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02/12/2010 - 10:04

Como o Gerenciamento de Portfólio de Projetos Apoia a Governança de TI

A divulgação de atos fraudulentos na gestão do Banco Panamericano (Grupo SS) nos assusta por vários aspectos e nos remete a acontecimentos não tão remotos. A cronologia dos fatos que resultaram em preocupações mais concretas com a governança corporativa teve início em 1995 com a quebra do banco inglês Barings que causou grandes danos ao mercado financeiro internacional. Em 2001, com a decretação das falências fraudulentas dos grupos Enron e Worldcom nos EUA, houve uma percepção geral que proteções adicionais aos mercados de capitais se faziam necessárias.

Em 2002, foi aprovada nos EUA a "Sarbanes-Oxley Act", que é a Lei que serve como diretriz para a adoção de processos de controle relacionados à governança corporativa. A Lei Sarbanes-Oxley define regras que exigem a adequação de controles internos nas empresas de forma a garantir a transparência e veracidade das informações constantes nos relatórios financeiros. As empresas brasileiras que negociam suas ações em Nova York são obrigadas a cumprir esta lei. Assim, o termo "Governança" acabou tornando-se uma denominação de um modelo que vai além das questões de gestão e controle, pois outros aspectos passaram a ser relevantes, como transparência nas decisões, ética empresarial, respeito aos "stakeholders" (acionistas, clientes, fornecedores, parceiros etc.), além de correção na conduta empresarial. No Brasil, a Bovespa em 2001 instituiu o que se denominou Novo Mercado que é uma lista de empresas com ações na bolsa que se comprometem na adoção de práticas de boa governança.

A Tecnologia da Informação ocupa um grande espaço na soma de responsabilidades sobre a governança corporativa, pois ela define, modela e automatiza processos de controle que garantem a aderência das organizações aos requisitos definidos pelas leis. No âmbito da TI, a "Governança" envolve um ciclo de fases que cobrem as iniciativas e demandas estratégicas das organizações com serviços e sistemas de TI. São elas: "Alinhamento Estratégico e Compliance", "Decisão, Priorização e Alocação de Recursos", "Processos, Métodos e Gestão" e "Medição de Desempenho"; todas envolvem a modelagem e implementação de processos e tecnologias (software) que visam tornar a organização de TI com menos riscos, mais integrada com o negócio e mais eficiente.

A criação de processos de gerenciamento efetivo sobre os portfolios de investimentos e projetos de TI determina o sucesso da gestão sobre as demandas advindas das áreas de negócio das empresas, garantindo assim que a Tecnologia da Informação atue em total alinhamento com os objetivos estratégicos da organização. Neste horizonte, gerenciar (identificar, valorizar, selecionar, priorizar, autorizar, executar, controlar, medir e reportar) demandas e portfólios de projetos com uso de poderosas ferramentas de PPM e de BI torna-se fator crítico de sucesso no apoio à adoção de práticas de boa Governança de TI.

. Por: Eduardo Brito é COO (Chief Operating Officer) da Interadapt.

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