Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

03/12/2010 - 08:41

Vale inaugura sua operação de cobre no Chile


Tres Valles, um investimento de US$ 140 milhões, irá produzir 18,5 mil toneladas de catodos por ano e está gerando 560 postos de trabalho.

A Vale inaugurou no dia 02 de dezembro (quinta-feira), a planta de cobre Tres Valles, projeto que marca o início das operações da mineradora no Chile. Localizada em Salamanca, IV Região de Coquimbo, a planta, que terá capacidade anual de produção de 18,5 mil toneladas de catodos de cobre, é a primeira da empresa a produzir catodos em escala industrial, a partir do processo hidrometalúrgico. O investimento total na construção do projeto foi de US$ 140 milhões.

O empreendimento começou em 2005, com explorações que levaram ao descobrimento das jazidas de Papomono e Don Gabriel. Em outubro de 2008, foram entregues os estudos de impacto ambiental do Projeto Tres Valles e a Licença Ambiental foi aprovada 12 meses depois. No ano seguinte, o projeto entrou em sua etapa final de construção, um tempo recorde para um empreendimento desse porte.

A planta de Tres Valles conta com duas minas: Don Gabriel, a céu aberto, e Papomono, subterrânea. A operação também representa a porta de entrada dos investimentos da Vale no Chile, uma vez que todo o capital gerado a partir de suas operações será revertido na exploração de novos depósitos na região andina chilena.

Para viabilizar a operação de Tres Valles, a mineradora priorizou a contratação de mão de obra local, seguindo sua política global de gerar riqueza e desenvolvimento sustentável nas regiões onde atua. No caso de Tres Valles, a empresa criou oportunidades de trabalho para os moradores locais, a fim de contribuir para o desenvolvimento das comunidades de Salamanca e Illapel e para a província de Choapa. Foram gerados cerca de 1.800 empregos diretos e indiretos na implantação do projeto. Para a operação, são 560 postos de trabalho.

Uma das principais características desta nova operação de cobre é o uso de tecnologias que buscam o máximo em preservação ambiental, permitindo baixo consumo de água. Tres Valles utiliza um sistema de biolixiviação dentro do seu processo hidrometalúrgico, tecnologia que foi desenvolvida no Chile para solubilizar o cobre de alguns sulfatos por meio de bactérias.

A produção de cobre no Chile será destinada principalmente aos mercados do Brasil, da América do Norte e da Ásia. Além de Tres Valles, a mineradora produz concentrados de cobre em Sossego, Carajás, no Sudeste do Pará. Já no Canadá, a Vale produz concentrado de cobre anodo e catodo, associado às suas operações de exploração de níquel, em Sudbury e em Voisey Bay.

Desenvolvimento social - Desde 2005, quando foram iniciados os trabalhos para a exploração na região, foram realizados diversos programas em benefício das comunidades da região, tal como cursos de capacitação e a criação de pequenas empresas locais, como o Viveiro Comunitário. Também foi feito um acordo com a Associação de Mineração de Salamanca, a fim de permitir que os 70 mineiros da região pudessem atuar em 31 pontos dentro da área de concessão da Vale, contando com o a Desde 2005, quando foram iniciados os trabalhos para a exploração na região, foram realizados diversos programas em benefício das comunidades da região, tal como cursos de capacitação e a criação de pequenas empresas locais, como o Viveiro Comunitário. Também foi feito um acordo com a Associação de Mineração de Salamanca, a fim de permitir que os 70 mineiros da região pudessem atuar em 31 pontos dentro da área de concessão da Vale, contando com o apoio técnico e com a infraestrutura da mineradora. Além disso, estão planejados programas que beneficiarão a população de Salamanca relacionados a questões de infraestrutura, capacitação de mão de obra, saúde e saneamento e educação no trânsito.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira