Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

02/12/2010 - 08:35

Anglo American desenvolve ação de promoção de saúde sexual para celebrar o Dia Mundial de Combate à Aids

A partir do dia 1º de dezembro, mineradora disponibilizará preservativos a empregados e realizará atividades educativas.

Para celebrar o Dia Mundial de Combate à Aids, em 1º de dezembro (quarta-feira), a Anglo American, uma das maiores mineradoras do mundo, como em todos os anos, planejou mais uma ação pioneira em sua luta pela conscientização e prevenção de Aids e DSTs (Doenças Sexualmente Transmissíveis). . Esse ano, a empresa instalará porta-camisinhas em todas as suas operações e escritórios do Negócio Níquel no Brasil. O mote de toda a ação é: “Lembre-se desse E.P.I.*”, usando a terminologia de segurança do trabalho de operações industriais A ação vem completar e fortalecer ações educativas em prevenção ás DTS / HIV/ AIDS que a empresa já desenvolve. Segundo estatísticas do Departamento Nacional de AIDS, o Estado de Goiás é um dos estados que menos aplicam o orçamento destinado à doença.

Também para comemorar a data, em parceria com o Instituto Cultural Barong, a Anglo American promoverá, no centro de Niquelândia (GO), onde está localizada uma de suas operações de Níquel, uma série de atividades educativas, com ações de intervenção comportamental por meio de estratégias de comunicação que facilitem o entendimento e a assimilação das informações por parte dos participantes. Para isso, serão distribuídos preservativos e laços vermelhos – o símbolo internacional de luta contra a Aids - , haverá oficinas de uso correto do preservativo masculino e do feminino e o encaminhamento para hospitais públicos para a realização de consultas e exames de doenças sexualmente transmissíveis e HIV, além de orientações sobre as questões relacionadas ao universo da sexualidade.

“A Aids e a DST são assuntos com que nossa empresa se preocupa muito, a ponto de manter programas de prevenção, cuidado, suporte e tratamento, que foram premiados internacionalmente. Essa nossa iniciativa é mais um passo rumo à promoção de saúde dentro e fora da Anglo American”, destaca a assistente de Responsabilidade Social Silvia Almeida, soropositiva há 15 anos e em constante atividade em prol da conscientização acerca do HIV.

A luta contra a Aids é, também, parte de sua política de responsabilidade social: a empresa foi uma das primeiras a desenvolver uma ampla estratégia de conscientização e prevenção, com o objetivo de minimizar a contaminação entre os seus empregados e nas comunidades onde atua. Desta forma, não é apenas no Dia Mundial de Combate à Aids que a Empresa desenvolve ações relacionadas ao tema.

Prova disso é a parceria realizada com a ONG Reprolatina para o desenvolvimento de programas e atividades de capacitação à população habitante no entorno de suas operações para diminuir as desigualdades de gênero entre homens e mulheres e para proteger e promover a saúde, os direitos sexuais e os direitos reprodutivos. A parceria consiste em um projeto de três anos nas comunidades de Barro Alto (GO), Conceição do Mato Dentro (MG), Alvorada de Minas (MG) e Dom Joaquim (MG).

Outro exemplo das ações da Anglo American contra a Aids é o “Esquadrão da Saúde”. Lançado no Carnaval de 2010, o material é uma cartilha em formato de gibi, ilustrado com caricaturas de empregados, com informações sobre Aids e outras DSTs, de como prevenir, quais os cuidados que devem ser tomados e como encarar essas doenças nos relacionamentos interpessoais. O material é destinado ao público interno das unidades da Empresa, mas a ideia é, posteriormente, fazer com que o “Esquadrão da Saúde” chegue às comunidades em que a Anglo American está inserida.

Equipamento de Proteção Individual.: Campanha Fique Sabendo - Em novembro de 2009, a Anglo American lançou uma campanha de incentivo ao teste voluntário de HIV por meio do “Fique Sabendo”, programa do governo federal que oferece esses exames à população. A empresa tem como objetivo, por meio dessa ação, informar os empregados sobre os pontos positivos que o conhecimento da sorologia traz e como a realização do teste está sendo usada como forma de combate ao vírus.

De acordo com Silvia Almeida, assistente de Responsabilidade Social da Anglo American, essa informação é muito importante ao indivíduo, pois às vezes a pessoa não conhece sua sorologia e fica doente, o que pode ser evitado com o diagnóstico precoce. Além disso, quando isso acontece, esta pessoa torna-se potencial transmissora do vírus.

“Com essa campanha também vamos aproveitar para divulgar as formas de apoio que a Anglo American oferece em caso de resultado positivo. O empregado que aderir ao teste, que deverá ser realizado em postos públicos, terá total liberdade para expor ou não o resultado de sua condição sorológica à empresa e terá sempre a sua identidade preservada. Lembrando que esse direito também vale para qualquer outro incidente médico que o empregado enfrente”, destaca Silvia, que é empregada da Anglo American há 25 anos e portadora do vírus HIV desde 1994.

Como contribuição para a minimização das consequências desta epidemia, a Anglo American oferece auxílio para todos aqueles que procurarem conhecer sua sorologia. “Aids é uma epidemia grave, e a infecção é silenciosa. Podemos ajudar aqueles que nos procurarem. Não podemos perder o foco na prevenção, pois prevenir é uma opção e está nas mãos de cada um de nós”, diz Silvia.

Os pontos fortes do diagnóstico - Hoje em dia, a maioria dos casos de mortalidade por AIDS está ligada ao não conhecimento da doença e suas consequentes complicações. E o diagnóstico precoce propicia o retardamento dessas doenças e aumenta a eficácia do tratamento. Assim como ajuda a conter a transmissão do vírus. “É importante dizer que muitas pessoas que não sabem sua sorologia podem estar infectadas sem sintomas e, mesmo assim, serem transmissoras do HIV”, diz Silvia.

Isso porque o vírus pode ficar alojado no organismo por cinco, dez ou mais anos sem sintomas aparentes, dependendo da resposta imunológica de cada pessoa. Ela finaliza: “Atualmente, os tratamentos são muito eficazes e, no Brasil, a Aids tem tratamento e medicamento gratuitos”.

Instituto Cultural Barong - O Instituto Cultural Barong tem uma história na qual a criatividade e a inovação são uma constante quando o intuito é atingir seus objetivos de forma diferenciada no combate as DST/HIV/Aids, Hepatites, Gravidez Inesperada, Tuberculose e uso abusivo de drogas lícitas e ilícitas. Criado em 1996, com a característica de uma “Ong na Rua” foi pioneiro no conceito de “marketing social itinerante”, buscando assim promover a saúde sexual e reprodutiva entre a população em geral.

Utilizando uma unidade móvel na qual é inflada uma camisinha de 5m de altura, o Barong disponibiliza a sua equipe multidisciplinar – psicólogas, sexólogas, arte educadores e agentes de saúde - a toda população. Os profissionais do Barong realizam aconselhamentos, pronto-atendimento psicológico, encaminhamentos para os serviços de saúde e esclarecem dúvidas sobre saúde sexual e reprodutiva; sempre com delicadeza e bom humor.

Desde a sua fundação é apoiado e reconhecido pela Coordenação Nacional de Aids, Programa Estadual de Aids de São Paulo e Coordenação Municipal de Aids. Em 2002 a Instituição recebeu o Primeiro Lugar no Prêmio de Ações Sustentáveis em Hiv/Aids do Ministério da Saúde; em 2004, venceu o Prêmio Aids Responsabilidade Social Saúde Brasil e em 2005 também foi indicado a este mesmo prêmio. A Instituição é reconhecida também por sua capacidade de realizar campanhas educativas em espaços públicos, tendo pesquisas, estudos e trabalhos publicados sobre vulnerabilidade e comportamentos de risco em situações de lazer, férias e afins. | www.barong.org.br

Anglo American e Aids - A luta contra a Aids é uma bandeira tradicional da Anglo American e faz parte de sua política de responsabilidade social. A companhia foi uma das primeiras a desenvolver uma ampla estratégia de conscientização e prevenção com o objetivo de minimizar a contaminação entre seus empregados. Hoje, na África do Sul, onde a questão do HIV/Aids é mais crítica, a Anglo American fornece gratuitamente medicamentos para o tratamento de seus empregados portadores do HIV, além de oferecer tratamento terapêutico para o empregado e seus familiares. No Brasil, a companhia realiza em datas específicas ações para reforçar a briga contra o vírus HIV, e estas ações são extensivas às comunidades onde a empresa está presente. No Dia Mundial de Combate à Aids, em 1º de dezembro, a empresa faz ampla campanha de conscientização de seus empregados para a prevenção da contaminação e disseminação da doença.

Perfil- A Anglo American plc é uma das maiores companhias de mineração do mundo, com sede no Reino Unido e capital aberto em Londres e Joanesburgo. Nosso portfólio abrange empresas de mineração de metais preciosos e minerais – é líder global em platina e diamantes; metais básicos – cobre e níquel; e outras commodities, como minério de ferro, carvão metalúrgico e carvão térmico. As operações de mineração da empresa e sua carteira de projetos estão localizadas na África do Sul, América do Sul, Austrália, América do Norte e Ásia.

No Brasil, com início das atividades em 1973, a Anglo American possui plantas de níquel em Niquelândia e está investindo US$ 1,8 bilhão no Projeto Barro Alto, para ampliar sua produção de níquel - a partir de 2011, a nova planta tem expectativa de produzir 36 mil t/ano de níquel contido em ferroníquel ao longo de 26 anos de operação. Além disso, o Grupo Anglo American possui operações de Nióbio, Fosfato e Minério de Ferro no País.

A Anglo American é uma empresa determinada a crescer no Brasil, trabalhando em conjunto com as comunidades locais e aplicando as melhores práticas de negócio adquiridas ao redor do mundo por quase um século.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira