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01/12/2010 - 07:06

Salto e Itu conquistam novo atrativo turístico


O Trem Republicano é a novidade que vai alavancar o turismo, gerar empregos, renda e mais visitação aos municípios da região. Para a FRESP - Federação das Empresas de Transportes de Passageiros por Fretamento do Estado de São Paulo é importante que as cidades estejam preparadas para atender bem os visitantes que chegarão via transporte rodoviário para conhecer o roteiro ferroviário.

A partir de 2011, as cidades de Salto e Itu vão ganhar mais um atrativo para movimentar o setor turístico da região. O Trem Republicano é um projeto iniciado no começo do ano e que, brevemente deve se tornar realidade. A novidade vai reativar as linhas férreas que ligam as duas cidades, bem como promover a reforma da Maria Fumaça e das estações para movimentar o turismo regional.

Inicialmente, a proposta é que o trem percorra 7 km entre os dois municípios, aos finais de semana e feriados. Cada passeio poderá levar até 150 pessoas, as quais vão poder apreciar as belezas naturais do percurso, uma transição entre a Mata Atlântica, cerrado e a antiga ponte férrea sobre o rio Tietê.

De acordo com o idealizador do projeto Fabio Luiz Grizotto, da Secretaria Municipal de Turismo, Lazer e Eventos de Itu, o maior atrativo do empreendimento é o próprio trem turístico, que utilizará uma locomotiva a vapor e carros de passageiro de madeira. A Prefeitura de Itu ainda não tem uma estimativa de público, mas espera atrair público de todas as regiões do Estado de São Paulo, devido à grandiosidade do empreendimento.

Segundo Grissotto, “o projeto vem suprir uma necessidade regional no setor e além de resgatar a história pode alavancar a economia com a geração de novos postos de trabalho e o aumento da renda”. “A ferrovia juntamente com esses roteiros irão movimentar a economia local e atrair novos investimentos na área hoteleira, gastronomia, entretenimento e transporte”, confirma o turismólogo.

Muitos outros atrativos virão em consequência dessa movimentação, no entanto é preciso estruturar também um plano de ação em relação ao transporte das pessoas até a Maria Fumaça, por exemplo.

Para Regina Rocha, diretora executiva da FRESP - Federação das Empresas de Transportes de Passageiros por Fretamento do Estado de São Paulo, é importante que as duas cidades estejam preparadas para atender bem os visitantes. “A proposta de implantação do trem é ótima, valoriza a história dos municípios e reaviva a questão do glamour e da utilização das linhas férreas como eram feitas no passado, mas é preciso que o poder público esteja atento às novas demandas e suas necessidades”.

Regina, que também é bacharel em turismo, acredita que um dos fatores importantes a ser avaliado e estruturado é a questão do transporte até os pontos turísticos das cidades. “É preciso desenvolver, de forma antecipada, a infraestrutura de embarque e desembarque dos passageiros, para que tenham segurança e tranquilidade durante os momentos de lazer. É preciso também atentar para a venda antecipada de bilhetes/ingressos para que pessoas de cidades distantes consigam planejar com antecedência a visita. E, principalmente, incentivar a utilização do transporte de fretamento turístico, que está preparado e bem aparelhado para suprir as novas demandas”, ressalta a dirigente.

Segundo ela, para transportar cerca de 150 pessoas até o Trem Republicano serão necessários, em média, quatro ônibus de fretamento turístico. Já, se os visitantes utilizarem o transporte individual, utilizarão pelo menos 37 vagas de estacionamento. “No início da operação, como o trem ficará ocioso na maior parte do tempo, já que funcionará, na maioria das vezes, somente em finais de semana, é mais barato e interessante incentivar a formação de grupos de visitação, em que os turistas pudessem utilizar os ônibus de fretamento como opção. Lembrando que esses veículos que transportam um maior número de pessoas, com qualidade, planejamento antecipado, segurança e ainda ocupam menos espaço do viário público, além de poluir menos do que a quantidade de automóveis necessários para transportar o mesmo número de pessoas”, conclui a diretora.

Durante a semana, devido ao alto custo do transporte, o trem só poderá funcionar em esquema de reservas para grupos como escolas, entidades, associações etc. “As empresas associadas à FRESP podem oferecer o transporte para esses grupos específicos”, propõe Regina Rocha.

Trem Republicano - A proposta do desenvolvimento do Trem Republicano surgiu a partir de um convite enviado à Prefeitura de Itu, para participação no Seminário Nacional de Revitalização Ferroviária, que aconteceu na cidade do Rio de Janeiro em 2005.

As tarifas ainda não estão definidas, dependem do custo operacional da empresa concessionária que vencer a licitação para a operação da ferrovia.

De acordo com Fábio, a prefeitura pretende disponibilizar transportes diferenciados como carruagens, troles, ônibus jardineiras para a realização dos roteiros turísticos. | http://twitter.com/@linkportal.

FRESP [www.fresp.org.br] -Federação das Empresas de Transportes de Passageiros por Fretamento do Estado de São Paulo.

Entidade sindical de grau superior, a FRESP foi criada em 1994, com o objetivo de agrupar, representar, coordenar, proteger e estimular o aprimoramento das atividades de transporte profissional de passageiros por fretamento.

A FRESP congrega 7 sindicatos regionais, que por sua vez têm 380 empresas associadas. São eles: Setfret - Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros por Fretamento de Sorocaba e Região; Sinfrecar - Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros por Fretamento de Campinas e Região; Sinfrepass - Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros por Fretamento de Ribeirão Preto; Sinfresan - Sindicato das Empresas de Passageiros por Fretamento de Santos; Sinfret - Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado de São Paulo; Sinfrevale - Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros por Fretamento da Região do Vale do Paraíba e Transfretur - Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros e Turismo de São Paulo.

No Estado de São Paulo existem 15 mil veículos de transporte profissional por fretamento e a modalidade gera 30 mil empregos diretos e 60 mil indiretos. O setor movimentou em 2009 cerca de R$ 2,82 bilhões. No Brasil 4.900 empresas de fretamento são cadastradas junto à ANTT para viagens interestaduais e internacionais. | Clarice Pereira .

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