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03/12/2010 - 09:07

Flex do Brasil é vencedora do Prêmio ECO 2010

Na categoria de Sustentabilidade em Produtos Colchão Flex Ecofair recebe prêmio realizado pela Amcham e Valor Econômico.

A Flex do Brasil foi agraciada com o Prêmio Eco 2010, na categoria Sustentabilidade em Produtos, em cerimônia oficial no dia 19 de novembro, em São Paulo, por ação inédita no setor de colchões - o lançamento de Flex Ecofair, modelo que carrega consigo o conceito de fair trade. Este conceituado prêmio, há 28 anos vem prestigiando organizações que estão em constante busca por práticas sustentáveis de negócio. A iniciativa da empresa brasileira, filial da espanhola Flex Equipos de Descanso, caracteriza-se pela utilização de algodão orgânico proveniente de comunidades produtoras que seguem os princípios básicos do chamado "comércio justo", no tecido de revestimento do colchão.

Transpondo uma diretriz apenas ecológica, o projeto reconhecido com o prêmio da Câmara Americana de Comércio (Amcham) em parceria com o jornal Valor Econômico apresenta também um caráter sustentável e humanitário. A matéria prima certificada com o selo da "bio.inspecta" (que atesta a autenticidade e qualidade de algodões cultivados de forma orgânica) é adquirida de produtores asiáticos segundo as normas do Comércio Justo. "A penetração de um produto com este conceito, ainda pouco divulgado e pouco conhecido, dá voz a um efetivo modelo de consumo com comprovados resultados positivos na inclusão social de inúmeras pequenas comunidades produtoras no mundo", explica Elisabete Bustamante, gerente de Marketing da Flex do Brasil.

O Fair trade é caracterizado pelo pagamento de valores justos a matérias primas geradas em meio a certificados modelos de produção que valorizam a manutenção da qualidade de vida no trabalho, respeito ao meio ambiente e o desenvolvimento econômico e social das comunidades ligadas à cadeia produtiva. Nesse cenário, soma-se ainda um auxílio que possibilita aos agricultores restaurar os padrões de educação e de desenvolvimento social das pessoas envolvidas como forma de impulsionar sua independência econômica.

Segundo Bustamante, o comércio justo busca ampliar as opções de compra do consumidor, além de trazê-lo para o cerne de ações humanitárias e de proteção do meio ambiente. "Transfere-se aqui para o consumidor, o relevante papel como o agente final das ações transformadoras. É ele quem opta. É ele quem tem o poder da compra", diz. Para beneficiar a comunidade brasileira - ainda sem muita representatividade no sistema de Comércio Justo -, a Flex do Brasil procurou investir em diversificados projetos de desenvolvimento sustentável. "Encontramos este interesse e total abertura no Grupo Ética Brasil, empresa com grande atividade no país no apoio junto às cooperativas e associações de pequenos produtores, promovendo o desenvolvimento sustentável em comunidades menos favorecidas através do comércio solidário, e na ONG Visão Mundial, com presença em mais de 100 paises e há 50 anos no Brasil com diversos projetos sociais em comunidades carentes". Juntamente com a Deslee Clama - fornecedora do tecido de Ecofair - a Flex destina 2,5 % das vendas dos colchões a projetos das comunidades de Novo Chão e Nova Descoberta, em Recife-PE, onde a produção local está relacionada com o comércio justo.

"As possibilidades de incluir itens e componentes certificados ´fair trade´ em nossos produtos, no futuro, podem não se limitar ao algodão, ou seja, a busca da empresa por práticas sustentáveis, inclusivas e com impactos sociais relevantes pode ir muito além do algodão orgânico", esclarece Bustamante.

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