Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

03/12/2010 - 08:59

Projeto brasileiro ganha prêmio Iberoamericano de Inovação e Empreendedorismo

O uso de brinquedos científicos para auxiliar no ensino de ciências foi considerado o melhor projeto inovador da comunidade iberoamericana. Premiação será neste sábado, 4 de dezembro, em Mar Del Plata, na Argentina, durante Cúpula Iberoamericana de Chefes de Estado e de Governo.

Utilizar brinquedos científicos em experimentações práticas para tornar natural o aprendizado de princípios científicos é a proposta catarinense, considerada o melhor projeto inovador da comunidade iberoamericana. A metodologia que começa a ser aplicada em escolas pode contribuir com o ensino de ciências de crianças e jovens. De forma lúdica e divertida, eles aprendem conceitos de Física, Matemática e outras disciplinas científicas.

No próximo sábado (04), a Mentes Brilhantes Brinquedos Científicos, empresa responsável pelo projeto, receberá o prêmio “Melhor Projeto Inovador” em Projetos Sociais e Ambientais, do Prêmio Iberoamericano de Inovação e Empreendedorismo, em Mar Del Plata, na Argentina. A premiação será realizada durante a Cúpula Iberoamericana de Chefes de Estado e de Governo, cujo tema central é Educação para inclusão social. A empresa catarinense será a única do Brasil a conquistar o prêmio. Dos 22 países que podem concorrer, também receberão o prêmio Iberoamericano de Inovação e Empreendedorismo projetos do Chile, Argentina e Espanha. A premiação é dividida em quatro categorias.

A proposta brasileira que conquistou reconhecimento internacional nasceu a partir da constatação de que é necessário introduzir métodos diferenciados para voltar a despertar o interesse dos jovens pelas Ciências. “Nós percebemos que crianças e jovens continuam interessados em Ciências se lhes são oferecidas vivências divertidas dos fenômenos estudados. Com os brinquedos que trazem fundamentos científicos eles podem experimentar na prática os conceitos e aprender de forma mais duradoura”, explica Djali Valois, diretora executiva da Mentes Brilhantes, empresa desenvolvedora dos brinquedos científicos.

Os brinquedos científicos servem como ferramentas pedagógicas complementares em sala de aula e permitem aos estudantes maior interação com os elementos discutidos nas disciplinas. Enquanto montam e desmontam vários modelos diferentes envolvendo desde engrenagens, eixos e polias até células solares, geradores eólicos e turbinas hidráulicas, eles podem observar e discutir mais profundamente os princípios e fenômenos da física, geração, transformação e conservação de energia e energias alternativas.

A metodologia de ensino diferenciada foi desenvolvida com base nos critérios estabelecidos pelo Programa de Diretrizes e Bases do Ministério da Educação. A proposta de inserção dos brinquedos científicos nas escolas está está sendo desenvolvida há cerca de um ano e, em outubro de 2010, começou a ser disponibilizada para estabelecimentos educacionais.

O principal foco do projeto é oferecer soluções de apoio ao ensino e aprendizado das ciências para despertar o interesse de crianças e jovens para estas áreas do conhecimento. A Mentes Brilhantes oferece uma metodologia que utiliza brinquedos científicos inteligentes e suporte didático-pedagógico às escolas e professores para que o aluno aprenda de forma lúdica e criativa.

Prêmios- O trabalho desenvolvido pela empresa catarinense conquistou reconhecimento nacional e internacional. No curto período de existência, a Mentes Brilhantes já conquistou importantes prêmios, como o Santander de Empreendedorismo, na categoria melhor projeto de TIC, Educação e Cultura da Região Sul, nas edições 2009 e 2010, foi contemplada pelo Prime - Primeira Empresa Inovadora, realizado pela Finep, em 2009, e agora em 2010, foi vencedora do Prêmio Iberoamericano de Inovação e Empreendedorismo, na categoria Melhor Projeto Inovador em Projetos Sociais e Ambientais.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira