Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

10/07/2007 - 08:11

Movimentação por navio cresce 13% no semestre


Em média, cada embarcação movimentou mil toneladas a mais que no mesmo período de 2006.

O primeiro semestre do ano foi marcado por profundas transformações no Porto Municipal de Itajaí. Até junho, a movimentação total acumulada chegou a 3,6 milhões de toneladas de mercadorias – crescimento de 15% em relação ao mesmo período de 2006. A evolução, porém, se deu com a redução no número de navios – 387 em 2007 contra 412 no ano passado.

O índice de produtividade revela outra conquista. Hoje, em média, cada navio atracado em Itajaí movimenta mil toneladas a mais em relação ao ano passado. Em 2006, entre importações e exportações, cada embarcação registrou um movimento médio de 7,1 mil toneladas por atracação. Agora, em 2007, o desempenho foi de 8.328 toneladas por atracação – um crescimento de 13%.

A conquista foi alcançada graças aos investimentos na melhoria e ampliação da infra-estrutura. Com a dragagem do canal de acesso, por exemplo, a profundidade para passagem de navios passou de 9,90 para 10,50 metros. O novo parâmetro permite ao porto receber navios com até 276,5 metros de comprimento. Navios maiores movimentam uma maior quantidade de carga em um número menor de atracações.

Até o momento seis embarcações de grande porte já iniciaram escalas regulares no Porto Municipal de Itajaí. No último fim de semana, por exemplo, o navio MSC Sandra, com 273,7 metros de comprimento, atracou pela primeira vez na história. A embarcação é a maior do gênero a parar em um porto catarinense, e agora incluiu Itajaí na rota regular.

Em julho, cinco outras grandes embarcações já confirmaram escala na cidade. Para se ter uma idéia do impacto de um navio de grande porte, a média de mercadorias movimentadas por navio no primeiro semestre foi de 8,3 mil toneladas. Sozinho, o MSC Sandra movimentou 12 mil toneladas. Além disso, com a nova profundidade do canal de acesso ao porto, mesmo os navios menores podem transportar mais cargas já que agora podem trafegar com mais peso.

Para o superintendente do Porto Municipal de Itajaí, Wilson Francisco Rebelo, todo o planejamento e execução de medidas administrativas e obras levam em conta o crescimento organizado. “O prefeito Volnei Morastoni nos exige uma evolução constante, não só no crescimento no volume de cargas, mas, principalmente, quanto aos benefícios para a cidade a nossa volta, para a região, para Santa Catarina e o país”, disse.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira