Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

02/12/2010 - 09:26

Presidente da Alcoa comemora 70% de autossuficiência energética em visita de Lula à usina de Estreito

Indice deve ser alcançado em breve; participação em outros consórcios já garante cerca de 50% de autoaproveitamento.

A Alcoa está muito próxima de atingir 70% de autossuficiência energética no País. O índice começa a ser alcançado em Fevereiro de 2011, quando poderá utilizar a energia gerada pela Usina Hidrelétrica Estreito, localizada entre os Estados do Maranhão e Tocantins. Além da Usina de Estreito, a Alcoa é acionista e usuária de energia das hidrelétricas Barra Grande e Machadinho, no Sul do Brasil, e Serra do Facão, entre os estados de Goiás e Minas Gerais, garantindo hoje cerca de 50% de autossuficiência à Companhia. Ontem (30/11) o presidente Luiz Inácio Lula da Silva acionou o fechamento do primeiro vertedouro da Usina de Estreito para iniciar o enchimento do reservatório.

“É um marco histórico para a Alcoa. Estamos felizes por esta conquista e por saber que muito em breve teremos 70% de autossuficiência energética em nossas operações. Todos os esforços que temos feito nesse sentido estão refletidos neste importante resultado”, comemora Franklin Lee Feder, presidente da Alcoa América Latina e Caribe.

O Presidente Lula destacou a importância do empreendimento para o país: “Esta hidrelétrica servirá de modelo para como tratar corretamente e respeitosamente os moradores que aqui vivem, os moradores, os pescadores e os que trabalham na agricultura”. Lula ressaltou que Estreito mostrou que empresários e movimentos sociais podem viver em acordo para o benefício de toda a população, se referindo ao convênio assinado pelo Ministério da Pesca e Aquicultura, CESTE, IBAMA e Colônia de Pescadores para implantação do projeto do Complexo Integrado de Escoamento, Processamento e Beneficiamento da Produção Pesqueira da área de influência da Usina Hidrelétrica Estreito.

Acompanhado do ministro de Minas e Energia, Marcio Zimmermann; da ministra do Meio Ambiente, Isabela Teixeira; do ministro interino da Pesca e Aquicultura, Cleberson Carneiro Zavaski; dos governadores do Maranhão, Roseana Sarney e do Tocantins, Carlos Gaguin, e dos senadores Edison Lobão (PMDB) e João Alberto (PMDB), entre outras dezenas de autoridades da região e empresários, o Presidente Lula visitou o canteiro de obras da hidrelétrica.

A UHE recebeu investimentos de R$ 4 bilhões e está prevista para ser inaugurada e gerar energia a partir de Fevereiro de 2011. O Ceste-Consórcio Estreito Energia é constituído por Alcoa (25,49%), GDF SUEZ / Tractebel Energia (40,07%), Companhia Vale do Rio Doce (30%) e Camargo Corrêa (4,44%).

Atualmente, cerca de 8 mil homens trabalham na UHE Estreito. A linha de transmissao, estruturas do vertedouro e da barragem foram concluídas e a casa de força, que fica no lado do Maranhão, está com 95% de suas obras civis finalizadas.

Para desocupar a área de abrangência da usina, o Ceste adquiriu mais de 3.000 propriedades, avaliando cada caso individualmente. Em todo este processo, o consórcio teve o cuidado de visitar, uma a uma, as famílias, levando informação e esclarecendo dúvidas. Foram mais de 2.350 visitas individuais e 53 reuniões coletivas com a população local.

A Usina Hidrelétrica Estreito tem capacidade instalada de 1.087 MW, energia assegurada em 641,1 MW médios, localizada no Rio Tocantins, na divisa dos estados do Maranhão com Tocantins. Área do reservatório de 440 km2, geração de 15 mil diretos (no momento de pico da obra) e 25 mil indiretos, investimento de R$ 4 bilhões. Municípios da área de influência : Estreito e Carolina (Maranhão); Aguiarnópolis, Palmeiras do Tocantins, Babaçulândia, Barra do Ouro, Filadélfia, Darcinópolis, Goiatins, Itapiratins, Palmeirante e Tupiratins (Tocantins). Volume de concreto lançado sw 933.740 m³ (Casa de Força, Tomada d´Água e Vertedouro), xapacidade de vazão do Vertedouro de 62.719 m³/s , queda nominal de 18,94 m, unidades geradoras com oito turbinas tipo Kaplan.Acionistas : GDF SUEZ / Tractebel Energia (40,07%), Companhia Vale do Rio Doce (30%), Alcoa (25,49%) e Camargo Corrêa (4,44%).

Perfil- Há 45 anos no Brasil, a Alcoa Alumínio S.A. é subsidiária da Alcoa Inc, líder mundial na produção de alumínio primário, alumínio transformado e alumina. Além de haver inventado a moderna industria do alumínio, há 120 anos, a Alcoa prima pela inovação, contribuindo para o desenvolvimento dos mercados aeroespacial, automotivo, de embalagens, construção civil, transporte comercial, eletrônicos e industrial. Além de alumina e alumínio primários, a Alcoa fabrica produtos transformados, como laminados e extrudados, bem como rodas forjadas, sistemas de fixação, fundidos de superligas e de precisão, estruturas e sistemas para construções. Dispõe também de sofisticadas tecnologias em outros metais leves, como superligas de titânio e niquel. A Companhia possui 59 mil funcionários em 31 países e integra pela nona vez consecutiva o Índice Dow Jones de Sustentabilidade. A sustentabilidade é parte integrante da Alcoa e está presente em todas as práticas, serviços e produtos oferecidos aos clientes, até porque, por ser infinitamente reciclável, o alumínio é a própria sustentabilidade em forma de metal, pois cerca de 75% de todo o alumínio produzido desde 1888 ainda continua em uso hoje em dia. A Companhia foi eleita por cinco vezes consecutivas uma das empresas mais sustentáveis do mundo no Fórum Econômico Mundial de Davos, na Suíça e é uma das fundadoras da Parceria Americana pela Ação Climática (United States Climate Action Partnership - USCAP), uma associação composta por importantes companhias e ONGs ambientais norte-americanas que lutam pela redução significativa das emissões de gases causadores do efeito estufa.

Na América Latina e Caribe, a Alcoa conta com mais de sete mil funcionários e opera em seis estados brasileiros - Pernambuco, Minas Gerais, Maranhão, Pará, São Paulo e Santa Catarina - incluindo uma nova mina de bauxita, instalada em Juruti-PA. Possui operações também na Jamaica, Suriname e Trinidad & Tobago. Além das usinas de Barra Grande e Machadinho, no Sul do Brasil, a Alcoa participa nos consórcios das hidrelétricas em construção de Estreito, na divisa do Tocantins e Maranhão; e Serra do Facão, entre os estados de Goiás e Minas Gerais. Neste ano a Alcoa foi eleita Empresa Sustentável do Ano pelo Guia Exame de Sustentabilidade, além de ser incluída pela terceira vez consecutiva, pela revista Dinheiro, em suas listas das 50 Empresas do Bem e das 500 Melhores Empresas. Considerada pela segunda vez consecutiva uma das Maiores entre as Melhores Empresas para se Trabalhar no Brasil, pelo Instituto Great Place to Work, foi também indicada como uma das Empresas mais Admiradas do Brasil, segundo pesquisa publicada pela revista Carta Capital.[ www.alcoa.com.br].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira