benefícios aos clientes, em formato de sortimento, preços e promoções e, por conseqüência, ampliação das vendas. “Esta é uma parceria de longo prazo, onde GPA e dunnhumby se propõem a construir um negócio com benefícios em toda cadeia, em especial para os clientes que poderão contar com lojas ainda mais adequadas ao seu perfil”, avalia Ramatis Rodrigues, Vice Presidente Comercial do Grupo Pão de Açúcar.

O projeto tem como foco a análise das vendas e sua relação com o comportamento dos clientes no ponto de venda. Esse diagnóstico parte de uma ferramenta desenvolvida pela dunnhumby que considera uma série de variáveis analisadas a partir da demanda e comportamento dos consumidores, incluindo a relação entre freqüência de compra e tíquete médio, que permite melhor assertividade nas decisões de oferta, preço e sortimento. As informações utilizadas não incluem dados cadastrais dos clientes, garantindo total confidencialidade e privacidade das informações pessoais.

A parceria é considerada uma evolução do conceito de relacionamento iniciado com o programa Mais. Para Cristina Serra, diretora de marketing do Grupo, “a rede Pão de Açúcar foi a primeira varejista a criar um programa de relacionamento no varejo brasileiro, com o Mais. Agora, buscamos avançar com ferramentas inovadoras e comprovadamente eficazes para melhor identificarmos as necessidades e expectativas dos nossos clientes. O resultado desse conhecimento é a adequação do mix de produtos, promoções e comunicação de acordo com as necessidades dos consumidores”.

Com presença em mais de 25 países a dunnhumby chega ao Brasil num cenário extremamente favorável. Segundo Serra, “vivemos um grande momento econômico em boa parte estimulado pelo consumo interno. Queremos preparar nossas lojas para que possam ajudar os clientes a comprarem melhor e continuamente oferecer uma experiência de compra diferenciada que possibilite sua fidelização”.

Para a dunnhumby, o conhecimento acumulado em outros mercados facilitará sua atuação. “Vamos aplicar a experiência das parcerias com grandes empresas como Groupe Casino, Tesco e Kroger, nos adequando às necessidades e realidade do mercado brasileiro e aplicar nossas metodologias da forma mais positiva no negócio do Grupo Pão de Açúcar”, Stuart Appleby, Diretor Geral da dunnhumby Brasil e Colômbia

Programa de relacionamento Mais - O primeiro programa de relacionamento do varejo brasileiro, o “Mais” do Pão de Açúcar foi criado em fevereiro de 2000 já está em todas as lojas da rede. Com mais de 2 milhões de clientes cadastrados, o programa responde por mais de 50% das vendas da rede. Reformulado integralmente em julho de 2009, o Mais conta com um sistema de pontos que são convertidos em vale-compras e trocados por produtos nas lojas. Os clientes também contam com descontos exclusivos em cerca de 150 produtos diariamente. [www.paodeacucar.com.br/mais ]

Perfil da dunnhumby - Fundada por Clive Humby e Edwina Dunn em 1989, a dunnhumby se baseia em uma ideia simples: colocar o cliente no centro da decisão de negócios. Há 20 anos, a empresa tem sido a voz do cliente para varejistas e seus fornecedores em mais de 25 países no mundo, envolvendo relações de consumo entre 350 milhões de pessoas. No Brasil, a associação com o Grupo Pão de Açúcar, permitirá a empresa e seus fornecedores, entender melhor o comportamento e necessidades de seus clientes e com isso adequar o sortimento de produtos e promoções, desenvolvimento de novos produtos e uma melhor experiência de compra para os clientes. “Este modelo e filosofia têm melhorado o desempenho de algumas das maiores companhias mundiais, tanto do lado do varejo, entre eles Tesco, Casino e Kroger, como da indústria. Alguns exemplos de empresas que figuram na lista de clientes da dunnhumby no mundo são: Procter & Gamble, Kraft e Pepsico”.

Grupo Pão de Açúcar - Pioneiro no setor varejista de alimentos no Brasil, o Grupo Pão de Açúcar é o maior grupo de distribuição da América Latina. Para garantir a atuação no mercado e atender às diferentes necessidades e expectativas dos consumidores, a empresa mantém estrutura multiformato com mais de 1300 lojas nos modelos: supermercados (Pão de Açúcar, Extra, CompreBem e Sendas), hipermercados (Extra), lojas de bens duráveis (Ponto Frio, Extra-Eletro), lojas de conveniência (Extra Fácil) e atacarejo (Assai Atacadista). Ao se unir a Casas Bahia, a empresa passa a ser o maior empregador privado do País, com mais de 140 mil funcionários e mais de 1800 lojas.

A companhia mantém operações em 18 estados de todas as regiões do Brasil e Distrito Federal, totalizando mais de 2,8 milhões de m² de área de vendas. No comércio eletrônico atua com o varejo de alimentos, com o site www.paodeacucar.com.br, e não alimentos, com os sites www.extra.com.br e www.pontofrio.com.br. Implementada a associação com Casas Bahia, também irá operar o site www.casasbahia.com.br.

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