Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

10/07/2007 - 08:08

Medicina Nuclear auxilia diagnóstico de câncer

Os exames são usados para detectar precocemente, verificar disseminação e monitorar o tratamento do câncer.

A Medicina Nuclear é uma especialidade que auxilia no diagnóstico de diversas doenças. Na Oncologia tem um papel muito importante, contribuindo na avaliação inicial e para verificar se existe a disseminação da doença. “A Medicina Nuclear é um forte aliado para médicos e pacientes podendo auxiliar na indicação do tratamento mais adequado para cada caso. Isso significa mais chances de cura e qualidade de vida”, declara o médico especialista em Medicina Nuclear, Dr. Carlos Cunha, da Quanta Diagnóstico Nuclear.

A grande diferença dos diagnósticos que essa tecnologia possibilita é o fato de poder visualizar os órgãos e tumores através do seu funcionamento e não apenas por sua parte anatômica. “Em alguns casos a cintilografia pode nos informar de alterações muito antes destas aparecerem na radiografia”, compara o especialista. Embora o diagnóstico precoce não determine a gravidade da doença, pode possibilitar que o tratamento seja iniciado antes e traga melhores resultados. “Um diagnóstico tardio pode diminuir as chances de um melhor tratamento e até mesmo de cura”, enfatiza.

Na Oncologia, as cintilografias conseguem determinar a gravidade do tumor e se existe disseminação para outros órgãos. Geralmente, o exame é necessário em duas fases principais: em seguida do diagnóstico, para verificar o comprometimento do órgão e envolvimento da região e, após o tratamento, para identificar se a doença voltou ou se há metástase. A cintilografia óssea é o exame que pode diagnosticar metástases nos ossos logo no início, geralmente cerca de seis meses antes da radiografia normal. Metástases em outros órgãos podem ser avaliadas com outros exames. Nos casos de linfoma, a cintilografia com gálio e FDG podem detectar alterações.

Medicina Nuclear - Além da Oncologia, a Medicina Nuclear pode oferecer diagnósticos importantes para casos de doenças cardíacas, neurológicas, ortopédicas, renais e de tireóide, obtendo resultados que irão ajudar o médico a decidir qual o melhor tratamento para cada caso.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira