Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

03/12/2010 - 08:41

Primeira rede social de opiniões sobre produtos será lançada inicialmente no Brasil

Investimento de US$ 2 milhões pretende captar 1 milhão de usuários em um ano.

A Kleintech, startup brasileira, fundada em 2009 e com presença no Vale do Silício, Califórnia, lançou em novembro o Frugar [www.frugar.com.br], a primeira rede social de opiniões sobre produtos. A rede está disponível em versão Beta na web e no celular no endereço [www.frugar.com.br] e na iTunes app store.

Diferente da maioria das redes sociais com presença internacional, o Frugar chega primeiro ao Brasil. O lançamento nos EUA está previsto para o primeiro trimestre de 2011.

O principal diferencial do Frugar é combinar pessoas, produtos e coleções de produtos. O serviço oferece aos usuários a possibilidade de, por meio das coleções, compartilhar com os amigos as experiências de compra e a busca pelo menor preço. O Frugar é ao mesmo tempo uma rede voltada para a utilidade (apoio à decisão de compra) e para a interação social (permite a expressão pessoal e a conexão com amigos).

As coleções de produtos são o destaque no Frugar - os usuários criam e compartilham coleções temáticas, reunindo produtos que querem comprar ou que sonham ter. Convidam amigos para seguir essas coleções e participar delas fazendo comentários, oferecendo recomendações ou sugerindo produtos. Através das coleções, os amigos podem acompanhar os interesses uns dos outros e trocar dicas que vão ajudar na hora da compra. O serviço permitirá já na próxima semana que o usuário compartilhe no Facebook suas atividades no Frugar - desde criar e atualizar coleções até comentários recebidos dos amigos.

A partir do Frugar os usuários podem realizar compras nos principais varejistas online do Brasil. A rede estréia permitindo aos usuários pesquisar e colecionar mais de 1 milhão de produtos de cerca de 20 grandes lojas brasileiras na internet. O projeto prevê a ampliação para que os usuários possam pesquisar e colecionar produtos oferecidos também em lojas físicas.

Após algumas semanas de testes realizados por convidados, o Frugar abre para o público em geral. As metas dos fundadores do Frugar são ambiciosas. “Vamos aproveitar o período das festas de fim de ano para apresentar o serviço aos consumidores brasileiros e ajudá-los na escolha dos presentes para amigos e familiares. Nossa meta é alcançar 1 milhão de usuários em 1 ano", declara o CEO Paulo Lerner.

O modelo de negócios do Frugar inclui a comercialização de links patrocinados, venda de publicidade e parcerias com varejistas e empresas de outros segmentos.

Por que lançar primeiro no Brasil? Criadora do Frugar, a Kleintech aposta na tendência do social shopping (fazer compras online contando com o envolvimento dos amigos) e na forte relação do usuário brasileiro com as redes sociais. Segundo relatório divulgado pelo Ibope Mídia em outubro, o brasileiro tem paixão por redes sociais. 62% dos brasileiros que estão nas redes acessam esses serviços no mínimo uma vez por dia. O usuário brasileiro tem em média 273 amigos nas redes sociais.

Para desenvolver o Frugar, a Kleintech captou até agora US$ 2 milhões de investidores brasileiros (angels). A empresa conta com 30 funcionários e tem escritórios no Rio de Janeiro, no Vale do Silício, nos Estados Unidos, e na Rússia. A equipe é formada por profissionais de diferentes nacionalidades - além dos brasileiros, inclui russos, americanos e alemães. A formação dessa equipe permitiu à empresa aliar alta tecnologia, design inovador e conhecimento do mercado de internet.

Quem são os fundadores?bAlém do CEO, Paulo Lerner, a Kleintech conta com mais três sócios: Jacob Golder, responsável pela área de engenharia, Eduardo Klein, responsável por pesquisa e desenvolvimento e Rodrigo Waissman, responsável por marketing e desenvolvimento de negócios.

Paulo Lerner, formado em Engenharia de Produção, é empreendedor desde muito jovem. Criou sua primeira empresa enquanto cursava a universidade, aos 19 anos.

Jacob Golder é um veterano de Silicon Valley. Foi vice presidente de tecnologia da CNet Networks e diretor de engenharia do eBay. Eduardo Klein é engenheiro elétrico e é responsável pelo setor de pesquisa em recomendação de produtos do Frugar.

Rodrigo Waissman é publicitário e construiu sua carreira como executivo em empresas de tecnologia e internet. Foi diretor do Yahoo! na América do Sul e Oceania, em funções de desenvolvimento de mercado e produto.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira