Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

02/12/2010 - 10:04

CIC de Caxias do Sul defende Vila Oliva como local para novo aeroporto internacional

Entidade de classe recebeu do DAP lista dos 15 itens que justificam opção técnica.

Uma das principais bandeiras levantadas pela presidência da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC) é a construção de um aeroporto internacional de cargas e passageiros na cidade. Além de desenvolver ainda mais a região, a demanda vai impulsionar a competitividade das empresas locais no cenário global. E não faltam números para justificar a importância da cidade, conhecida nacionalmente por sua pujança econômica, especialmente na área industrial.

A cidade, que abriga o segundo maior polo metalmecânico do País, possui o terceiro PIB do Estado, na ordem de R$ 9,8 bilhões, com 34 mil empresas, exportações que giram em torno de US$ 1,96 bilhão e PIB anual per capita de R$ 24.589,00. Pelo potencial econômico de Caxias do Sul o presidente da CIC, Milton Corlatti, acredita que a cidade merece um aeroporto à altura, o que significa, com melhores condições técnicas para operabilidade.

O presidente da CIC já anunciou publicamente em diversas ocasiões a defesa por Vila Oliva e acompanha os desdobramentos recentes em torno do anúncio do local para a construção do novo aeroporto da Serra gaúcha. Em contato por telefone na manhã de terça-feira-feira (30) com o secretário de Infraestrutura e Logística do Rio Grande do Sul, Daniel Andrade, Corlatti foi informado que a opção por Vila Oliva se baseia em 15 itens avaliados pelo estudo de viabilidade técnica realizado nas duas áreas. Conforme o secretário Andrade explicou ao presidente da CIC, o estudo faz parte do Plano Aeroviário do Estado do Rio Grande do Sul (PARGS 2003/2022). A avaliação de 15 premissas técnicas fizeram com que a área de Vila Oliva alcançasse nota 9,69, contra 5,34 para a localidade de Monte Bérico.

Também pela manhã, a CIC recebeu do Departamento Aeroportuário do Estado (DAP) a informação de que o "estudo do aeroporto da Serra partiu da premissa de uma pista com 3.000 metros no primeiro horizonte e 4.000 metros no segundo, sendo que 15 atributos foram comparados entre as duas áreas". São eles: distância ao centro urbano, vias de acesso, relação da pista com a cidade, sobrevoo da cidade, ocupação do entorno, infraestrutura de serviços, obstáculos físicos, direção dos ventos, proximidade de outros aeroportos, terraplenagem e topografia, geologia, dimensões possíveis, meio ambiente, área para infraestrutura e desapropriação e construções existentes.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira