Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

03/12/2010 - 08:51

GDF SUEZ participa da COP 16 com a apresentação das políticas do clima no setor de energia

Rio de Janeiro – Convidado pelo governo estadual de Santa Catarina, a GDF SUEZ irá participar ativamente das discussões sobre as políticas globais do clima, em Cancun, onde as Nações Unidas se encontrarão de 29 de novembro a 10 de dezembro para discutir ações para reduzir as emissões de gases de efeito estufa (GEE) ao redor do mundo.

Como pioneiro no desenvolvimento de projetos para reduzir os gases de efeito estufa na América Latina, a GDF SUEZ foi convidada pelo governo de Santa Catarina a compartilhar suas experiências em relação às políticas de clima no Brasil e o Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL) com os participantes da Conferência das Mudanças do Clima das Nações Unidas.

O exemplo do setor de energia brasileiro é particularmente interessante, considerando-se que a demanda por energia deve triplicar até 2030. Além disso, a alta demanda por capital e os longos ciclos de investimento exigem políticas eficientes para garantir o crescimento limpo. “A manutenção de baixa intensidade de emissões represente um desafio considerável para o país”, afirma Philipp Hauser, gerente sênior de créditos de carbono para a América Latina, “entretanto, as políticas adotadas pelo governo brasileiro em combinação com programas adequados oferecem a possibilidade de separar o crescimento econômico da trajetória de emissão de gases de efeito estufa”.

A GDF SUEZ tem uma longa tradição em investimentos em energia renovável e promove os instrumentos para que o mercado de créditos de carbono sirva como uma ferramenta global para financiar as atividades de mitigação desde o ano de 2000, quando passou a ser um dos investidores do fundo de protótipo de carbono do Banco Mundial. Atualmente, por conta própria e com parceiros, o grupo promove a mitigação de gases de efeito estufa (GEE) e projetos de MDL ao redor do mundo e empreende esforços para reduzir a emissão de GEE por meio de investimentos em energia renovável, infraestrutura de gás e medidas eficientes para unidades existentes.

Na América Latina, a GDF SUEZ desenvolve projetos de energia renovável e geração de gás eficiente no Brasil, Chile, Peru, Costa Rica e Panamá, permitindo a redução das emissões de mais de 5 milhões de CO2 por ano. Além disso, o grupo assinou acordos de compra de mais de 2 milhões de créditos de carbono de projetos de MDL nas áreas de tratamento de resíduos, bioeletricidade e hidráulica.

A apresentação do MDL no contexto das políticas nacionais de mitigação e o caso-estudo do setor elétrico brasileiro acontecerão no dia 3 de dezembro (sexta-feira), às 11h, no Espaço Brasil, Cancunmesse.

GDF SUEZ - Um dos líderes em geração de energia no mundo, o grupo GDF SUEZ atua em toda a cadeia da produção de energia, em eletricidade e gás natural, upstream e dowstream. Desenvolve negócios (energia, serviços e meio ambiente) segundo modelo de crescimento sustentável, com apoio na diversidade de fonte, geração flexível e de alta performance, a fim de fornecer soluções energéticas criativas para indivíduos, cidades e empresas. O Grupo emprega 200.650 pessoas ao redor do mundo e atingiu receita de € 79.9 bilhões em 2009 A GDF SUEZ é listada nas bolsas de Bruxelas, Luxemburgo e Paris e faz parte dos principais índices internacionais: CAC 40, BEL 20, DJ Stoxx 50, DJ Euro Stoxx 50, Euronext 100, FTSE Eurotop 100, MSCI Europe, ASPI Eurozone e ECPI Ethical Index EMU.

No Brasil, a GDF SUEZ é a maior empresa de energia privada, com cerca de 7% de geração total do país. Por meio de sua controlada Tractebel Energia, o grupo conta com um parque gerador com 21 usinas hidrelétricas, termelétricas e eólicas nos estados do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Tocantins, Piauí, Ceará, Minas Gerais e São Paulo, cuja capacidade instalada é de 6.469 MW.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira