Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

03/12/2010 - 08:51

Colaboradores do Teuto são incentivados a reduzir o consumo de água e energia

Ação do laboratório visa contribuir com a preservação do meio ambiente e formar cidadãos responsáveis.

O Laboratório Teuto com o intuito de se adequar aos conceitos de sustentabilidade lançou no início do mês de outubro uma campanha de conscientização. Atualmente a empresa emprega mais de dois mil funcionários, que por meio desta ação recebem informações para evitar o desperdício. A indústria acredita que pequenas atitudes como essas podem fazer diferença na preservação do meio ambiente.

Esta ação orienta os colaboradores a identificar e comunicar problemas de vazamento, não deixar torneiras abertas e usar água de forma racional. Para reduzir o consumo de energia e divulgar esta ação com os colaboradores, o departamento de marketing produziu material informativo na forma de wallpaper, e-mail marketing, cartazes e banners. Outra medida será a confecção de avisos na forma de adesivos para serem afixados nas paredes e interruptores das salas de cada setor.

Segundo o gerente de engenharia e projetos, Namur Brito, a campanha ainda não atingiu os objetivos esperados. Os colaboradores e a população de maneira geral, ainda são muito resistentes quando se trata das questões ambientais, por isso é necessário continuar com a campanha. Na verdade é esse o intuito do Teuto, conscientizar os colaboradores para que eles sejam propagadores da redução do consumo de água e energia. "Toda campanha que busca a conscientização de pessoas precisa ser exaustiva e persistente. Todos nós precisamos de um determinado tempo para assimilar uma nova ideia ou uma nova mudança de hábito. Isso é normal para todos os seres humanos", garantiu.

No setor de tratamento de água, o supervisor do setor, Graziani Augusto de Pádua, disse que algumas mudanças já foram feitas para garantir o retorno da campanha. De acordo com ele, o consumo de água na empresa é muito alto, como não é possível ver a quantidade dos gastos em cada setor, foi desenvolvido um projeto inédito para ser adotado no laboratório. O departamento irá instalar hidrômetros nas áreas produtivas para monitorar a quantidade de água gasta. A ideia é criar ações de conscientização voltadas para cada departamento. "A realidade do prédio dos líquidos é diferente dos sólidos. Com os dados em mãos é possível cobrar e desenvolver ações para incentivar os colaboradores a preservar o meio ambiente", disse.

Dados divulgados pelo setor de tratamento de água, mostram que a campanha obteve os primeiros resultados. Segundo os últimos registros, a economia de água tem ficado entre 75 e 80 m³. "A quantidade ainda é pequena, mas no final do mês esses números fazem a diferença", finalizou Graziani.

A analista de meio ambiente do Laboratório Teuto, Mônica Veloso, explicou que a empresa tem uma grande preocupação com o meio ambiente, por isso sempre desenvolve campanhas de conscientização e que é uma forma de despertar nos colaboradores a necessidade de preservar o meio ambiente. "Os colaboradores da empresa são uma parcela da população que vão se conscientizar e influenciar outras tantas pessoas. Reduzir o consumo é uma forma de garantir que a água e energia não vão faltar para as gerações futuras", afirmou.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira