Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

03/12/2010 - 09:07

Rio acredita num futuro melhor, diz pesquisa IBOPE

IBOPE Inteligência ouve população do Rio de Janeiro para avaliar o apoio às iniciativas no combate ao tráfico.

São Paulo – A população do Rio está otimista e apoia as medidas que estão sendo tomadas contra o tráfico de drogas, informa pesquisa do IBOPE Inteligência realizada no período de 27 a 29 de novembro. Foram entrevistadas por telefone 1.000 pessoas residentes no Estado do Rio de Janeiro, com 16 anos ou mais. A margem de erro da pesquisa é de três pontos percentuais.

Para Laure Castelnau, diretora executiva de marketing e novos negócios do IBOPE Inteligência, o estudo confirma de forma irrefutável a aprovação da população do Rio de Janeiro às medidas que estão sendo tomadas, mas revela que o sentimento de segurança não acompanha o mesmo patamar desta aprovação.

“É bastante elevada a aprovação e apoio às ações das autoridades, em todas as camadas da população, independente de renda ou escolaridade. Mas é importante atentar que ainda é relativamente baixa a sensação de segurança, demonstrando que a evolução deste sentimento dependerá do desenrolar das ações. Porém, há otimismo com o desfecho desses acontecimentos”, diz Laure.

Aprovação- De acordo com a pesquisa, 88% das pessoas aprovam as medidas tomadas (sendo que 49% aprovam totalmente), outros 7% disseram que nem aprovam e nem desaprovam, enquanto 3% desaprovam.

Segurança - Perguntados quanto à sensação de segurança com as medidas adotadas, 41% sentem-se seguros e 30% disseram se sentir inseguros. Além destes, outros 26% disseram que não se sentem nem seguros e nem inseguros.

Resultado da operação - Quando perguntadas sobre que tipo de lugar o Rio se tornaria no final da operação contra o tráfico, 70% dizem que será um lugar mais seguro, enquanto 17% disseram que não fará diferença. Outros 6% disseram que o Rio ficará mais inseguro.

Dificuldade de ir e vir - Sobre a dificuldade de ir ou voltar de trabalho, estudo ou outros compromissos, 69% disseram não ter enfrentado o problema e 31% alegaram ter tido alguma dificuldade. Naturalmente, esta proporção é mais elevada na capital.

Capacitação da polícia- A grande maioria confia na capacidade da polícia reprimir a ação dos bandidos: 82% dos entrevistados entendem que ela é capaz (sendo que 25% dizem que a polícia é totalmente capaz) e 8% dizem não ser capaz.

Forças armadas - Quanto à participação das forças armadas, 93% aprovam a iniciativa (sendo que 70% aprovam totalmente), 3% são indiferentes e outros 3% desaprovam.

Governo Federal - Apenas 11% acham que o Rio está lutando sozinho e 89% percebem o apoio do Governo Federal.

Imagem da cidade - Quando perguntados sobre a imagem do Rio no exterior após a operação, 69% consideram que a imagem será melhor (sendo que 22% acreditam que ficará muito melhor), 15% acreditam que a imagem ficará pior e 11% acham que não fará diferença.

Copa do Mundo e Olimpíadas - Indagadas quanto à possibilidade dos acontecimentos prejudicarem a realização da Copa do Mundo de 2014 e dos Jogos Olímpicos de 2016, 54% das pessoas acreditam que será prejudicial (sendo que 18% dizem que prejudicará muito) e 41% confiam que não prejudicará em nada.

Otimismo - Em relação à expectativa para o desfecho do conflito, 72% estão otimistas (sendo que 20% se sentem totalmente otimistas), 16% se dizem nem otimistas e nem pessimistas e 10% se sentem pessimistas [www.ibope.com.br/download/101202_Conflitos_no_Rio.pdf ].

Perfil- O IBOPE Inteligência é uma organização do Grupo IBOPE que contribui para seus clientes terem conhecimento e compreensão adequados da sociedade e dos mercados onde atuam, auxiliando na tomada de decisões táticas e na elaboração de estratégias no planejamento de negócios. Seu diferencial está baseado em uma equipe multidisciplinar integrada, profissionais altamente qualificados e especialistas no conhecimento do cidadão e do consumidor.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira