Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

30/11/2010 - 09:40

Exposição “Tempo ao Tempo” abre definitivamente ao público


Acervo que integra o projeto do Museu Hering poderá ser visitado a partir do dia 30 de novembro (terça-feira), com entrada franca.

A Cia Hering abre definitivamente ao público, nesta terça-feira, 30 de novembro, a visitação da exposição “Tempo ao Tempo”, acervo que integra o projeto do Museu Hering. O espaço turístico e cultural fica na unidade matriz da empresa (Rua Hermann Hering, 1790 – Bairro Bom Retiro, em Blumenau/SC) e pode ser conferido de terça a sexta-feira, das 9 às 18 horas e aos sábados, domingos e feriados, das 10 às 16 horas. O acesso será gratuito nos três primeiros meses de visitação (até fevereiro).

A exposição permanente que integra o projeto do Museu Hering é composta por acervo histórico e multimídia, retratando os 130 anos da empresa e a saga dos Hering, desde que chegaram da Alemanha, em 1878. A implantação deste espaço era um sonho do ex-presidente da Companhia, Ingo Hering, que deixou seu desejo expresso em uma carta, também apresentada no acervo.

Tempo ao Tempo - A Exposição “Tempo ao Tempo” espelha a trajetória de vanguarda que a Hering sempre teve no cenário brasileiro da moda, da indústria, da economia e da responsabilidade socioambiental. O passado está representado em equipamentos, peças de roupas, tecidos e aviamentos, estampas e embalagens, documentos e fotografias.

Mas a proposta do Museu Hering é ser um espaço multiuso, interativo, criativo e crítico, moderno e atual, que associe a preservação das referências históricas com o conceito de inovação da marca dos dois peixinhos. Um lugar em que a visitação dê lugar à observação, à experimentação, ao conhecimento e ao questionamento sobre aspectos da história, empreendedorismo, criatividade e outros que permeiam a cronologia da Cia Hering.

Paineis expositivos mostram como a história da Hering fluiu paralelamente à evolução de Blumenau e de Santa Catarina. Equipamentos multimídia (terminais touchscreen) permitem ao visitante conhecer a memória da empresa e a opinião das pessoas que fizeram e fazem a história da Hering. Um expositor bastante criativo explora a evolução da moda íntima. No espaço de customização o visitante pode conhecer o processo de criação e o sistema hotstamp, criando suas próprias opções de estampa.

Dualidade - De acordo com a museóloga Marília Xavier Cury, da Universidade de São Paulo, convidada pela Hering para desenvolver o projeto, o acervo destinado ao Museu segue duas linhas de informação. Uma é a história da família Hering, com biografias, fotos, genealogia e documentos. A outra é voltada para a história da empresa e seus desafios, o empreendedorismo dos fundadores, maquinários e tecnologias empregadas para produzir peças que desde sempre estão presentes na vida dos consumidores.

Das primeiras peças produzidas até os dias atuais e o foco voltado para a construção de marcas e canais de distribuição, tudo está contemplado no Museu, que também se propõe a ser um ambiente cultural, de eventos e atividades que contribuam para a democratização da educação e do lazer. Informação, referências da moda e curiosidades estão presentes.

Restauro - Para abrigar a exposição, a Hering fez o restauro de uma casa enxaimel que integra o complexo da companhia, no Bairro Bom Retiro. O imóvel de 435 metros quadrados foi construído no final do século 19 e é patrimônio tombado pelo Estado. O projeto da Exposição “Tempo ao Tempo” foi aprovado pela Lei Rouanet de Incentivo à Cultura, com aporte integral da Cia Hering, no valor de R$ 1.089.898,00.

Exposição permanente “Tempo ao Tempo”, que integra o projeto do Museu Hering,Rua Hermann Hering, 1790 – Bairro Bom Retiro – Blumenau/SC . A partir do dia 03 de novembro (terça-feira), de terça a sexta-feira, das 9 às 18 horas. Aos sábados, domingos e feriados, das 10 às 16 horas. Entrada franca nos meses de dezembro, janeiro e fevereiro. | Telefone: (47) 3321-3340

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira