Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

02/12/2010 - 09:26

Métodos contraceptivos: aliados do planejamento familiar

Reconhecidos como essenciais para o planejamento da maternidade, os métodos contraceptivos auxiliam a mulher que almeja o desenvolvimento da carreira profissional, até a chegada dos filhos.

Nas últimas décadas, a população feminina conquistou mais espaço no mercado de trabalho, ocupando cargos estratégicos e assumindo funções antes restritas aos homens. De um modo geral, as mulheres buscam, cada vez mais, o desenvolvimento de sua carreira, o que pode adiar os planos de maternidade a curto ou médio prazo. Neste contexto, os métodos anticoncepcionais se tornam aliados das mulheres, e de seus parceiros, ao permitir que o casal decida por ter ou não filhos. “A educação sexual sem fins reprodutivos é um tema que precisa ser debatido desde a adolescência para que o jovem leve este conhecimento até a fase adulta e possa tirar o máximo de proveito dos métodos contraceptivos”, afirma o Dr. José Bento, ginecologista e obstetra dos Hospitais Albert Einstein e São Luís.

De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a faixa etária entre 20 e 24 anos ainda concentra o maior percentual de nascimentos, porém os índices tiveram um declínio de 30,8%, em 1999, para 28,3% em 2009. Já entre as mais jovens, com idades entre 15 e 19 anos, os registros de nascimento caíram de 20,8% para 18,2% no mesmo período. Estes resultados refletem o movimento de declínio da taxa de natalidade iniciado há 50 anos, período marcado pelo surgimento da pílula anticoncepcional (no início dos anos 60). A partir da década de 70, as mulheres passaram a investir em sua escolaridade e, com isso, começaram a traçar o desenvolvimento de sua carreira. Dados da Fundação Carlos Chagas demonstram que em 1970, 17,5% da população economicamente ativa (PEA) feminina tinham nove anos ou mais de escolaridade, contra 8,4% da PEA masculino. Já em 2007, havia 11,1% da PEA feminino com 15 anos ou mais de estudo, em comparação, ao PEA masculino que representava 7,2%.

Paralelo a este cenário de expressiva participação da mulher no mercado de trabalho, surgiram diferentes métodos para planejar a gravidez. Entre as opções de métodos contraceptivos de longa duração, que atende ao perfil de mulher que opta pelo planejamento familiar, destaca-se o Sistema Intrauterino MIRENA® (levonogestrel, da Bayer Schering Pharma), que possui ação prolongada (cinco anos), cuja inserção é feita em consultório/ambulatório e tem a possibilidade de ser retirado a qualquer momento, principalmente quando a mulher desejar engravidar. “Além dos fins contraceptivos, este método reduz o sangramento menstrual e ajuda a previnir a endometriose, uma das principais causas de infertilidade feminina”, explica o Dr. José Bento. “Esse sistema intrauterino também pode ser um coadjuvante da reposição hormonal na menopausa”, complementa o médico.

Com a forma de “T” para se ajustar a cavidade uterina, o Sistema Intrauterino MIRENA® libera o hormônio levonorgestrel, semelhante a um dos hormônios produzidos pelo óvario, em doses baixas e constantes, apenas na cavidade do útero, o que reduz a ocorrência de efeitos colaterais.

No Brasil, o Sistema Intrauterino MIRENA® é aprovado pelas autoridades regulatórias do Ministério da Saúde para a contracepção, menorragia idiopática (sangramento menstrual excessivo) e como coadjuvante da reposição hormonal da menopausa (para a proteção contra hiperplasia endometrial - crescimento excessivo da camada de revestimento do útero). Além disso, as mulheres que desejam utilizar o método contraceptivo para fins de planejamento familiar, contam com a cobertura de planos de saúde para a colocação gratuita do sistema, incluindo produto e procedimento.

Perfil- A Bayer Schering Pharma (BSP), divisão da Bayer HealthCare, há quase 100 anos se dedica à pesquisa e desenvolvimento de produtos que garantam a qualidade de vida da mulher em fases importantes da sua vida: Contracepção, Gravidez e Menopausa. Seus estudos resultaram nos principais hormônios utilizados até hoje pela indústria farmacêutica.

O portfólio da BSP possui contraceptivos orais, injetável e intrauterino. Além da eficácia contraceptiva, os métodos mais modernos apresentam benefícios além da contracepção, demonstrados em diversos estudos clínicos. Os benefícios vão desde a regularização do volume da menstruação, alívio dos sintomas da TPM (Tensão Pré Menstrual), controle da acne, até a prevenção de tumores benignos e outras afecções no útero, ovário e mamas.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira