Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

30/11/2010 - 09:40

CAIXA recebe selo parceiro da aprendizagem do ministério do trabalho

Mais de 17 mil adolescentes e jovens já foram incluídos no Programa Aprendizagem da CAIXA.

A Caixa Econômica Federal recebe o Selo Parceiro da Aprendizagem, promovido pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), no dia 30 de novembro (terça-feira), em Brasília (DF). O selo é concedido a empresas e entidades que atuam no desenvolvimento de ações que envolvam a formação, qualificação, preparação e inserção de adolescentes, jovens e pessoas com deficiência no mundo do trabalho, de acordo com diretrizes estabelecidas pelo MTE.

Em todo o Brasil, 17.055 adolescentes e jovens já foram incluídos no Programa Aprendizagem da CAIXA. Destes, 3.707 adolescentes e 797 jovens ainda participam do programa.

Com os objetivos de inclusão social e a preparação do jovem para o mercado de trabalho, o Programa possibilita uma formação técnico-profissional metódica, compatível com o desenvolvimento físico, moral e psicológico dos beneficiados.

Composto pelos projetos Adolescente Aprendiz, criado em 2003, para menores entre 15 e 18 anos de idade e Jovem Aprendiz, implantado em 2010, para jovens entre 18 e 24 anos, o Programa Aprendizagem da CAIXA busca contratar adolescentes e jovens de baixa renda.

Preferencialmente, são contratados os beneficiários ou egressos de ações de qualificação profissional ou de programas sociais custeados pelo poder público, além de pertencentes a grupos mais vulneráveis do ponto de vista da inclusão no mercado de trabalho.

A CAIXA é o primeiro banco a adotar a proposta pedagógica que busca instituir arcos ocupacionais para a aprendizagem, previstos na Portaria do MTE nº 615/2007. De acordo com a proposta, o jovem aprendiz deve ser capacitado em quatro ou mais ocupações profissionais relacionadas, para ampliar as possibilidades de inserção no mercado de trabalho.

Na rede de agências da CAIXA, o jovem aprendiz é capacitado para desempenhar ocupações profissionais destinadas ao setor bancário, como office boy, atendente de agência, escriturário, além de caixa de banco (capacitação teórica).

“A CAIXA cumpre sua função social e contribui com a formação de futuros profissionais para o mercado do trabalho. Mais que uma obrigação legal, a aprendizagem é uma ação de responsabilidade social e um importante fator de promoção da cidadania”, ressalta a superintendente nacional de Responsabilidade Social Empresarial da CAIXA, Ana Telma Sobreira do Monte.

Projeto Vira Vida - A CAIXA, além de atender a todos os requisitos para recebimento do Selo, foi pioneira na parceria para inclusão dos jovens do projeto Vira Vida. O Vira Vida é uma iniciativa do Conselho Nacional do SESI, que visa ao enfrentamento da exploração sexual de jovens e adolescentes. Metade das vagas disponíveis para o Programa Jovem Aprendiz nas cidades de Fortaleza, Recife, Natal, Belém, Brasília, Teresina e Salvador é destinada ao Projeto. | www.caixa.gov.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira