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02/12/2010 - 08:28

everis apresenta novidades em BPO para segmento de Seguros

Empresa traz expertise da Europa e Estados Unidos e oferece soluções para mercado de seguros brasileiro.

São Paulo – Os serviços de Business Process Outsourcing (BPO) para o segmento de Seguros estão em desenvolvimento no País e, em torno de cinco anos, serão uma realidade no setor. Essa é a previsão de Cristopher Bunzl, sócio global responsável por Seguros da everis, para quem os indicativos da indústria seguradora brasileira apresentam crescimento acima da média mundial.

Quando se fala de mercado interno, o setor de Seguros brasileiro está em uma fase positiva de negociação. Já em relação ao mercado externo, a aposta da Europa no BPO está consolidada, com os grandes grupos seguradores multinacionais que sustentam sua eficiência investindo em tecnologia. Na América Latina, o setor é reconhecido pela capacidade de manter o indicador da rentabilidade técnica dos seguros superior ao de outros mercados mais maduros, porém ainda não avança em tecnologia tanto quanto poderia e, nos Estados Unidos, os modelos são mais agressivos e, assim, a opção é pelo BPO integral (operação e tecnologia) quando a terceirização é completa.

Existem diversos benefícios que podem ser avaliados quando se trata de BPO e que o torna atrativo: vantagens econômicas, quando os custos passam a ser variáveis, os investimentos diluídos e a economia em escala; vantagens em eficiência, pois a empresa passa a ter foco em seu “core-business”, aumento da qualidade dos serviços e melhoria do rendimento dos processos e, por último, vantagens em inovação, que consiste na aprendizagem de melhores práticas e acesso a novas tecnologias.

“As mudanças não acontecem da noite para o dia e todo o processo de terceirização deve ser baseado em um plano de negócios que funciona como principal ferramenta para medir e confirmar os passos a serem seguidos”, diz Cristopher. “É importante contar com consultores especializados, principalmente se a empresa está dando os primeiros passos no seu modelo de outsourcing.”

De acordo com a everis, o setor de Seguros no Brasil está crescendo quase 20% ao ano e o País tem a oportunidade em diversas áreas para elevar sua eficiência operacional com impacto positivo direto em seus resultados. Uma redução de 5% nos gastos administrativos supõe ganhos de R$ 3,8 milhões em média e colocaria o mercado brasileiro em níveis similares aos da Alemanha. Segundo Jeffrey Craig, CEO da Craig IS, um dos fatores que tem levado as seguradoras a terceirizar os processos que não são estratégicos para os negócios é a redução do de custos e a maior eficiência. “Dependendo da linha de negócios é possível reduzir em até 20% os custos de processos. Em linha mais complexas a redução média é de 5%, aponta o executivo.

Ainda segundo Cristopher Bunzl, é importante ressaltar que o pensamento do BPO em uma empresa vai além do salário, da redução de contas e de consertos. O retorno no investimento acontece tanto pelo aumento da eficiência de arquitetura nas operações quanto pela otimização do controle, gestão e diminuição do custo unitário dos recursos humanos, adotando o foco mais adequado. “Quando falamos dessa ferramenta, não se trata somente de tecnologia e sim de um imenso valor agregado ao serviço com foco no atendimento, com uma inteligência no processo que avalia inclusive respostas simples como o sim e o não do cliente que acessa o serviço, finaliza o executivo.

Perfil- A everis é uma consultoria multinacional que oferece soluções de negócio globais e tecnologia da informação a seus clientes, cobrindo todos os aspectos da cadeia de valor das organizações, desde a estratégia de negócios até a implementação e a operação dos sistemas. Fundada em 1996, a everis atualmente está presente em diferentes países da Europa (Espanha, Portugal, Bélgica e Itália) e da América (Chile, Brasil, Argentina, Colômbia, México e EUA), com mais de 8.000 profissionais no mundo.

No Brasil, a empresa conta com mais de 800 profissionais. O foco de negócios da everis no País são os setores de Entidades Financeiras, Telecomunicações e Indústria. Em 2009, a empresa faturou mundialmente € 404 milhões e R$ 70 milhões no Brasil.

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